22 de julho de 2014

Resenha: O Chamado do Cuco

Título Original: The Cuckoo's Calling
Autor: Robert Galbraith
Páginas: 448
Tradutor: Ryta Vinagre
Editora: Rocco

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega. Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P.D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

"O Chamado do Cuco" já havia chamado a minha atenção pela trama. Pode não parecer, mas gosto muito de livros policiais. A maioria das críticas eram positivas e isso me deixou muito curiosa. Quando saiu a notícia que Robert Galbraith seria então um pseudônimo adotado pela minha amada J. K. Rowling, a ansiedade triplicou. 

O livro já começa nos apresentando a trágica morte de uma modelo super famosa. Até então, segundo investigações da polícia, supõe-se que a incrível Lula Landry cometeu suicídio, pulando da sacada do seu apartamento. Apesar de todo reboliço na mídia, após alguns meses o caso foi completamente esquecido. Porém, John Bristow, seu irmão adotivo, não consegue engolir a história. Ele jura de pés juntos que, na verdade, a irmã foi vítima de um assassinato. 

Com o intuito de desvendar esse mistério, Bristow contrata o detetive particular Cormoran Strike, um veterano de guerra que perdeu uma perna enquanto ainda estava em serviço. Para completar a sua triste situação, ele está passando por diversos problemas pessoais. Para resolver o caso, Strike conta com a ajuda de Robin, uma assistente temporária - que obviamente já supomos que se tornará permanente, no decorrer da trama.

Como era fácil tirar proveito da tendência de uma pessoa à auto destruição; como era simples empurrá-las para a inexistência, depois recuar, dar ombros e concordar que este fora o resultado inevitável de uma vida caótica e catastrófica.

Eu não sabia o que esperar da leitura. Quer dizer, eu não sabia o que esperar de uma J. K. Rowling pós Harry Potter. A verdade é que eu me surpreendi. O enredo, além de bem construído, te deixa com aquela ansiedade característica de toda estória policial. O início tende a ser um pouco maçante, mas apesar disso, a curiosidade prevalece. 

A cada capítulo, a trama vai ficando mais interessante. Cada entrevista dada é uma pista e cada ação de Bristow nos faz questionar a inocência dos personagens. Confesso que o desfecho me pegou de surpresa, já que não imaginaria nunca que o assassino - é obvio também que vocês já podem deduzir que sim, Lula realmente foi assassinada - seria a pessoa que é. Lembrando que temos tudo isso aliado há mais os outros um milhão de problemas do nosso protagonista.

Apesar do fracasso em "Morte Súbita", Rowling provou em "O Chamado do Cuco" que não é boa apenas em estórias infanto-juvenis. Aconselho às pessoas a lerem o livro não pela fama da autora e pelo sucesso que a mesma teve nas publicações anteriores, e sim porque ele é realmente bom. Além da trama infinitamente boa, os personagens são bem construídos e o mistério é resolvido sem nenhuma "buraco" - na minha humilde opinião, é claro. Após essa leitura, a única coisa que tenho para dizer é que estou ansiosa para os próximos livros da série. 

Classificação final: 

4 comentários:

  1. Tive problemas sérios com o começo do livro, mas quando cheguei na parte 3 li tão rápido que até eu me surpreendi. A trama foi muito empolgante e muito cativante também!
    Robin é a MELHOR SIDEKICK EVER!! XD

    PS: Sério que não gosto de Morte Sùbta? =(

    Bjao!

    http://otakufanboy.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcel!

      Assim, eu não consegui lê-lo todo... Mas planejo dar uma outra chance para ele em breve. :3

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Ana!

    ''O Chamado do Cuco'' está na minha lista há um tempo e estou com muita vontade de lê-lo, ainda mais agora com a sua resenha, né? rs Acho que vou coloca-lo no topo de minha lista! Muito boa a resenha! :)


    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tony!

      Que bom que te deixei animado para ler! Não esquece de me contar o que achou, viu?

      Beijos!

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©