SOCIAL MEDIA

3 de agosto de 2022

Água Fresca Para as Flores | Valérie Perrin


Violette Toussaint é uma mulher com uma profissão deveras peculiar: ela é zeladora de um cemitério na região francesa de Borgonha. Além de cuidar do cemitério, Violette vive em uma casinha aconchegante logo na entrada dele. É nesse local que muitos visitantes desabafam e chora a perda de pessoas queridas. Pode-se dizer que a protagonista coleciona muitas histórias e segredos. 

Apesar de ter uma estabilidade e finalmente sentir que pertece a algum lugar, a vida de Violette está muito longe de ser fácil. Num belo dia, ela recebe a visita de Julien Seul, que está procurando respostas sobre o último pedido de sua mãe: ter as cinzas colocadas no túmulo de um homem que não é seu pai e que ele não faz a mínima ideia de quem seja. A partir daí, Violette se vê obrigada a ressucitar um passado trágico, resgatando sentimentos que há muitos anos foram enterrados. 

Violette também possui segredos, e a partir de uma narrativa que mescla passado e presente vamos entendendo quem é ela, como e porquê foi trabalhar num cemitério. A obra inteiro possui uma atmosfera angustiante: há uma grande expectativa para uma tragédia, mas não sabemos exatamente quando ela vai aparecer. Inclusive, a primeira frase do livro, o nome do primeiro capítulo, já deixa uma pista: ❝ Basta que um único ser nos falte para que tudo pareça vazio .

Valérie Perrin dividiu Água Fresca Para as Flores em muitos capítulos, 94 para ser mais exata. São bem curtos, o que faz com que a leitura seja muito fluida, apesar das assustadoras 480 páginas. Cada capítulo começa com uma frase de efeito que dá um panorama geral do que encontraremos. Algumas vezes essas "dicas" são óbvias, outras vezes não... Mas no fim, todas elas fazem sentido. Presentearei vocês com algumas das minhas favoritas:

Sempre vai faltar alguém para fazer minha vida sorrir: você 
❝ Para que exista, falo de você, não dizer nada seria esquecer 
❝ Existe algo mais forte que a morte: a lembrança dos ausentes na memória dos vivos 
❝ Nunca encontramos as pessoas por acaso. Elas estão destinadas a cruzar nosso caminho por um motivo 
❝ Se nacesse uma flor a cada vez que eu penso em você, a terra seria um imenso jardim 
❝ Tudo se apaga, tudo passa, exceto a lembrança 
Acreditamos que a morte é uma ausência, quando, na verdade, é uma presença secreta 
De onde estou, sorrio porque minha vida foi bonita e, sobretudo, porque amei 
A vida é apenas uma longa perda de tudo que amamos 

Tudo em Água Fresca Para as Flores é sensível e envolvente. É o tipo de livro que prende desde as primeiras páginas, porque há uma necessidade imensa de desvendar Violette e seu passado, e essas informações nos são dadas em doses homeopáticas. É sensível também porque retrata um tema que é preciso tratar com delicadeza: a morte. Mas não se enganem... Algumas passagens são feitas para impactar, mas nada forçado. Apenas realidades difícies de aceitar. 

É uma obra prima, de fato. Além da história da própria Violette, nos são apresentadas tramas paralelas envolvendo outros personagens. Mas isso não é feito de forma jogada só para dar volume ao texto, rodas foram muito bem pensadas por Perrin e se casam com o enredo principal. Convenhamos que poucos autores conseguem essa façanha, não é mesmo? 

Incrível, visceral, avassalador. Talvez esses sejam os adjetivos que melhor retratem Água Fresca Para as Flores.

Título Original: Changer L'Eau des Fleurs ✦ Autora: Valérie Perrin
Páginas: 480 ✦ Tradução: Carolina Selvatici ✦ Editora: Intrínseca
Livros recebidos em parceria com a editora

7 comentários :

  1. Que post lindo.
    Uma história linda dessas, merece mais carinhos como esse.
    Amei demais!

    ResponderExcluir
  2. Imagino que seja impactante mesmo, pois todo mundo já perdeu alguém que ama então pode se colocar um pouco no lugar de algumas pessoas do livro de alguma forma.
    Ouvi dizer que há uma amizade bem tocante nesse livro.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nos unboxings de Água no Intrínsecos...o livro passou batido...ou melhor não me chamou atenção....mas depois da primeira resenha que li fui cativada. Aí ganhei de presente e fui ler: resultado: se tornou um dos livros fav da vida.
    Que história! Tem tudo na dose certa: drama, romance, plot twist, Recomeço, humor e França

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Todas as resenhas que leio sobre esse livro apontam para uma trama emocionante, sensivel.
    Ainda não li mas quero muito Agora é esperar o preço baixar..
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. No domingo passado, tivemos uma live linda em um canal de uma amiga, onde esse livro foi o tema central!
    Eu o comprei no Prime Day, mas ainda não o li. Mas sei que farei o quanto antes, por precisar. Eu amo esse tema: a morte rs não soa como mórbido, mas eu a respeito tanto, tanto!!!
    Já sei que vou me emocionar e ser fisgada por essa história que deve sim, ser ímpar!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Amiga eu vi você postando sobre o livro nos story.. eu quero muito ler ele e a historia parece ser muito emocionante.. eu tenho na versão do clube intrínseco e ansiosa para pegar e começa a ler.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro realmente deve ser cheio de quotes lindos e marcantes.
    Amo demais essa capa!! MEU DEUS!!
    Doida pra ler esse livro e espero gostar muito tb.

    ResponderExcluir