19 de abril de 2014

Cinema: As Vantagens de Ser Invisível

Título Original: The Perks of Being a Wallflower
Ano: 2012
Diretor: Stephen Chbosky
Duração: 1 hora e 42 minutos
Gênero: Drama | Romance
Elenco Principal: Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller

Charlie (Logan Lerman) é um aluno do primeiro ano que, após passar por um período traumático em sua vida, muda de colégio e conhece Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), que transformam seu mundo em uma história extraordinária. Charlie vive um ano incomum pela primeira vez, dentre novas amizades e amores, ele constrói uma história inesquecível.

A primeira e mais impressionante marca, principalmente para os que leram o livro e assistiram o filme, é a perfeita atuação de Logan Lerman no papel inocente e imaturo Charlie, alguém que viveu um momento conturbado e ainda sofre com as cicatrizes disso. É claro como Logan se transformou no papel e amadureceu como ator. E, ainda falando de atuações, o elenco principal foi a escolha perfeita para o público alvo do filme, Emma Watson, famosa entre os adolescente por ter sido Hermione em Harry Potter e Ezra Miller, em seu auge, atuaram com uma harmonia única e trouxeram personagens à vida perfeitamente.

Friamente calculado para perfeita performance em 102 minutos, o roteiro do filme conseguiu sintetizar a ideia que o livro trás, de entrada na adolescência e o conhecimento de sentimentos nunca sentidos por Charlie antes. O fato do filme ser independente segue muito a tendência do momento e trás um caráter individual de Chbosky para o longa - principalmente por ser o roteirista, diretor e produtor executivo do filme, além de escritor do livro que o originou.

Algumas cenas são mais marcantes no filme, como a cena do túnel ou a cena do Natal, porém o filme trás uma magia incrível no geral, que é complementada pela música dos anos 80 e a vibe calma que se passa ao espectador. A fotografia do filme é outro ponto que merece aplausos, pois foi milimetricamente definida e é um dos principais atrativos. As Vantagens de Ser Invisível é todo um conjunto de pensamentos, morais e cultura vindos da década de 1980.

Com poucos recursos, Chbosky foi capaz de fazer um filme aclamado pela crítica e pelo público. Atingiu pessoas de diferentes idades com uma história voltada para adolescentes. Além disso, constrói uma história muitas vezes se torna mais interessante do que a construída no livro, com grande ajuda da atuação incrível do trio principal e da composição de imagens do filme. Esse efeito é um provável resultado do fato de que este foi o primeiro livro de Stephen e não seu primeiro filme.

O sentimento que Charlie passa no filme é emocionante e mágico. É um filme que vale a pena ser visto e indispensável para quem está na mesma fase da vida que o protagonista. As lições tiradas da história vanguardista são lindas e é um filme que, sem dúvidas, te marcará de uma forma ou outra.

4 comentários:

  1. As Vantagens de Ser Invisível é um dos meus filmes favoritos justamente por causa desses elementos, poxa, um elenco perfeito, não só o trio, mas todos os secundários também. Uma fotografia linda! Lindo figurino, linda trilha sonora! O fato de a música do túnel ser Heroes influencia um pouco nessas minhas opiniões, pois é uma música muito importante pra mim, e então, quando eles gritam, eu grito junto, meu coração quase salta pela boca! Assisti várias vezes, e sempre que me sinto meio mal, assisto outra vez. O filme me traz uma felicidade muito louca, me mostra que mesmo com uns problemas, todos podemos ser infinitos, todos somos infinitos! E eu amo demais me sentir assim. Agora quando as coisas ficam ruins, elas logo melhoram, e eu realmente espero que seja assim com vocês também (rsrs).

    ResponderExcluir
  2. Dizem maravilhas desse livro mas eu não assistir ainda pq quero ler o livro
    Sigo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o filme! Gostei até mais do filme do que do livro (o que é muuuito raro de acontecer!), adoro ver a evolução de Charlie ao longo da história!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©