SOCIAL MEDIA

30 de março de 2016

Promoção: Cinco anos do The Tony Lucas Blog


Hoje o The Tony Lucas Blog completa 5 anos de existência! E para comemorar essa data mais que especial, o blog se juntou a blogs amigos, editoras e autores parceiros para montar essa promoção de aniversário.

Serão dois kits recheados de livros, marcadores e mimos para dois sortudos. Quer participar? Então é só ler com atenção o regulamento abaixo e seguir as regras da promoção.

29 de março de 2016

O Papel de Parede Amarelo | Charlotte Perkins Gilman

Título Original:
The Yellow Wallpaper
Autora: Charlotte Perkins Gilman
Páginas: 112
Tradução: Diogo Henriques
Editora: José Olympio
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Apesar de O Papel de Parede Amarelo ser um clássico da literatura feminista, eu não o conhecia. Foi publicado originalmente em 1892, mas o seu conteúdo é tão atual que se tivessem me falado que foi realmente publicado esse ano, eu acreditaria facilmente. O texto é totalmente crítico e é tão coberto de metáforas que precisa ser lido com muita atenção.

26 de março de 2016

Nunca Jamais | Colleen Hoover & Tarryn Fisher

Título Original:
Never, Never
Autoras: Colleen Hoover e Tarryn Fisher
Páginas: 192
Tradução: Priscila Catão
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Não me matem, mas tenho uma confissão a fazer: nuca tinha lido nada da Colleen Hoover. E acho que se eu não tivesse solicitado esse livro, ainda ficaria um bom tempo sem conhecer a autora. Mas enfim, eu ainda não sei muito bem o que pensar sobre Nunca Jamais, foram bastantes emoções para duas horas de leitura, nossa senhora. Eu fiquei totalmente fisgada por essa história, não consegui parar de ler até ter terminado tudo. 

23 de março de 2016

Precisamos Falar Sobre o Sofrimento das Mães Chinesas


Esse post é um resumo de um artigo entregue para a disciplina de Leitura e Produção de Textos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), do curso de Ciência e Tecnologia.

O artigo, baseado no livro Mensagem de Uma Mãe Chinesa Desconhecida (Editora Companhia das Letras, 2011), traz como tema central o sofrimento das mães chinesas em decorrência da cultura do país, que determina que os bebês do sexo masculino são os únicos herdeiros dignos da família tradicional chinesa. Em virtude do extremismo cultural em relação ao gênero, na China, quando uma menina é concebida, assassinatos, abortos e abandonos são frequentes, pois a criança é considerada inútil perante a sociedade. Assim, entre essas opções, muitas vezes as mães chinesas preferem abandonar suas filhas para que elas possam ter uma vida mais digna.

Desde a consolidação da sociedade, a mulher sempre teve pouca influência e era considerada apenas como um objeto de procriação. Na idade média, a exclusão do gênero feminino se tornou cada vez mais intensa, o que futuramente deixaria consequências inevitáveis. Na China, por exemplo, o extremismo cultural tem levado a morte de inúmeras mulheres e crianças do sexo feminino, uma vez que essas não possuem nenhuma importância socioeconômica no país. Outro fator social que tem levado a morte de meninas é a politica do filho único, que é uma lei implantada na China que permite apenas um filho por casal. Após ter sido modificada em 2014, os casais em que um dos cônjuges seja filho único podem ter mais um filho caso o primeiro seja uma menina.

21 de março de 2016

Sejamos Todos Feministas | Chimamanda Ngozi Adichie

Título Original: We Should All Be Feminists
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Páginas: 64
Tradução: Cristina Baum
Editora: Companhia das Letras
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

"Mas nossa, Ana, mais um livro sobre o feminismo??". Sim, e se reclamar vai ter mais! Pode até parecer que eu estou brincando mas este é um assunto muito sério que deveria ser lido, entendido e compartilhado. Fiquei imensamente feliz quando chegou um envelope da Companhia das Letras pelo qual não estava esperando, e mais feliz ainda quando vi o conteúdo: um exemplar de Sejamos Todos Feministas todinho para mim. 

18 de março de 2016

Vamos Juntas? | Babi Souza

Título: Vamos Juntas?
Autor: Babi Souza
Páginas: 144
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Acho que, no fundo, no fundo, sempre fui feminista. Lembro da minha infância e de como eu era discriminada por brincar de carrinho, de lutinha, por me sujar toda na terra, por não "sentar direito". Isso, é claro, vinha até um pouco dos meus pais, se eu for parar para pensar bem. Até hoje é assim. "Ah, porque esse short está muito curto, mulher tem que se valorizar, homem não gosta disso e daquilo, se você sair assim, vão mexer com você na rua e você vai achar ruim..." e vários outros absurdos que sou obrigada a ouvir todos os dias. E tem gente que ainda tem coragem de questionar o feminismo!

16 de março de 2016

Promoção: 01 Ano do The House of Stories


Como o tempo passa rápido, não é mesmo? O mês de março chegou e com ele o aniversário do blog The House of Stories, que completa o seu primeiro aninho de muitos livros e resenhas. E para comemorar, alguns blogs amigos se reuniram para realizar um mega sorteio. Serão sorteados 4 super kits cheios de livros maravilhosos. Não dá pra perder, né!?

13 de março de 2016

A Cor Púrpura | Alice Walker

Título Original:
The Colour Purple
Autora: Alice Walker
Páginas: 356
Tradução: Betúlia Machado, Maria José Silveira e Peg Bodelson
Editora: José Olympio
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Já tinha ouvido falar do filme A Cor Púrpura, dirigido pelo incrível Steven Spilberg, tendo Whoopi Goldberg no papel principal (que, inclusive, lhe rendeu a indicação ao Oscar de melhor atriz 1986). Não assisti ao filme, primeiro porque não sou muito fã de filmes no geral, segundo porque morria de vontade de ler o livro antes, de qualquer forma. Vocês não calculam a minha felicidade quando vi A Cor Púrpura nas opções que a Editora Record mandou para os parceiros em fevereiro. 

10 de março de 2016

As Perguntas Que Não Quero Fazer | Kate de Goldi

Título Original:
The 10PM Question
Autora: Kate de Goldi
Páginas: 232
Tradução: Luís Fernando Protássio
Editora: Fundamento
Compre aqui

Eu preciso dizer a verdade para vocês: a capa e o título desse livro não são incríveis? Pois foi justamente esses pré-requisitos que me chamaram a atenção e quis lê-lo com uma vontade que nem sei explicar, mesmo com a nota um pouco desanimadora que ele tem no Skoob. E fui com a cara e a coragem e querem saber? Uma nota no Skoob ou em qualquer outra rede não significa muita coisa quando você para pensar que um livro nunca irá agradar todo mundo. Felizmente não me decepcionei com As Perguntas Que Não Quero Fazer.

8 de março de 2016

Quarto | Emma Donoghue

Título Original:
Room
Autora: Emma Donoghue
Páginas: 350
Tradução: Vera Ribeiro
Editora: Verus
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Apesar de esse livro ter sido lançado há algum tempo, a comoção da adaptação cinematográfica, O Quarto de Jack, fez com que o livro ganhasse uma nova edição. É claro que, depois que Brie Larson ganhou o Oscar de melhor atriz pelo filme, a curiosidade ficou praticamente incontrolável. Além do mais, é considerado o melhor livro do ano pelo New York Times e pelo Independent, além de ter sido finalista em vários outros prêmios conhecidos.

6 de março de 2016

O Universo Contra Alex Woods | Gavin Extence

Título Original:
The World Versus Alex Woods
Autor: Gavin Extence
Páginas: 400
Tradução: Santiago Nazarian
Editora: Rocco
Compre aqui

Quando uma pessoa, que tem exatamente o mesmo gosto literário que você, indica um livro fervorosamente, obviamente, tal livro entra para a lista de desejados na mesma hora, não é mesmo? Foi só o Victor, do Geek Freak, falar rapidamente que esse livro era bom, que bateu aquela vontade de lê-lo. E não é que o livro é bom mesmo, minha gente?

1 de março de 2016

A Filha do Norte | Luisa Soresini

Título:
A Filha do Norte
Autora: Luisa Soresini
Páginas: 496
Editora: Novo Século
Livro recebido em parceria com a autora
Compre aqui

Fico extremamente feliz ao ver o quanto os autores nacionais vêm crescendo. Recebo diversos e-mails propondo parceria, vejo muitos e muitos livros sendo lançados, reconhecidos e espero que continue assim! É claro que esse foi um dos motivos que me motivaram a ler A Filha do Norte, da parceira Luisa Soresini (e a dedicatória super fofa que ela escreveu para mim também, é claro).