27 de maio de 2016

Resenha: A Mulher Incrível

Título: A Mulher Incrível
Autor: Alexandre Petillo
Páginas: 128
Editora: Belas-Letras
Livro recebido em parceria com a editora.

Existem alguns tipos de mulheres que você vai encontrar na vida. Têm aquelas que te fazem enlouquecer por uma noite. Têm aquelas que vão chegar e vão te fazer esquecer to¬das as outras. Têm também aquelas que você acredita que quer passar a vida toda ao lado delas. E, ainda, aquelas que você realmente vai ter certeza que vai passar a vida toda lado a lado. E têm as mulheres in¬críveis. É sobre essas mulheres que Alexandre Petillo escreve seus textos, que viralizaram nas redes sociais, com centenas de milhares de compartilhamentos a cada nova história.

Confesso que peguei esse livro para resenhar unicamente por causa do título. Como não se interessar por um livro com um título desses, não é mesmo? Não é empoderante? Porém, não posso negar que eu esperava um texto totalmente diferente e o que eu encontrei aqui, apesar de ser bom, me deixou um pouquinho decepcionada. 

A Mulher Incrível é um livro de crônicas do autor Alexandre Petillo e eu nunca tinha nem ouvido falar sobre ele. Os trinta e poucos textos dele são bem levinhos e fáceis de ler, tanto que li o livro em pouco mais de uma hora e meia — capaz de eu ter lido uns cinco textos ou mais em 15 minutos dentro do ônibus, indo para a faculdade. As ilustrações entre cada crônica deixa tudo muito mais charmoso, é claro.

Em cada novo texto, conhecemos uma nova mulher e todas os sentimentos que ela causou no nosso personagem principal. Tudo é um misto de desejo, amor, decepção e todas essas mil e uma coisas que a gente sente quando está apaixonado. O que eu mais gostei no livro é a forma como Petillo exalta todas as mulheres, mostrando que todas elas são incríveis à sua maneira, tanto que espero sinceramente que as histórias sejam reais. E podem facilmente ser, já que são histórias bem corriqueiras. 

Eu não sei se outras mulheres que leram este livro sentiram o mesmo que eu: posso estar falando um pouquinho de bobagem, mas parece que o Alexandre escreveu esse compilado de histórias especificamente para um público alvo masculino. É muito mais fácil para um homem se identificar com as histórias em si do que uma mulher. Claro que o respeito para com as mulheres prevalece, sempre.  

É sempre interessante poder saber, nem que seja um pouquinho, como é cabeça dos homens, principalmente quando o assunto somos nós. Inclusive, a Belas-Letras fez uma entrevista bem bacana com o autor, que inclusive esclareceu bastante coisa para mim após a leitura. Se eu gostei do livro? Claro que sim! Foi muito bem escrito, muito interessante, mas não é memorável o suficiente para entrar na minha lista de melhores do ano. 

Classificação final: 

10 comentários:

  1. Olá, Ana.
    Gostei muito do título e da capa do livro, mas o gênero é um que geralmente eu não leio. Mas fiquei interessada por você ter dito sobre essa sua impressão de que o livro foi escrito para os homens. E também é interessante ter sido escrito por um homem, é legal ver essa visão. Não é um livro que eu leria no momento, mas pode ser uma futura leitura.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    O livro parece ser interessante, ainda mais se tratando de cronicas. Gosto de ler cronicas entre um romance de outro, porém não leio com frequência! A resenha desse livro deve ter sido um desafio! Gostei da sua resenha e é provável que vá para minha lista de leituras! Precisamos de mais livros sobre mulheres pelo olhar masculino! Livro que nos valorizem, como esse parece ser!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu vi a resenha desse livro em outro blog e lá só vi elogios sobre a obra, já sua resenha trouxe pontos negativos e falhas na trama, e confesso que não sei o que pensar, pois estou dividida entre as duas resenhas, e acho que vou esperar ler outras para depois formar uma opinião sobre a obra, mas a principio a premissa do livro me agradou e a primeiro momento, eu leria.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Recebi o livro e realmente me interessei por causa da capa e título, mas também não imaginava sobre o que se tratava a história.
    Gostei de saber um pouco mais, e que pena que você se decepcionou um pouco. Mas, lerei mesmo assim, pois curti a temática, espero gostar.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Não tinha ouvido falar do livro ainda, mas me interessei instantaneamente pelo título e capa. No entanto, também não esperava essa temática e já não sei se vai me interessar o suficiente para buscar a leitura. Ótima resenha!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana! Acho que esse livro esteve uma época gratuito na Amazon e eu baixei, se não estou enganada. Até hoje não li mas depois de seu texto acho que vou demorar muuuito mais para ler. Não sou muito afim de cronicas e pela sua impressão eu curti menos ainda (confio no seu julgamento, principalmente porque sei sobre sua posição sobre o assunto e tal).
    Beijos
    Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá, xará. A capa do livro é bem atrativa, pena que o livro não foi o que você esperava. Não sou muito fã de crônicas, então desta vez irei passar a dica.

    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana. Sempre vi a capa desse livro por aí achava bonitinha, ficava curiosa mas nunca ia pesquisar o assunto. Eu sinceramente não gosto de ler crônicas mutio menos um apanhado de várias delas. E pelo que você disse, realmente não vi muito sentido nesse livro. Pode ser bem escrito, ser bom e tal, mas não vi razão para fazer alguem querer ler.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha! fiquei curiosa pra ler ele, mesmo você tendo dito que ele te decepcionou um pouco... E também por saber que é uma leitura rápida! Gosto de livros leves, mas que deixam algo dentro de nós... E se fala sobre nós mulheres melhor ainda.
    bjs Lyh

    Blog Rascunhos da Lyh

    ResponderExcluir
  10. Gente, que capa linda! Também adorei o título! Raramente leio antologias mas esse me interessou muito pela temática.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©