28 de setembro de 2015

Resenha: Coraline

Título: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Ilustrações: Dave McKean
Páginas: 166
Editora: HarperEntertainment

A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um ‘outro’ mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários (sinopse em português).

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Andei um pouco sumida aqui do blog, mas aí a Ana praticamente implorou para eu postar esse vídeo aqui porque é o favorito dela e ela acha que todo mundo deve ver. Enfim, a resenha de hoje é sobre o livro Coraline, do Neil Gaiman, que eu li na versão americana mesmo. 

— Você realmente não entende, não é? —  disse. —  Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. (pág. 116)


Neil Gaiman nasceu na Inglaterra e tem 54 anos. Atualmente, vive nos Estados Unidos com a sua esposa. Suas obras mais conhecidas são Deuses Americanos e o quadrinho Sandman. Coraline é o primeiro livro do autor e foi adaptado para o cinema em 2009.

— Gatos não têm nomes — disse.
— Não? — perguntou Coraline.
— Não — respondeu o gato. — Agora, vocês pessoas tem nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes.

Bom, pessoal. Espero que tenham gostado do vídeo. Deem like para ajudar e não se esqueçam de se inscrever no canal também!

Classificação final:

8 comentários:

  1. Necessito desse livro, mas não tem a versão brasileira. Isso me decepciona :/
    Adorei o vídeo, adorei a resenha. Beijos
    dicasdaisacereser.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não conhecia este livro e fiquei bem interessada. Gostei da premissa dele e parece bem interessante.
    Gostei da sua dica e do seu vídeo.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ler esse livro! O gato que tem nele me deixou curiosa pelo personagem. E só eu percebi uma intertextualidade de Alice no País das Maravilhas nessa obra?

    Beijinhos, Hel.
    http://leiturasegatices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hi Jess, amei a resenha em vídeo deixou ainda mais curiosa sobre essa história, eu vi o desenho ahei bem sinistro, mas achei super legal! O vídeo ta ótimo!
    bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  5. Hi Jess, amei a resenha em vídeo deixou ainda mais curiosa sobre essa história, eu vi o desenho ahei bem sinistro, mas achei super legal! O vídeo ta ótimo!
    bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jess! Tudo bem? Eu tenho bastante vontade de ler Coraline. O livro é sempre elogiado e foi escrito pelo Neil Gaiman, que é um dos autores que eu mais tenho vontade de conhecer o trabalho. Espero ler o livro em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O filme é incrível e o livro deve ser melhor ainda. Sempre enrolo para comprar e quase nunca acho em português (só me bate preguiça para ler os livros em inglês). De qualquer maneira, vou tentar dar uma chance para o Gaiman. Fiquei apaixonado com O Oceano no Fim do Caminho <3
    http://www.oclubedameianoite.com/

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que tinha livro! Eu somente assisti o filme com meu filho e nós amamos. Só que faz um tempo. Já vai entrar para a lista de desejados.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©