15 de setembro de 2017

Resenha: O Caso dos Cães Irados

Um mistério ronda a cidade. Zecão, um vira-lata dócil que vivia nas imediações do Instituto de Educação Galileu Galilei, se transforma em fera raivosa e ataca o zelador do colégio. A polícia decide investigar o caso, mas um outro grupo de detetives já está reunido para desvendar o mistério: Giba, Ulisses, Pati, Rita e Otto, o cãozinho da turma. Os alunos do Galileu juntam os fatos e passam a desconfiar que o caso seja parte de uma enigmática onda de ataques. Vários cachorros começaram a atacar a população na zona oeste de São Paulo sem nenhum motivo aparente, mas os meninos estão empenhados em solucionar o caso. Para isso, vão enfrentar perigos inimagináveis e descobrir inimigos muito mais ameaçadores do que esperam.

Título Original: O Caso dos Cães Irados
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Páginas: 160
Editora: Globo Livros
Livro recebido em parceria com a editora

O Caso dos Cães Irados foi escrito por Milton Célio de Oliveira Filho e publicado pela Editora Globo Livros. Possui 156 páginas, com os capítulos alternados entre os personagens principais, sejam eles os mocinhos ou vilões e coadjuvantes. É um infanto juvenil recheado de ação e mistério, perfeito para aqueles dias nostálgicos.

Neste livro conhecemos um grupo de amigos da escola, sendo eles: Giba, Ulisses, Pati, Rita e Otto, o cachorrinho do grupo. Um caso estranho acontece no local onde eles estudam. Zecão um cachorro que vivia aos arredores da escola desse grupo, se transformou em uma fera raivosa e atacou o zelador da escola, sem motivo algum.

Os cinco amigos acabam achando este acontecimento estranho, já que o cachorro brincava com os alunos e moradores da comunidade, e começam a investigar. Nesse meio tempo, uma empresa que fabrica ração para cachorros pretendem transformar esses dóceis animais em feras para atacarem seus donos e todas as pessoas ao seu redor.

A investigação se torna perigosa, e Rita e Otto são deixados de fora, então descobrem a localização da tal fabrica e chegam até lá. Contudo, nada ocorre como o planejado e os dois são presos e seu cachorrinho passará por esta experiência que os colocaram em risco de vida.

A trama se desenrola facilmente, sem demorar em fatos e situações. O autor soube escrever e desenvolver todas as cenas, sendo elas de simples conversas ou com mais ação. Uma leitura curta para curar aquela belíssima ressaca literária.

São vários personagens, um número alto que raramente vemos como protagonista em outras leituras, mas eles possuem muita importância, sejam com pensamentos, frases, ajudando os colegas ou até mesmo capítulos. Nenhum deles fica solto na história, cada um tem momento de estrela.

Este livro me fez voltar para o tempo de escola, porque o gênero que lia era esse, já que a biblioteca não dispunha dos volumes e séries conhecidas que leio atualmente. Não que seja um gênero ruim, só não tive tanto acesso e interesse de ir atrás, confesso. Contudo, foi maravilhoso voltar no tempo, diga-se de passagem.

O Caso dos Cães Irados nos faz voltar para o tempo de escola em que íamos escolher com tanto afinco e amor a próxima leitura. Não se se vocês se lembram, mas a maioria dos livros legais eram super concorridos nas bibliotecas escolares. Se estão precisando de uma leitura leve e divertida, recomendo muitíssimo.

18 comentários:

  1. Que legal conhecer um pouquinho mais da nossa literatura.
    O gênero não me atrai muito; mas acho que livros desse estilo deveriam fazer parte das aulas de literatura. Essas aventuras e mistérios geralmente instigam e incentivam a leitura. E além de ser um livro fininho.
    Achei interessante o livro não ter apenas um protagonista, e dar voz aos outros. É bom porque nos dá uma visão diferente.

    Eu não tinha problema com livros concorridos na biblioteca (exceto quando lançou Percy Jackson), eu sempre procurava por peças teatrais ou livros não tão famosos. Aaah, saudades dessa época. ❤

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já gostei! Tenho lido ótimos livros juvenis. Se vim com essa pitada de mistério então... Adoro!
    Me fez lembrar do livro "A Turma da Rua 15".
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lari!!
    Gostei muito dessa estória tão empolgante!! Adoro livros que tenham um pouco de mistério e aventura. Fiquei bem curiosa para descobrir como termina esse livro. Amei a indicação dessa leitura leve e divertida!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Boa dica pra curar aquela ressaca mesmo. Ele parece ter um tom gostoso de nostalgia e achei bacana ter tanta gente e com um propósito, cada um está ali pra fazer parte de algo na história e não só pra preencher lacuna ou estar por estar. Fica bacana poder conferir assim. Lia muita coisa do tipo quando era mais nova na escola. Deve ser bom relembrar mesmo ^^

    ResponderExcluir
  5. Que legal. Parece ser um livro bem leve e divertido e gostosinho de ler.
    Nostalgia mesmo. Eu sempre disputava os livros da escola. Sempre gostei de ler.
    Beijosss.

    ResponderExcluir
  6. Parece ser uma leitura agradavel e despertou meu interesse, pois adoro ação e principalmente misterio, fiquei intrigada porque querem que os cachorros fiquem agressivos o que ganhariam com isso.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lari,
    Histórias infanto-juvenis que trazem mistério e ação são muito envolventes. Apesar de não ser um gênero que leio com frequência gosto de receber indicações desse tipo de trama, pois se em algum momento quiser variar as leituras já terei alguns títulos anotados. Giba, Ulisses, Pati, Rita e Otto serão corajosos nessa aventura, pois enfrentar os perigos que a investigação irá revelar não será fácil. O Caso dos Cães Irados, com uma premissa simples e um grupo de amigos dispostos a desvendar um mistério é uma ótima recomendação, principalmente, para quem está começando a se aventurar no meio literário.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lari.
    Que premissa interessante, eu fiquei um pouco receosa em saber que tem mitos personagens, mas acontece e saber que todos participam já aliviou u pouco minha preocupação, é realmente um livro para curar uma ressaca literária, enfim, gostei e fiquei curiosa para ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Lari!
    Bom poder voltar ao tempo da escola e ler livros de aventura com adolescentes, né?
    Acredito que o enredo tenha muita aventura e também vários pontos de vista, já que são muitos personagens.
    Deve ser um livro tranquilo e interessante.
    Que o final de semana seja de alegria e paz!
    “Conhecimento sem transformação não é sabedoria.” (Paulo Coelho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  10. A premissa desse livro é até interessante, mas realmente não é o gênero que eu costumo ler, e na verdade não é nem o tipo de livro que eu gosto.
    Eu até fiquei curiosa para saber mais da história, mas confesso que não devo ir atrás para ler =/
    Bjss ^^

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Adoro livros infanto juvenil e ainda mais quando é do gênero mistério e ação. E ainda envolve cachorros? Sinto que vou amar esse livro. Bom saber que a trama se desenvolve rapidamente e que a leitura é bem fluida. Adorei muito a premissa do livro e espero lê-lo muito em breve.
    Adorei sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Lari, tudo bem? Que fofura de acompanhar esta resenha, a historia parece ser bem leve, para sentar em um tarde e "devorar" a historia todinha!Se tiver oportunidade com certeza será um livro que adoraria ler para descontrair e passar o tempo.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lari!
    Só a capa desse livro já remete sozinha aos livros de colégio mesmo, mas definitivamente no melhor sentido possível! Parece ser uma daquelas leituras leves e envolventes para fugir dos dramas maiores, mas sem deixar de lado uma boa construção de personagens - e, nesse ponto, aliás, legal saber que são tantos mas que cada um está na história por um motivo importante e são bem aproveitados também, valorizo demais um elenco inteiramente bem distribuído. Valeu a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lari!
    Gosto de livros de mistério mas não curto livro infanto juvenil, deve ser por isso então que não me interessei pela trama de O Caso dos Cães Irados e nem fiquei curiosa para desvendar o mistério por trás dos ataques dos cachorros contra a população, mas tenho uma prima que gosta desse gênero e vou indicar O Caso dos Cães Irados para ela sim, acredito que ela irá gostar...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!
    A história pareceu ser tão incrível, é bom para leitores menores que estão querendo iniciar na literatura.
    O livro me lembrou um pouco a coleção Vagalume que eu lia quando era mais nova, me deu nostalgia rsrs.

    ResponderExcluir
  16. Olá Lari ;)
    Adorei sua dica, pois adoro livros com essa temática e com personagens juvenis assim, faz a gente voltar para o tempo de escola mesmo, e lembrei do tempo que ia escolher minha próxima leitura na biblioteca da escola S2
    Que bom que a narrativa do autor é fluida e se desenvolve bem, e amo livros que curam aquela ressaca literária kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Realmente o livro é bem estilo daqueles que eu também lia na escola, parece ser bem legal, eu gostaria de ler o livro, e conhecer de pertinho as encrencas que esse grupinho vai se envolver.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi! O livro parece mesmo perfeito para curar aquela famosa ressaca literária. Fiquei curiosa para saber o desfecho. Beijos

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©