15 de abril de 2016

Dica de Leitura: Capelinha - Aspectos Naturais e Humanos

Título: Capelinha - Aspectos Naturais e Humanos
Autora: Sônia Aparecida Sampaio de Araújo
Páginas: 144
Editora: 3i

A dica de hoje vai ser um pouquinho (ou talvez muito) diferente do que vocês estão acostumados a ver por aqui. Isso por que a Sônia procurou o meu pai pessoalmente para que ele pudesse me entregar o livro, me senti totalmente honrada! Não podia deixar de ler e dar um retorno, não é mesmo? 

Mas enfim, esse livro é especialmente para os fãs de Geografia. Capelinha - Aspectos Naturais e Humanos começou a surgir quando a Sônia, que é professora de Geografia, percebeu que os materiais de estudo sobre Capelinha eram muito escassos. Então, em 2010, mesmo com seu tempo corrido, resolveu começar essa obra, sem um prazo certo para terminá-la, mas com a entrada de sua filha no primeiro ano do fundamental, agora em 2016, sentiu uma certa urgência em finalizar o livro para que ele também fosse usado por ela. E não é que ela conseguiu, depois de três décadas de trabalho (isso é muito, muito tempo, gente!) e quatro anos de pesquisa? 


O livro é divido em em quatro partes, onde ela fala sobre a localização geográfica, os aspectos naturais e humanos e os aspectos gerais da região de Capelinha. Vocês sabem que esse não é muito o meu estilo de leitura, já que dentre todas as matérias que aprendemos no Ensino Fundamental e Médio as que eu menos gostava eram Geografia e História, mas é impossível dizer que o livro da Sônia não é interessante.


Acho que dentre todos os capítulos o que mais me chamou atenção foi o que a autora ressaltou os aspectos naturais, falando um pouco sobre o clima, o relevo, a hidrografia e o bioma da nossa região, além de todos os bichinhos que eu nem sabia que existiam por aqui. Também gostei bastante dos aspectos gerais, onde um pouco da nossa cultura foi exaltada. 


O livro é bem curtinho, dá para ler em uma sentada, mas creio que esse não seja o seu propósito principal. Acho que ele seria melhor usado, realmente, como material de pesquisa e consulta. A linguagem é super acessível, então dá para ser usado em todos os anos, o que é o mais legal de tudo. Super recomendado! 

7 comentários:

  1. Oi, dica de um livro bem diferente esse e que bom que você gostou, é um tipo de livro bom para estudante dessa area, ou quem tem curiosidade sobre essas coisas. Achei legal e valido a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Não é meu tipo de leitura favorito, mas realmente, para quem quer fazer uma pesquisa a obra é bem rica e detalhada. Gostei da dica!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Uma ótima dica de leitura para os estudantes. E as fotos estão lindas. No meu tempo de escola, não usava livros assim, que bom que temos mais investimento agora. Desejo sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!
    Realmente é um tipo de leitura mais voltado à pesquisa e consulta de informações da região, mas ainda assim foi um projeto muito legal da autora, que apesar da demora - necessária, na verdade -, certamente vai ajudar muitos, não apenas alunos, mas mesmo pessoas simplesmente interessadas em saber mais sobre a região. A capa é simples, mas é fofinha a disposição das imagens; se viesse a lê-lo, a minha parte preferida provavelmente seria a sobre os animais, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, tudo bem? Acredita que eu não conhecia Capelinha? Aqui no Brasil existem várias cidades como ela, com fascinantes aspectos históricos e geográficos pouquíssimos explorados! Quando te vejo falando sobre clima, relevo e hidrografia não tem como não sentir saudades da época da escola não é mesmo? Muito bacana esse livro, permite conhecer mais a fundo a história e peculiaridades dessa cidade e acredito que se todas tivessem livros assim as aulas de geografia seriam muito mais prazerosas. A autora tá de parabéns!

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!
    Geografia nunca foi uma das minhas matérias preferidas, confesso! Achava super chata as aulas e sempre pensava no quanto eles poderiam ser melhores (tanto é que minhas aulas de geografia para meus alunos são bem divertidas justamente para que eles não tenham o "ranço" que tive com a disciplina)
    Achei o livro bem interessante e foi uma ótima sacada da autora colocar imagens nele. Elas são lindas e deram um charme todo especial ao livro. Adorei!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu particularmente amo livros de geografia, esse é mais um que entrou na minha lista, amei a dica.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©