SOCIAL MEDIA

19 de agosto de 2014

Eleanor & Park | Rainbow Rowell

Título Original: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Páginas: 328
Tradução: Caio Pereira
Editora: Novo Século
Compre aqui

Eu sempre tenho muita dificuldade para falar sobre livros que gosto muito. Tenho aquele sentimento de que nada que eu fale será bom o suficiente para descrever a grandiosidade da obra. Eleanor & Park, apesar de não ter entrado para minha lista de favoritos, me deixou com essa falta de palavras.

Primeiro, vocês precisam saber que esse não é mais um caso de amor à primeira vista, se é que vocês acreditam mesmo nisso... Quando a garota nova, toda estranha e de um cabelo muito ruivo e cacheado, entra no ônibus tentando em vão não chamar muita atenção, a primeira coisa que Park pensa é se manter longe dela. Mas eis que surge um problema: não há lugar disponível no ônibus se não o que está ao lado dele, e é aí que essa história de um amor nada perfeito começa.

Apesar de se encontrarem todos os dias, não trocam uma palavra. Park, que é viciado em quadrinhos, os lê dentro do ônibus e percebe que Eleanor tenta lê-los despistadamente. A partir daí ele começa a levar uma série de gibis para ela todos os dias, num silêncio absoluto, e demora um certo tempo para eles começarem a se falar. Mas quando começam... 

Eleanor é a irmã mais velha de uma família grande e muito desestruturada: mora com o padrasto agressivo, uma mãe submissa e mais quatro irmãos pequenos. Não bastasse isso, é alvo de chacotas por qualquer lugar que passe. Park, apesar de viver em um ambiente aparentemente comum, o fato de ser mestiço (sua mãe, além de super protetora, é asiática) o incomoda bastante. Como o livro se passa na década de 80, devemos levar em consideração que o bullying era considerado, digamos, normal.

A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe. Toda vez que Eleanor ficava longe de Park, sentia sua perda.

Ao longo dos capítulos vamos acompanhando o amadurecimento do relacionamento dos protagonistas. Após certo tempo, Eleanor passa a frequentar a casa de Park praticamente todos os dias. Apesar de uma certa rejeição da mãe do garoto no início, justamente por ela ser um pouco diferente das garotas normais (por exemplo, o fato de ela usar roupas mais largas a incomoda bastante), a família acaba recebendo a menina de braços abertos. 

Ai gente, toda vez que ela tinha que voltar para casa me doía o coração. Era muito difícil ver o jeito que ela vivia dentro daquele lugar. Só para vocês terem ideia, nem escova de dentes ela tinha. Além disso, dormia em um quarto minúsculo com todos os irmãos e tinha aguentar os frequentes surtos do padrasto, que agredia a mãe sempre que tinha a menor oportunidade. 

O que mais gostei em Eleanor & Park não foi o romance propriamente dito, e sim a quantidade de realidades que foram retratadas, se é que dá para entender essa minha expressão. Não é mais uma história de uma garota que tem baixa auto estima (por motivo algum, diga-se de passagem) que se apaixona pelo mocinho, é um romance real, cheio das qualidades, mas também dos defeitos. E não é só romance. Há também toda a verdade por trás das famílias aparentemente perfeitas e toda crueldade das que já sabemos que não são. 

O livro, além de trazer uma história extremamente linda, conta com uma infinidade de referências musicais (só de ter Beatles-meus-amores-da-minha-vida, já dá para vocês terem uma noção) e literárias impecáveis. Eleanor & Park é um livro para quem é munido de nenhum preconceito e portador de toda a sensibilidade do mundo. Com uma narrativa deliciosa, Rainbow Rowell conquistou cada pedacinho do meu coração, da mesma forma que espero que conquiste os seus.

18 comentários :

  1. Quero ler <3333 desde que lançou, esse livro entrou para a minha lista de favoritos. Tou esperando um preço camarada aparecer pra eu comprar. E essa capa? <3 ai, um amor.

    Beijos, Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!

      Leia, leia!
      Comprei ele bem baratinho, deu uns 18 reais incluindo o frete.

      Beijo!

      Excluir
  2. Olá Flor!
    Conhecendo seu blog agora, muito fofo!
    Adorei esse livro, mas queria um final diferente...
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Que bom que gostou, obrigada por visitar!
      Ai, sei lá! Eu gostei do final também. Achei bem fofinho.

      Beijoca.

      Excluir
  3. Oi, Ana, tudo bem?
    Eu acho essa capa a coisa mais linda do mundo e acho que mais cedo ou mais tarde vou acabar comprando por esse motivo...rs.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina!

      Também achei a capa um amor...
      Compre. Não é só a capa que é linda, é tudo. <3

      Beijo!

      Excluir
  4. Ei Ana

    Ontem mesmo ouvi falar super bem desse livro no Clube do Livro aqui, eu quero! A minha amiga que leu vai me dar, mas nem sei quando vou ler. Só que ela deu 3 porque odiou o final, como não quero saber nada, vou ter que esperar para ver rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!

      Ai, ele é uma gracinha.
      Ah, eu gostei bastante do final. :3
      Espero que você goste.

      BeijO!

      Excluir
  5. Olá.
    Eu quero muito ler esse livro, amo romances e esse em especial é muito bem comentado. Só não tive oportunidade de ler ainda. Já vai sair o segundo livro dessa autora aqui no Brasil, Fangirl.
    Beijos.
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!

      Foi por isso mesmo que eu li. O bom foi que não me decepcionei, né?
      Eu vi mesmo. Mas acho que tô com mais vontade de ler "Landline". <3

      Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Ana.
    Confesso que esse é o tipo de livro que por mais em evidência que esteja e isso me dê um certo receio, eu sinto muitaaaa vontade de ler. Não sei, mas algo me faz pensar que é uma história bastante diferente das demais do gênero. Adorei sua resenha. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato!

      E é bastante diferente mesmo. Finalmente temos personagens verdadeiros, sabe? Nada do garoto perfeito e da menininha que cisma que não é nada. ahueaheuhae

      Beijo!

      Excluir
  7. Hum...adoro! Acredito que esse livro iria me proporcionar bons momentos. Gosto muito de tramas onde o personagem nos contagia e acho que esse dois tem o dom, ainda mais quando o assunto é mexer conosco,né? Também fico sem palavras para falar sobre livros que me causam frenesi. Ah...amo histórias com citações musicais, estou quase indo comprar ele agora...kkkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma!

      Leia! Apesar de ser YA, é bem gostosa a leitura.
      E eu também amo livros com trilhas sonoras. <3

      Beijo!

      Excluir
  8. Anaaaaaaa!
    aaaaaaaaaaaah faz tempo que quero leer esse livro
    sua resenha me deixou com vontade de correr para um livraria!
    adoreeeeeeeei as quotes além de adorar livros com referencias musicas! e Beatles... dispensa comentários não é mesmo?!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      Nossa, fazia MUITO tempo que eu queria ler também!
      Beatles é amor. Tudo que tem Beatles é amor. q HUAEHAUEHAUEH

      Beijo!

      Excluir
  9. Oi, Ana!

    Estou doido para ler esse livro, me parece ser muito bom! Sua resenha me fez ficar com mais vontade ainda de lê-lo! haha

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tive que ler esse resenha para ver se sua opinião batia com a minha e sim! Bateu. Eu amei o livro,eu amei sua resenha,amei tudo. Sempre que alguém me pergunta um livro para recomendar,lembro de falar de Eleanor & Park,porque o livro é bom. E li tão rápido que nem vi,é muito bom mesmo. Parabéns mais uma vez por escrever tão bem. Continue assim. :D xD

    ResponderExcluir