10 de março de 2014

Cinema: O Lado Bom da Vida

Título Original: Silver Linings Playbook
Ano: 2012
Diretor: David O. Russell
Duração: 2 horas e 2 minutos
Gênero: Comédia | Romance | Drama
Elenco Principal: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro

Pat Solano (Bradley Cooper) é um jovem que acaba de sair de uma clínica de reabilitação por conta de um casamento problemático e volta decidido à reatar com sua antiga esposa Nikki (Brea Bee). Durante esse percurso ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), que torna tudo um pouco mais complicado, pois também passou por problemas psicológicos após a morte de seu marido. Pat e Tiffany passam por uma jornada divertida juntos, com jogos de futebol, dança e muita loucura.

O filme é baseado em livro com o mesmo título e, como é de consenso geral, filmes baseados em livros normalmente são bem piores. Mas não vi esse como um destes casos, porque o filme é completamente diferente do enredo da história original, o que torna ambos interessantes. Não é à toa que concorreu à 8 prêmios Oscar, ganhando com Jennifer Lawrence na categoria Melhor Atriz.

Alguns acreditam que o sucesso do filme foi culpa da participação de JLaw que, no highlight da fama, faz com que qualquer filme meia-boca vá à uma grande premiação. Mas eu discordo, o filme tem um excelente roteiro de adaptação, que encanta os leitores do livro de Matthew Quick e também os que não tiveram contato com ele. Além disto, a direção de David O. Russell impressiona cada vez mais. Ele, também no auge da careira, foca em um filme bem "limpo" e dá valor ao cenário de clima cotiano, trazendo o telespectador mais próximo da realidade turbulenta de Pat e Tiffany.

A participação incrível de Robert DeNiro, como pai de Pat, viciado em futebol americano e no seu time, o Eagles, é parte complementar do filme, ele não deixa de marcar presença com uma atuação que dá valor ao seu personagem - valor este perdido no roteiro em relação ao romance. Além dele, Jackie Weaver também tem destaque como a mãe de Pat, que, mesmo exagerando no drama, nos deixa conscientes da dificuldade de lidar com a mente de Pat e às exigências do marido.

A comédia e o drama mesclados na vida de Pat, também seu romance com Tiffany, são o elemento final para a finalização de um filme que encantou e encanta tantos. Provas disto é que foi uma das adaptações mais diferentes de um livro que trouxeram tantas avaliações positivas de leitores, ao invés de render críticas. Porém, assistir ao filme não dispensa a leitura do livro, mesmo que os dois valham a pena de maneiras diferentes.

3 comentários:

  1. Olá Taís!
    Só tenho visto criticas super positivas sobre esse filme. Ainda não tive a oportunidade de vê-lo mas quero poder assistir o quanto antes. O livro já está adicionado na minha wishlist e assim que der quero comprá-lo.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie Taís
    sou louca pra assistir esse filme. Eu amei o livro, mas li em outras críticas dizendo que apesar de não ter sido 100% fiel ao enredo, o roteiro foi muito bem adaptado, e as mudanças bem vindas.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme ano passado, adorei o começo, mas o final foi meio desconfortante, porque o enredo prometia muito mais. Ainda assim, é legal *-*

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©