1 de junho de 2014

Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Título Original: Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe 
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Páginas: 392
Tradutor: Clemente Pereira
Editora: Seguinte

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

Diferente de muitos outros blogueiros, o que mais me chamou atenção nesse livro foi o nome. Foi só bater os olhos nessa capa e pensar: "meu Deus, que título genial é esse?". Não quis ler sinopse, resenhas, nem nada relacionado ao livro, ou seja, a história foi uma total surpresa para mim.

O livro, que se passa em 1987, narra a história de dois garotos com nomes e personalidades bem diferentes, Aristóteles e Dante, mas que acabam se tornando amigos de uma forma muito doce e rápida. Narrado pelo ponto de vista do Ari, leva o leitor para o mundo que é a cabeça de um adolescente de 15 anos totalmente antissocial. Para a sorte do Ari, isso muda quando, em uma tarde ensolarada na piscina, Dante aparece em sua vida.

Sáenz retrata de uma forma bem leve e natural diversos "problemas" que fazem parte da vida dos adolescentes, inclusive um tema bastante polêmico que toca mesmo, principalmente à medida que o relacionamento dos personagens vai se intensificando. Além disso, temas como família, companheirismo e até mesmo a temida distância são retratados. 

A família de ambos possui um papel incrível na história. A de Ari, rodeada de lembranças sombrias e segredos; a de Dante, toda cheia de carinhos e facilidades. Mas o mais importante é que, mesmo que expresso de formas totalmente diferentes, as duas famílias possuíam o amor pelos filhos como ponto comum. 

Outro segredo do Universo: às vezes, a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões.

Não dá para negar que "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" mexeu muito comigo. Convivo com esse tipo de realidade o tempo todo e achei a coisa mais linda o modo como o autor trabalha isso no decorrer da história. Me emocionei demais em várias partes e antes mesmo de ter terminado, já soube que seria um favorito.

Como o próprio nome sugere, o livro se trata de descobertas. É uma obra totalmente original e com muito mais do que aparenta ter. Além de nos fazer conhecer as dúvidas dos personagens, nos instiga a tentar descobrir, também, os segredos do nosso próprio Universo. 

Leia aqui um texto do autor sobre "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" e se emocione um pouquinho antes de se derreter com as descobertas dessa dupla incrível. 

Classificação final: 

8 comentários:

  1. Como assim você leu esse livro? *--------*
    Parece completamente divo.
    Vamos ver quando eu terei oportunidade de lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lari, ele é a coisa mais fofa, leia! Todo mundo no mundo devia ler!
      Beijos!

      Excluir
    2. Para de fazer vontade rsrs, o tempo não anda favorável, estou lendo na medida do possível, mas quero esse livrooo.

      Excluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo em destaque.
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é lindo! Realmente, ele consegue demonstrar muito do que vários adolescentes sentem de maneira sensível e de um modo que tudo parece ser mais do que natural, simples. O livro é mesmo maravilhoso!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, comecei a ler esse livro e já morri de amores instantaneamente. Eu amei demais e sim, é candidato a melhor do ano!
      Beijos!

      Excluir
  4. O que me chamou atenção em relação ao livro foi sua capa. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de o ler, mas, depois da sua resenha, deu vontade de sair correndo e comprá-lo.

    Beijos,
    chuvadeejaneiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler, tanta gente já falou bem que só aumenta a vontade.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©