SOCIAL MEDIA

9 de agosto de 2022

Feminismos: Uma História Global | Lucy Delap


❝ Magistral. […] Reconstitui brilhantemente três séculos de ativismo em vários continentes ❞ 
History Today

Lucy Delap é uma historiadora inglesa, especializada em estudos de gênero e feminismo. Além de lecionar na Universidade de Cambridge, realiza pesquisas super reconhecidas no meio acadêmico sobre os temas citados anteriormente. Porém, seu nome se popularizou através do livro Feminismos: Uma História Global, que fala sobre o movimento, suas vertentes, polêmicas e os avanços dessa militância na sociedade.

De acordo com o Politize!, o feminismo é um "movimento que luta pela igualdade social e de direitos para as mulheres e busca combater o modelo social baseado no patriarcado e os abusos e a violência contra as mulheres". Ele existe porque precisamos lutar contra uma sociedade historicamente, culturalmente e socialmente desigual e machista. Existe porque precisamos continuar conquistando nossos direitos até mesmo em coisas corriqueiras, como receber o mesmo salário que um homem que desempenha a mesma função que nós em uma empresa, ou até mesmo poder sair de casa para trabalhar. 

Nesse sentido, muito se fala sobre as "ondas feministas". Mas, em sua narrativa, Delap procura descontruir essas ideias, uma vez que são protagonizadas por um grupo restrito de mulheres. De acordo com a autora, o feminismo é multifacetado, global e não excludente. Não que as divisões dentro do feminismo sejam erradas, mas percorrer o séculos de história do movimento por temas, e não cronologicamente, permite que encontremos pontos em comum entre todas as lutas. 

A estruturação de Feminismos: Uma História Global, parte, portanto, de oito grandes temas, divididos em capítulos: Sonhos, Ideias, Espaços, Objetos, Visuais, Sentimentos, Ações e Canções. É dessa forma que Lucy Delap mostra as formas pelas quais diferentes mulheres lutaram pela igualdade de gênero no mundo, incluindo no Brasil. Para além de narrar a história do movimento, a autora faz algo de extrema importância para a mobilização feminista atual: evidencia vozes de mulheres que foram silenciadas — muitas vezes dentro do próprio movimento — ao longo dos anos. 

Não vou mentir para vocês. Esse não é o tipo de livro que dá para ler de uma vez só, porque é denso demais e essencial demais. Estamos revivendo nossa história, remexendo nosso passado, então é preciso fazer isso com calma e cautela, ainda que seja necessário para que possamos compreender o presente e o futuro. Para ser lido e relido, Feminismos: Uma História Global é um livro fundamental não só para mulheres, mas para qualquer pessoa que tenha vontade de compreender minimamente a importância desse movimento tão plural.

Título Original: Feminisms: A Global History ✦ Autora: Lucy Delap
Páginas: 336 ✦ Tradução: Isa Mara Lando & Laura Teixeira Motta ✦ Editora: Companhia das Letras
Livros recebidos em parceria com a editora

12 comentários :

  1. O feminismo ainda não é entendido de forma plena, ainda há muito preconceito pairando sobre o tema. Livros como esse são importantes para esclarecer.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. sim, esses livros tenho muita curiosidade em ler mas n é desses de ler em um dia... acho que serve muito como um estudo mesmo, ler aos poucos.
    o tema me interessa muito, sempre gosto de ler sobre feminismo e essa uma otima dica pra mim, pois ainda n conhecia esse livro confesso.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um livro pra ser lido em doses homeopáticas até mesmo para ser bem compreendido.
    É um livro essencial pois além de elucidar de fato o que é feminismo ainda mostra uma extensão prsqtida histórica sobre o assunto

    ResponderExcluir
  4. E ela tem conseguido tempo pra deixar o blog atualizado!!!Sua linda, obrigada!!!!
    E olha o livro!Uma verdadeira lição sobre feminismo e seu real significado. Com o tempo e o uso da palavra e do seu significado em plenitude erroneamente, tudo hoje em dia se tornou feminismo e sabemos que não é bem assim!
    Deve ser como se ter uma aula por dia e já adorei isso!!!
    Com certeza, listinha de desejados pra já!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga só Deus sabe o quanto tenho tentado não deixar o bloguinho de lado, mas às vezes é muito difícil.

      Excluir
  5. Ola
    Otimo livro para quem deseja conhecer mais a fundo esse movimento.Há muita coisa para ser esclarecida.

    ResponderExcluir
  6. É uma leitura importante, e, com certeza, é preciso absorver os assuntos, analisar, debater, para que realmente possamos aplicar tudo em nossa vida. Acho que em todas as lutas atuais, é necessário ter um olhar atento para que a luta não fique só na teoria.

    ResponderExcluir
  7. Ana!
    Importante quando um livro traz esclarecimento explicitados sobre um assunto tão importante como o feminismo que é tão diversificado, multifacetado e plural, e uma coisa não exclui a outra, podemos ser muito e mais.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Rudy!
      O movimento feminista não pode nunca ser excludente!

      Excluir
  8. Oiiiie,
    O movimento feminista é um assunto bastante complexo porque muitas vezes esses movimentos acabam perdendo o seu sentindo. O livro parece ser muito interessante, não seria o estilo de leitura, mas fiquei um tanto curiosa por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, o movimento perde o sentido quando pessoas que não entendem resolvem desmoralizá-lo. Infelizmente.

      Excluir