2 de outubro de 2014

Análise de Série: As Crônicas de Nárnia

Títulos: O Sobrinho do Mago
              O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
              O Cavalo e seu Menino
              Príncipe Caspian
              A Viagem do Peregrino da Alvorada
              A Cadeira de Prata
              A Última Batalha
Autor: C. S. Lewis
Páginas: Total de 792 páginas
Tradutor: Paulo Mendes Campos, Silêda Steuernagel
Editora: Martins Fontes

As Crônicas de Nárnia é uma série de livros de fantasia, a mais famosa do autor britânico Clive Staples Lewis, tendo vendido mais de 120 milhões de cópias mundialmente. Pois é meus caros, e além disso é uma das obras literárias mais conhecidas de todos os tempos, tendo sido traduzida para 41 idiomas diferentes. As crônicas já foram adaptadas para televisão, rádio, peças de teatro e claro, para o cinema, e eu acho que é dai que muita gente (assim como a pequenina Jess) conheceu a obra!

Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista.

As Crônicas de Nárnia nos contam as aventuras de diferentes crianças ao longo das histórias, que acabam por entrar no Reino de Nárnia, um lugar onde a magia é algo totalmente normal e aceitável, os animais falam, e óbviamente batalhas entre o bem e o mal se desevolvem a todo o tempo. Essas crianças, do nosso mundo ou de Nárnia, recebem e ajudam o Grande Leão, Aslam, criador de Nárnia.


O Mundo


O mundo criado por Lewis nada mais é do que um mundo de fantasia, onde a magia reina. Existe no mundo de Lewis uma forte influência dos acontecimentos mundiais, tais como a Guerra Fria, pois o livro foi terminado nessa época, fatos tais que também refletiram na vida do autor e por consequencia na criação de seu mundo.

É possível encontrar também influências da mitologia grega e nórdica com seus seres ficcionais, como os centauros, faunos, dragões e sátiros por exemplo. Ainda temos influência de literatura cristã, onde especialistas fazem uma comparação de Aslam com Jesus.

Mas o fato aqui é que: As Crônicas de Nárnia é genial <3 quem nunca se imaginou lá? Não mente!

Enredo

Tem tanta coisa pra colocar aqui! Afinal são sete histórias diferentes que se complementam com o passar da leitura, então vou contar apenas sobre a primeira, O Sobrinho do Mago, minha preferida do livro todo.

O Sobrinho do Mago, é o sexto livro da série a ser publicado (por que caso vocês não tenham ideia, o maluco do Lewis publicou todos os livros fora de ordem, e depois deu uma sugestão do que seria a ordem cronológica dos mesmos haha), e o primeiro em ordem cronológica.

Através de uns anéis mágicos fabricados por André Ketterley, ou nosso querido Tio André, Digory e Polly viajam até Charn, um mundo já muito antigo e sem vida, onde acidentalmente libertam a feiticeira branca: Jadis. Acabam tambem, junto com Jadis, por chegar a um mundo que acabava de ser criado por Aslam: Nárnia. Ainda temos no meio da confusão toda com a feiticeira parando até no nosso mundo, como o guarda-roupa foi criado e como veio parar em nosso mundo (so lovely that I can die guys, seriously, love it).

Mas se você sabe o que é isso, se já passou a noite toda acordado e chorou até acabarem as lágrimas… Então você sabe que, no fim, desce sobre nós uma grande calma. Chegamos até a ter a sensação que nada mais nos poderá acontecer.


Personagens


Posso dizer que não existe um personagem principal já que temos várias histórias diferentes, mas sabemos que existe um personagem que esta sempre presente em todas elas: Aslam. Ele é o Grande Leão, amigo, que ajuda nossas crianças a enfrentarem seus destinos. É quase como um Mestre dos Magos que só aparece quando convém mas sabe de tudo que acontece haha!

Nada acontece duas vezes da mesma maneira.

Temos também os famosos Grandes Reis e Rainhas de Nárnia: os irmãos Pevensie. Pedro, Edmundo, Susana e Lucia, em tempos de guerra são levados para uma casa de campo para sua proteção. Durante a exploração do local acabam por descobrir um guarda-roupa mágico que os leva a um lugar chamado Nárnia. Pedro é o irmão mais velho, Edmundo o irmão rebelde que causa o conflito todo da história, Susana a irmã mais velha (que me lembra em tudo a minha irmã, inclusive na caretisse), e a amável Lucia, a menor dos irmãos, que descobre Nárnia.

O legado dos quatro grandes reis passou de uma história para outra, sempre ligando-as e fazendo você se perder no tempo de Nárnia, que não passa da mesma forma que passa no nosso mundo!

Nenhuma alta sabedoria pode ser atingida sem uma dose de sacrifício.

Continuando com as crianças que foram a Nárnia temos o primo Eustáquio, que infernizou muito a vida dos Pevensie, até que recebeu um ‘castigo’ e virou uma criança mais branda e amigável. Eustáquio, assim como os primos Pevensie, também retorna para o mundo de Nárnia, porém com sua amiga Jill. Ainda temos Shasta, ou Príncipe Cor, raptado quando criança por um lorde do mal. Ah! Rei Franco e Rainha Helena não são crianças mas foram os primeiros governantes oficiais de Nárnia, humanos, ambos!

Temos ainda o Sr. Tumnus, um simpático fauno que encontra com Lucia em sua primeira ida ao mundo mágico. Ripchip o rato falante e muito valente de Nárnia. E óbviamente não vamos nos esquecer da terrível Jádis, a Feiticeira Branca, que perturba do começo ao fim todo mundo, blergh! Pra variar é uma lista interminável de personagens legais, dos quais não posso começar a citar ou viraríamos a semana hehe

Vocês não devem fazer coisa alguma para voltarem a Nárnia. Nárnia acontece. Quando menos esperarem, pode acontecer.

Para encerrar o post só posso dizer que, ao conhecer esse livro, com meus 12 anos de idade, me encantei de tal maneira que li ele inteiro duas vezes em uma semana! Não é nada difícil ficar amiga da Rainha Lucia e torcer pelo bem dos animais falantes de Nárnia, querer lutar ao lado de Aslam para combater o mal, posso garantir! A leitura vale a pena, muito mais do que uma recomendação, é uma obrigação de todo mundo conhecer essa obra maravilhosa e tão doce de Lewis!

Beijinhos e até a próxima! :*

2 comentários:

  1. Eu particularmente adoro os livros de Nárnia <3' ! Sao livros que levam a nosso imaginação e criatividade as alturas !

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente minha literatura infantil favorita! :3

    Acho incrível o clima mágico e tom apaixonante que o livro tem, e o mix cultural também é extremamente fascinante! (Fala sério, misturar cristianismo com mitologia nórdica foi um golpe de gênio!)

    É um dos livros que mais reli na vida xD
    http://otakufanboy.tumblr.com/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©