1 de janeiro de 2016

Doze Livros Para 2016


Início de ano é sempre a mesma coisa: a gente faz um milhão de metas e não cumpre metade delas. Obviamente não poderia de fazer uma lista de leituras, né? Escolhi alguns dos livros de acordo com o tempo que eles estão parados, outros pela vontade e alguns que eu ainda não comprei mas pretendo tê-los na estante. Enfim, o que importa de verdade é eu conseguir lê-los.

Toda Luz Que Não Podemos Ver
Anthony Doerr
Editora Intrínseca

Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.Uma história arrebatadora contada de forma fascinante. Com incrível habilidade para combinar lirismo e uma observação atenta dos horrores da guerra, o premiado autor Anthony Doerr constrói, em Toda luz que não podemos ver, um tocante romance sobre o que há além do mundo visível.

Menino de Ouro
Abigail Tarttelin
Editora Globo Livros

A família de Max não permitiria nenhum desvio na imagem perfeita que havia construído. Karen, a mãe, é uma advogada renomada, determinada a manter a fachada de boa mãe, esposa e profissional. Steve, o pai, é o exemplo do chefe de família presente em sua comunidade, favorito a um importante cargo público. O ponto fora da curva é Daniel, o caçula, que, para os padrões da família Walker, é “estranho”: não é carinhoso, inteligente ou perfeito como Max. Melhor aluno da escola, capitão do time de futebol, atlético, simpático, sucesso entre as garotas: Max, o primogênito, é o menino de ouro. Ninguém poderia dizer que sua vida não é perfeitamente normal. Ninguém poderia dizer que Max esconde um segredo. Ele é diferente, especial. Max é intersexual: nasceu com os dois conjuntos de cromossomos, XX e XY e, portanto, é menino e menina. Ou nenhum dos dois. É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa emMenino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max. Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida. Seus questionamentos sobre sexo, relacionamentos e até sobre rejeição são tantos quanto um adolescente de 15 anos poderia ter. O cenário muda drasticamente quando Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia. Max se vê forçado a explorar seu segredo radicalmente, e percebe que muito mais foi escondido desde o seu nascimento. Por que sua família nunca conversou sobre suas opções? Quais eram elas? Como seria seu futuro? Como os outros lidariam com ele agora: seus amigos, seus parentes... Sua namorada? Quem é Max, realmente? No romance, Abigail Tarttelin trata de forma sensível, mas direta, as questões da identidade e do que consideramos “ser normal”. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora.

Ouro
Chris Cleave
Editora Intrínseca

O que você sacrificaria por aqueles que ama? Kate e Zoe se conheceram aos 19 anos, nas eliminatórias de um programa para jovens talentos do ciclismo de elite — um esporte que exige foco e comprometimento. Após mais de uma década, aos 32 anos, elas se preparam para enfrentar a última e mais grandiosa prova de suas vidas: os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Amigas e também grandes rivais, Kate e Zoe são atletas no topo do ranking, lutando para vencer a competição mais importante do mundo. Com vidas marcadas pela tragédia, cada uma delas tem muito a perder, e as duas se veem diante do desafio de optar entre a família e a glória no esporte. Contada como somente Chris Cleave é capaz, Ouro é uma história sobre os limites da resistência humana, tanto física quanto emocional, sobre maternidade e amor, e sobre o que nos permite, em nossas diferentes maneiras de agir, alcançar feitos memoráveis. Com grande humanidade, o autor de Pequena Abelha analisa as escolhas que são feitas quando a vida está em risco e tudo o que se ama está em jogo.

Memórias de Um Vendedor de Mulheres
Giorgio Faletti
Editora Intrínseca

1978. Enquanto a Itália vive os dramáticos dias do sequestro do seu ex-primeiro-ministro Aldo Moro, Milão, esgotada pelos confrontos políticos e ameaçada pela criminalidade, prepara-se para se entregar aos prazeres excessivos dos anos 1980. Para a rica sociedade milanesa, que passa os verões em Santa Margherita e Paraggi, as diversões se tornam cada vez mais extremas, em um clima de fim de império. É nesse ambiente que são conduzidos os negócios de um homem enigmático e fascinante, vítima de uma mutilação causada por sua insolência. Todos o conhecem como Bravo. Ele trabalha com mulheres. Vendendo-as. Sua existência é uma longa noite em claro partilhada com desesperados. O único ser humano com quem parece ter uma relação normal é Lúcio, seu vizinho cego. Em comum, eles têm a paixão pelos criptogramas. O surgimento repentino de uma garota, Carla, torna a despertar em Bravo sensações que ele acreditava adormecidas para sempre. Na verdade, este é o início de um pesadelo que o transformará em um homem procurado pela polícia, pelo serviço secreto, pelo crime organizado e pelos militantes das Brigadas Vermelhas. Para se salvar, ele poderá contar apenas consigo mesmo. O mundo real exige sua presença e o põe diante da violência do seu tempo. Trata-se de algo tão sinistro que faz seus tráficos torpes parecerem puros como água cristalina.

O Sol é Para Todos
Harper Lee
Editora José Olympio

Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O Sol é Para Todos, com seu texto forte, melodramático, sutil, cômico (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações. Com nova tradução e projeto gráfico, este clássico moderno volta à cena, justamente quando a autora lança uma continuação dele, causando euforia no mercado. Desde o anúncio de sua sequência, O sol é para todos é um dos livros mais buscados e acessados no site do Grupo Editorial Record. Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: "Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo."

A Noiva Fantasma
Yangsze Choo
Editora DarkSide Books

Certa noite, meu pai me perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma...1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. A Noiva Fantasma é o surpreendente romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que está encantando fãs por todo o mundo. Por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática. A prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos. É claro que elas tinham um preço alto a pagar, e com Li Lan não seria diferente. Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, essa obra é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e sobre o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea.

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
Stieg Larsson
Editora Companhia das Letras

Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.

Nós
David Nicholls
Editora Intrínseca

Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio. O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho. Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.

Passarinha
Kathryn Erskine
Editora Valentina

No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.


O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel
J. R. R. Tolkien
Editora Martins Fontes

A Sociedade do Anel é a primeira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa e diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seu detalhes. Nas palavras do romancista Richard Hughes, quando à amplitude imaginativa, a obra praticamente não tem paralelos e é quase igualmente notável na sua vividez e na habilidade narrativa, que mantêm o leitor preso página após página. Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Na Ponta Dos Pés
Brandy Colbert
Editora Vergara & Riba

Theodora está melhor. Voltou a se alimentar e a sair com alguns caras. Além disso, está se dedicando como nunca para se tornar uma grande bailarina profissional. Mas o repentino retorno de seu melhor amigo, Donovan, depois de quatro anos sequestrado, lança Theo de volta aos momentos que antecederam o fatídico episódio. Surge em sua memória a lembrança do sequestrador... Donovan não fala nada sobre o que viveu no cativeiro. Dizer a verdade poderia colocar em risco tudo aquilo pelo qual Theo havia lutado: sua imagem, sua carreira, sua reputação e seu verdadeiro amor. Na ponta dos pés é um livro arrebatador. A vida conturbada de uma jovem talentosa nos faz acreditar que a superação pode ser difícil, mas sempre há tempo para recomeçar.

Onde Cantam os Pássaros
Evie Wyld
Editora DarkSide Books

No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção. Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal. Com uma prosa verdadeiramente excepcional, o estilo da autora reúne tanto clareza como substância e apresenta uma personagem inesquecível, enigmática, trágica, assombrada por um passado inescapável. Uma mulher forte, ainda que tão passível de falhas, erros e equívocos como todos nós. É uma história de solidão e sobrevivência, culpa, perda e o poder do perdão. Uma escrita visceral onde sentimos a presença de tudo, os odores, o vento, o tempo. Nada passa desapercebido.

Já podem começar a me dar a opinião de vocês sobre os livros que já leram dessa lista, ok? Me falem qual é o momento certo para ler cada um deles e por favor, tentem não me desanimar muito (talvez um pouquinho eu deixo kkkkkkkkkkk). Ah, não se esqueçam de comentar quais são as metas de vocês também, eu adoraria saber! 

17 comentários:

  1. Oi, Ana.
    Vou fazer uma lista como essa, mas só com 10 livros kk
    Pretendo também ler em 2016 o Toda luz que não podemos ver. Comprei por 9,90 na Black e ainda não acredito kk
    Do Chris Cleave eu quero o outro romance dele, Pequena Abelha. Mas, parece que está esgotado.
    Enfim, vários livros legais na sua meta. Boa sorte pra gente e que consigamos ler todos eles.

    ResponderExcluir
  2. Oie Ana
    ano passado fiz uma meta de ler 12 livros da minha estante que estavam mofando já, mas não consegui cumprir :(
    esse ano decidi não colocar metas. Ir apenas nadando através da corrente, e quem sabe no meio do ano tentar traçar algumas metas (contraditório, eu sei kkkkkkkkkkkkk)
    Menina, vocë precisa ler Senhor dos anéis. Amo, sou fã, e quero reler tudo.
    Nós e Toda luz que não podemos ver são livros maravilhosos. Esse segundo eu levei quase metade do ano pra ler.
    Gostei dos títulos escolhidos.
    bjos e feliz 2016
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!
    O Senhor dos Anéis <3
    Toda a Luz Que Não Podemos Ver foi uma das minhas ultimas leituras de 2015 e valeu muito a pena! Também quero muito ler o Noiva Fantasma.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, como vai?
    Quero muuuito ler O Sol é para Todos e também Passarinha, parecem ser livros incríveis! Até tenho vontade de ler O Senhor dos Anéis, mas confesso que me falta coragem, porque sei que é uma leitura bem lenta. Mas um dia vou ler, não sei se em 2016 mas... KKKK.
    Da sua listinha li apenas Ouro, achei o livro muito bom, me surpreendeu muito.

    Um beijo e feliz 2016!
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  5. Heey!
    Adorei sua lista <3
    Também quero muito ler Onde Cantam os Pássaros, O Sol é Para Todos e Os Homens Que Não Amavam as Mulheres ♥
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana! Tudo bem? De todos, o único que li foi "Os Homens Que Não Amavam As Mulheres". O livro é muito bom! <3 A única ressalva minha é a seguinte: se você não tem saco para narrativas super descritivas, evite o livro! rs Em alguns momentos, a escrita do Stieg me cansou, mas ainda assim é ótima! :)

    FELIZ 2016! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Amei sua lista!
    A minha é um pouco maior, sonho alto, mas sonhar ainda é possível! Hehehehe
    Bjoo

    http://janisecomousemcrise.blogspot.com.br/2016/01/livros-para-janeiro.html

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ana!
    Vamos cumprir nossas metas! Os Homens que não amavam as mulheres também está na minha meta de leitura e vou ler em um desafio literário!
    Um ótimo 2016 para você, muitos livros e boas leituras.
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, espero muito ler "Toda luz que não podemos ver" este ano! Tenho muita vontade!
    Ótimas indicações!

    blogexplicita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Também já tenho uma listinha e ainda tem os livros que vão lançar RSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não conheço nenhum desses livros, mas me parecem interessantes :)

    www.luizlacks.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Ana!
    Ótima lista! O Senhor dos Anéis é o melhor clássico de fantasia e também amei Os Homens que não Amavam as Mulheres (tenho uma resenha desse: http://gatitaecia.blogspot.com.br/2015/08/os-homens-que-nao-amavam-as-mulheres.html#more ).
    Eu mudo muito de ideia para minhas leituras futuras, mas tentarei fazer uma lista tb.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. OI Ana, eu fiz uma lista de 10 livros ano passado, e li apenas 6 deles. rsrs Não sou muito boa com as metas que eu me imponho.
    Dos livros que você listou, tem vários que eu gostaria de ler, acho que principalmente O sol é para todos, Nós e Ouro. Os livros do Stieg Larsson são fantásticos, leia sim!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ana! Que bela lista haha

    Estou doida para ler Toda Luz Que Não Podemos Ver, o primeiro. Duas conhecidas minhas já comentaram sobre o livro, que parece ser muito bom. ♥
    Eu não tenho meta, deixarei a meta em aberto. Quando atingir a meta, dobrarei a meta. hahah

    Feliz 2016 ♥
    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hello moça!
    Das suas escolhas eu só tenho vontade de ler essa bíblia que é Toda luz que não podemos ver. Acho linda linda essa capa. Nós também tenho vontade para conhecer a escrita do autor. Passarinha falam super bem dele. Boa sorte com a sua meta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Eu Super Recomendo a Passarinha eu li no Finalzinho de 2015 e amei e vou reler ele esse ano de novo ^^ e Os Homens Que Não Amavam as Mulheres eu quero recomeça porque eu parei no segundo livro eu peguei na biblioteca, mas minha lista ta assim alem desses dois:
    Percy Jackson 3 ate 5
    Jane Austen Razão e Sensibilidade
    Orgulho e Preconceito
    Persuasão
    O Conte de Monte Cristo
    A Garota no Trem
    Encruzilhada
    Para Continuar
    Encontrando-me
    Os Goticos ( Contos)
    e tem mais que eu vou acrescenta pra eu compra ^^
    Bjjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e também quero ler Toda Luz que não podemos ver*

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©