4 de outubro de 2014

O Que Eu Li: Setembro

Olá roedores de livros, como estão vocês? Apesar de bastante feliz, estou muito cansada. Quero dar um recado para todas as pessoas que disseram que eu não teria tempo para nada quando entrasse na faculdade: vocês acabaram com todas as minhas esperanças, hauehauehaeuaheuaeh. Mas o pior é que é verdade, minha gente. 

Estou gostando bastante do meu curso, mas essa coisa de não poder ler por falta de tempo me deixa bastante triste. A prova que o tempo é curto é o número de livros que li no mês passado: apenas quatro, e desses quatro, dois quadrinhos. Porém, não poderia deixar de mostrar para vocês, não é?

01. Ana Terra: fazia um bom tempo que eu queria ler esse livro por causa da minha mãe. Ela falava tanto sobre ele que me rendi. Gostei bastante da história e fiquei ainda mais curiosa para ler "O Tempo e o Vento", já que "Ana Terra" faz parte da saga. Já tem resenha sobre ele aqui no blog.

"Sempre que me acontece alguma coisa importante, está ventando", costuma dizer Ana Terra, que reside com os pais e os dois irmãos numa estância erma do interior gaúcho, na segunda metade do século XVIII. O cotidiano dos Terras é duro, penoso, arriscado. Tiram sustento da colheita. Calculam a passagem do tempo observando a natureza. Vivem sob o perigo de ataques de índios ou de renegados castelhanos, estes últimos recentemente expulsos do Continente de São Pedro. Ana Terra, única filha mulher, é impedida de comprar um espelho, "coisa do diabo", objeto fútil nesse ambiente austero. Sem ter onde mirar-se, só pode contemplar sua figura na superfície do regato onde lava a roupa da família. É nesse regato que ela depara com Pedro Missioneiro, ferido à bala. Mestiço de índio nascido numa missão jesuítica, Pedro lutara ao lado dos estancieiros pela expulsão dos castelhanos. Após restabelecer a saúde, pouco a pouco vence a desconfiança dos Terras e a repulsa de Ana, para quem sua "presença era tão desagradável como a de uma cobra". Sem perceber, a moça enamora-se de Pedro, uma atração trágica e irresistível que muda a vida da família Terra para sempre. Marcada por uma beleza áspera, com personagens fortemente ligados à natureza que os sustenta e os agride, "Ana Terra" faz parte da saga "O Tempo e o Vento", obra-prima de Erico Verissimo.

02. E Foi Assim Que Tudo Começou: um dos meus sonhos de consumo era ter uma coleção de livros dos personagens Calvin e Haroldo, que são meus favoritos quando o assunto é tirinha. Nem acreditei quando consegui comprar meus dez livrinhos dessas criaturas fofas. Podem ter certeza que vocês ainda vão vê-los bastante por aqui. 

A Conrad continua a publicação completa das histórias de Calvin e Haroldo com o álbum que reúne as primeiras tirinhas da dupla, Calvin & Haroldo - E foi assim que tudo começou. Criada em 1985, a tirinha foi publicada diariamente, durante dez anos, em mais de 2.400 jornais ao redor do mundo. Os álbuns publicados por Bill Waterson, criador da dupla, venderam mais de 30 milhões de cópias. O primeiro ábum de Calvin lançado pela Conrad, O Mundo é Mágico, ficou por mais de 15 semanas na lista dos livros infanto-juvenis do jornal O Globo. A Conrad pretende publicar dois livros por ano com as tirinhas de Calvin e Haroldo, seguindo o formato original dos álbuns, com tradução inédita - uma edição definitiva para uma obra que agrada todas as idades.

03. Tem Alguma Coisa Babando Embaixo da Cama:  mais um dos meus amores. Gente, vocês precisam ler esses livrinhos, são as coisas mais divertidas e fofas do mundo. Uma das coisas que eu mais gosto é que mostra de verdade como é uma criança. Ok, nem todas são tão encapetadas quanto o Calvin, mas está valendo. 

As tirinhas contam a história de Calvin, um hiperativo garoto de seis anos cujo maior amigo é o tigre de pelúcia Haroldo - que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto. Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política, cultura, sociedade e a relação de Calvin com seus pais, colegas e professores, com a sabedoria que os tolos adultos só conseguem traduzir como ingenuidade.

04. Fique Onde Está e Então Corra: por último, mas não menos importante, li esse livro do fantástico John Boyne, que conta a história de um menino que "perde" o pai para Guerra. Adoro livros que se passam nas Guerras, mas esse ainda tem um diferencial que faz a obra. Se quiserem saber mais, é só dar uma espiadinha na resenha.

Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Bom pessoal, posso não ter lido muitos livros, mas garanto que os poucos foram ótimos. Creio que assim que eu me acostumar com a rotina de estudos da faculdade, conseguirei voltar ao meu ritmo normal.

Mas me contem, já leram algum desses livros? Não deixem de comentar!

7 comentários:

  1. Oii!
    Kevin e Haroldo é muito amor <3
    Estou curiosa para ler Fique Onde Está e Então Corra, já li muito sobre ele :)

    Até
    http://www.finalmentelendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi!

      Eles são dois amores, sim!
      Leia, é bem bonitinho.

      Beijo!

      Excluir
  2. Oie Ana
    seu mês foi: poucos, mas bons livros lidos rs
    Adoro Calvin e Haroldo. Sou louca para comprar toda a coleção para meus filhos (e de quebra ler também rs).
    Fique onde está e então corra é meu xodó. Maravilhoso esse livro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacque!

      Pois é, não estou conseguindo conciliar muito bem a faculdade com as leituras.
      Comprei por 200 reais na Submarino, 10 livros. rs

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá tudo bem? Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa, amei o nome do seu blog, aliás adorei seu blog, já estou seguindo, se quiser conhecer o meu cantinho também sera super bem vinda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oi!

    Conheço bem essa vida de ler poucos livros por mês! É difícil conciliar a leitura com a faculdade e trabalhos, né?
    Eu estou curiosa para ler os quadrinhos do Calvin e do Haroldo e estou louca para ler o resto de "O Tempo e o Vento"! Eu li só "Um Certo Capitão Rodrigo" há tempos e, quando a minissérie da Globo apareceu, morri de vontade de ler tudo!

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Adorei suas leituras! Já tinha lido as resenhas de "Ana Terra" e "Fique onde está e então corra", mas não sabia que você tinha lido os livros de "Calvin e Haroldo", muito legal! Tenho vontade de ler os livros dos dois! XD

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©