31 de março de 2017

Dica de Leitura: Bidu – Caminhos

Em Bidu – Caminhos, os autores Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho reimaginam a forma como Bidu e Franjinha - os dois primeiros personagens criados por Mauricio de Sousa - se tornaram melhores amigos. Uma aventura cheia de problemas, surras, desvios de rota, chuva, cachorros, decisões difíceis e ternura.

Título Original: Bidu – Caminhos
Autores: Luís Felipe Garrocho & Eduardo Damasceno
Páginas: 84
Editora: Panini Comics
Texto por Carlos Barros

Nesta história de origens, testemunhamos como Franjinha encontrou Bidu, ou melhor, como Bidu encontrou Franjinha. Bidu, um dos personagens mais antigos, foi o primeiro a ganhar sua própria revista, ainda nos anos 60, além de ser o símbolo da empresa de Maurício de Souza.


Os autores, Eduardo e Luís Felipe, souberem manter as características primordiais do personagem, como seu constante mau humor, que vai sendo modificada no decorrer da aventura, onde ele aprende o valor da amizade, de ajudar o próximo, de se sacrificar para o bem estar de outrem, até chegar à maturidade que possui nas histórias atuais. E é graças a esse aprendizado, que ele acaba por ter seu caminho cruzado com o do seu eterno dono. 


Os traços dos desenhos são grossos e fortes, e as cores, em tons pasteis, são predominantemente azuis. O sombreamento remete à colorização de quadrinhos noir, causando uma nostalgia e um mistério, o que dá um charme todo especial. Vale um destaque para a página dupla, suas adjacentes, onde Bidu fica na chuva. São belíssimas!


Uma constante nos álbuns MSP, são a maior proximidade de todos os personagens, principalmente os da turminha, com nossa realidade. Não apenas nas aventuras, mais centradas em situações críveis, quase cotidianas, mas nas próprias ações e reações de cada um deles. 


Com o tempo, as histórias das revistas do Maurício de Souza, enveredaram por aventuras que não possuem limites em comparação com nossa realidade mundana. Elas são regidas por certos parâmetros estabelecidos, mas o limite é a própria criatividade de cada roteirista. O que não é ruim, é até necessário, mas acaba causando um afastamento de uma realidade palpável. 

Isso não acontece nos álbuns MSP, e é o que os torna tão agradáveis de acompanhar.

7 comentários:

  1. Oi Ana,
    Eu nunca acompanhei muito os quadrinhos, mas poder conhecer o começo desta amizade deve ser emocionante. Que bom ver que os autores mantiveram a essência do personagem. A diagramação dos quadrinhos está linda, as cores usadas parece que combinam com a história e os personagens. Tenho vontade de ler este quadrinho desde o lançamento, mas como estou sempre priorizando alguns livros ele tem ficado de lado. Tentarei mudar isso este ano e quem saber ler outros quadrinhos também!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!!
    Adorei conhecer esse Quadrinho sobre o Bidu!! Achei as ilustrações super fofas!! Lindas demais!! Amei a indicação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Não li nada do MSP, mas achei os desenhos tão lindinhos que dá vontade de ter só pra poder ficar folheando ele, gosto bastante da Turma da Mônica, ainda mais dos pets, às vezes são até meus personagens favoritos e o Bidu é um que eu sempre gostei bastante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai que legal essa história de como o Bidu encontrou o FRANJINHA :p kkkkkkkkkkk
    Como eu já comentei lá no gettub, vou repetir: essa história me deu uma nostalgia, pois comecei a ler com A turma da Mônica. As ilustrações estão fofíssimas e, mesmo não curtindo muito HQ (que não as tradicionais da Turma da Mônica) acredito que esse eu leria :D

    ResponderExcluir
  5. Adoro o personagem, pois gosto muito da Turma do Mônica li muitos gibis deles e não sabia como o Franjinha e nem o Bidu se conheceram, gostaria de ler e saber mais desse encontro dos dois. Achei as ilustrações uma graça.

    ResponderExcluir
  6. Ana!
    Sempre fui muito fã do Bidu, até pintava camisetas na faculdade com ele e vendia tão bem, amava.
    Ver um novo Bidu sem ser do Mauricio de Souza é novidade que não posso perder.
    Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de luz e paz!
    “ Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (Maquiavel)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  7. E existe alguém no Brasil que não queira ler isso? Pois eu não imagino quem, quero para ontem, os personagens do Maurício moram TODOS nos nossos corações.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©