SOCIAL MEDIA

31 de outubro de 2023

Livros infantis que vocês precisam conhecer


Recebi recentemente do #TimedaIntrín o novo livro do Neil Gaiman, Kanela, uma história infantil que conta narra a amizade entre uma princesa cega e um tigre. Me deu uma nostalgia grande demais, porque eu amava esse tipo de livrinho quando criança e, confesso, gosto até hoje. Fui dar uma olhada na minha estante e resolvi mostrar pra vocês os meus livros infantis preferidos, para ajudar, inclusive, no repertório de leitura com crianças que vocês tenham contato!


Obviamente a primeira indicação é Kanela. O autor é muito reconhecido por suas outras obras, como Coraline, que também tem uma pegada infantil. Nesse livro, em parceria com a ilustradora Divya Srinivasan, Gaiman narra a história de uma princesa cega que nunca proferiu uma palavra sequer, e sua amizade improvável com um tigre. Eu gosto muito do Neil Gaiman porque ele sempre fala nas entrelinhas, sabe? A gente que tem que tirar uma moral nas histórias e isso é muito divertido. Acontece também em Kanela, por isso acredito que é um bom livro para trabalhar a craitivade das crianças. Para mim, esse livro é sobre o nosso papel no mundo...


O Touro Ferdinando é um dos meus livros infantis preferidos da Intrínseca. Primeiro por causa da história dele: escrito em 1930, chegou a ser proibido em alguns países adeptos ao fascismo por ser considerado "pacifista demais". Segundo porque, ao criar um touro que não gosta de brigar e sim de sentir o perfume de flores preferidas, Munro Leaf mostra com muita sensibilidade que não precisamos ser aquilo que os outros querem que a gente seja


Esse livrinho é perfeito para os fãs do lado escuro da força! A Princesinha de Vader é uma história muito divertida que mostra como seria se Darth Vader tivesse cumprido seu papel de pai. Nesse, em específico, o personagem tem que lidar com as dores e as delícias de ser pai de menina. Tem várias referências aos filmes, mescladas com situações do dia a dia, o que deixa tudo muito mais engraçado.


Apesar de Tudo é pequeno e simples, mas deixa a gente com aquela sensação de coração quentinho. Fala sobre o sentimento da solidão, mas aquela solidão que sentimos mesmo estando rodeados de gente... E sobre a paz de encontrar alguém que nos entende, aquela pessoa que queremos dividir todos os nossos dias, sabem? Muito fofo, ainda mais porque os personagens são pinguins, e dizem por aí que os pinguins são casais duradouros e criam seus filhotes juntos. 

Outros livros infantis para vocês ficarem de olho


Amoras, Emicida
Malala e Seu Lápis Mágico, Malala Yousafzai
Enquanto Ana Espera, Fernanda Witwytzky

Sempre que falo sobre livros infantis no Roendo Livros, gosto de frisar da importância da leitura para as crianças: estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa e criativa... E quando incentivada desde cedo, os impactos positivos são muito maiores. Leitura vem de berço, gente! Bora ler com nossas crianças!

4 comentários :

  1. Tô apaixonada por essa capa de Kanela e pela história em si. Pena que quase não vejo ninguém falando nele.
    Apesar de não ser o público de livros infantis, já passei dessa idade e não tenho pequeninos próximos a mim, eu amo histórias assim.
    Anotei todas as dicas

    ResponderExcluir
  2. Oieeee,
    Amiga, amo livros infantis, muitos deles trazem ensinamentos tão maravilhoso. Eu assistir ao filme O touro Ferdinando e amo demais, só não sabia que tinha livro... Fiquei curiosa agora pra ler.

    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer seus livros infantis, também acho que é necessário estimular a leitura nas crianças.

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus eu tenho uma neta que ama livros, como eu! Herança boa, então aqui em casa não faltam livros infantis e agora já preciso desses para ela...tá, pra mim também!!!
    Ferdinando já perdi as contas de quantas vezes vi rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir