8 de setembro de 2014

O Que Eu Li: Agosto

Olá leitores, como vocês estão? Estou bem e muito feliz, por sinal! Como consegui entrar na faculdade nesse segundo semestre, tive um bônus de mais ou menos 25 dias a mais de férias. Apesar disso, não consegui ler tantos livros quanto o esperado, mas confesso que procrastinei bastante. 

A questão é que li exatamente o que eu queria ler e "desenterrei" alguns livros da estante também, por isso fiquei bastante satisfeita com o progresso do mês.

01. O Circo da Noite: este livro foi, sem sobra de dúvidas, um dos melhores do ano. O melhor de tudo é que eu paguei menos de cinco reais por esse livro e ele me conquistou logo nas primeiras páginas. Já tem resenha aqui no blog, se quiser saber minha opinião mais aprofundada. 

Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.


02. Não Me Abandone Jamais: sempre tive muita vontade de ler esse livro desde que vi a Amanda do Lendo & Comentando falando sobre ele em algum vídeo do canal. Posso dizer que é um livro maravilhoso, mas muito triste e pesado. Também tem resenha dele aqui no blog.

Kathy H. tem 31 anos e está prestes a encerrar sua carreira de "cuidadora". Enquanto isso, ela relembra o tempo que passou em Hailsham, um internato inglês que dá grande ênfase às atividades artísticas e conta, entre várias outras amenidades, com bosques, um lago povoado de marrecos, uma horta e gramados impecavelmente aparados. Embora à primeira vista pareça pertencer ao terreno da ficção científica, o livro de Ishiguro lança mão desses "doadores", em tudo e por tudo idênticos a nós, para falar da existência. Pela voz ingênua e contida de Kathy, somos conduzidos até o terreno pantanoso da solidão e da desilusão onde, vez por outra, nos sentimos prestes a atolar.


03. Se Eu Ficar: quem me acompanha aqui no blog sabe que eu estava muito ansiosa por esse livro e sabe também que ele foi a decepção do ano, pelo menos até agora. Inclusive gravei um vídeo mostrando toda minha revolta. Porem, ainda acho que o filme será incrível e, obviamente, bem melhor que o livro.  

A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Se ela ficar...


04. Eleanor & Park: ai, esse livro é um amorzinho. Primeiro porque eu amo livros que acontecem em épocas diferentes da que estamos, segundo porque é uma estória de amor super fofa e verdadeira e terceiro por causa das referências musicais e literárias, que são maravilhosas. Como tive bastante tempo para escrever no mês passado, todos os lidos desse mês têm resenha, então leiam também a de Eleanor & Park. q

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


05. O Oceano no Fim do Caminho: depois de ler esse livro posso dizer com toda a certeza do mundo que o Neil Gaiman é o cara mais genial que existe na face da terra, e estou falando assim para dar mais ênfase mesmo. Adoro estórias narradas por crianças, então sou um pouco suspeita para falar, mas mesmo assim... Se quiserem saber mais, confiram a resenha

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


06. Claros Sinais de Loucura: outro livro que foi decepcionante para mim. Acho que, muito provavelmente, a imaturidade da personagem principal contribuiu para isso. Ok, ok, para a idade dela e pelo gênero do livro é super normal. No final, acho que foi apenas um infanto-juvenil que não me agradou muito. Clique aqui para entender melhor. :)

Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra. Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

Então galera, essas foram as minhas leituras do mês de agosto. Só não consegui ler mais porque fiquei presa por semanas em "A Invenção das Asas". Apesar do livro ser ótimo, é uma leitura bem pesada, mas falarei direito sobre ele na resenha e na coluna dos livros lidos do mês que vem. 

Mas me contem, como andam as leituras de vocês? Já leram algum dessa minha seleta lista? Não deixem de comentar.

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Difícil imaginar um filme melhor que um livro :)

      Excluir
    2. Oi José!

      Não é tão difícil assim, acredite. Aconteceu comigo algumas vezes...

      Beijos!

      Excluir
  2. Olááá!
    aaah que leituras bacanas!
    eu li se eu ficar em agosto e tambem AMEI!
    estou louca para ler Eleanor & Park!
    e essa capa de circo na noite é maravilhosa não é mesmo?! nossa senhora!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      "Se Eu Ficar" foi mais ou menos. huaheauehauehae
      Agora, "Eleanor & Park" foi puro amor, achei a estória a coisa mais fofa do mundo. "O Circo da Noite" entrou para o meu hall de favoritos.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oiii. Nao li nenhum desses, mas alguns tenho vontade. Se eu ficar, O circo tbm já ouvi falar muito bem, e Eleanor tbm tenho uma vontade de conhecer. :) Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih!

      "O Circo da Noite" é muito bom mesmo, gostei demais. Com certeza foi uma das melhores leituras do ano.

      Beijos!

      Excluir
  4. Muita coisa boa em , já me recomendaram bastante o circo da noite porém ainda não tive tempo mas lerei com certeza
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Sorteio blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra!

      Leia sim! Espero que você goste!

      Beijos!

      Excluir
  5. oie Ana Clara
    menina, só leituras maravilhosas. Desses quero tanto ler Eleanor e Park, que chega a doer quando vejo a capa dele nos blogs rs
    Como assim você não gostou de Claros sinais de loucura? choquei rs Brincandeira. Vou ler sua resenha pra entender melhor.
    Agora O circo <3 Só de ver a capa aqui, deu vontade de reler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque!

      "Eleanor & Park" é a coisinha mais linda da face da Terra. Acho que todo mundo que leu amou. Não sei viu. Acho que é porque eu já tô velha demais. Achei a personagem principal muito imatura, sei lá.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi, Ana!

    Li só dois livros no mês passado (Cidade do Fogo Celestial e Dezesseis Luas)! Dos livros que você leu eu não li nenhum. Mas tenho muita vontade de ler "Eleanor & Park" e "O Circo da Noite"! :)

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!

      Leu poucos, mas bons livros! Gosto da série "Beautiful Creatures" só até o "Dezoito Luas". Foi um sacrilégio ler o último volume da série. Leia mesmo, são ótimos livros.

      Beijos!

      Excluir
  7. Se eu ficar é puro amor, li esse livro e amei <3.
    Estou mega curiosa pra ler Claros sinais de loucura, Eleanor & Park e alguma coisa do Neil.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!

      É, pelo visto só eu mesma não gostei tanto assim dele.
      Leia todos os livros do Neil, porque o cara é foda. HUAEHAUEHAE

      Beijos!

      Excluir
  8. Nossa, só leu livro top, heim!
    Entendo sua decepção com Se eu ficar. Eu achei um ótimo livro, mas reflexivo demais e o final é um vácuo. Entendo MESMO sua decepção!
    Preciso ler esse livro do Gaiman. Não ando tendo sorte com ele e não admito desistir de ler o autor.
    Eleanor eu vou ler assim que der. Quero muito!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!

      Até que enfim alguém com a mesma opinião que eu!
      Sério? Acho que eu tive muita sorte. Li uns três livros dele e amei todos.

      Beijos!

      Excluir
  9. Desses só li Se eu ficar, que pena que você se decepcionou tanto!! Eu amei a leitura, e amei o filme também! Espero que pelo menos do filme você goste.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      Estou muito ansiosa pelo filme, espero gostar mesmo!

      Beijo!

      Excluir
  10. Não li nenhum desses livros ainda, mas espero que entrem na fila!!
    Visitando o blog!
    Beijos

    http://entree-virgulas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana. Adorei a suas leituras, porém ainda não li nenhum. Mas já faz um tempo que ando louca para ler O Circo da Noite. :D Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gica!

      Pois leia mesmo, é muito bom.

      Beijo!

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©