17 de dezembro de 2015

Resenha: A Menina da Neve

Título Original: The Snow Child
Autora: Eowyn Ivey
Páginas: 352
Tradução: Paulo Polzonoff Junior
Editora: Novo Conceito
Livro recebido em parceria com a editora.

Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.

Quem anda sempre antenado com os lançamentos literários sabe muito bem que a Novo Conceito está apostando todas as fichas em A Menina da Neve. Todo mundo ficou louco para receber aquele marcador holográfico maravilhoso (que só chegou aqui em casa essa semana) e muitos blogueiros passaram o livro na frente das mil leituras atrasadas. Infelizmente, ou felizmente, eu só consegui um tempo para ler nesses últimos dias e não me arrependo muito de ter protelado, para ser sincera. 

Mabel e Jack são um casal de idosos que não possuem filhos e se afastam mais e mais a cada dia que passa. Mabel é de uma classe social diferente (mais alta) de Jack e por isso sofre bastante preconceito da família do marido. Para fugir disso tudo e tentar restabelecer o casamento, o casal decide se mudar para o Alasca. Durante uma das primeiras nevascas da temporada e em um raro momento em que estão juntos, Jack e Mabel resolvem construir uma criança feita de neve e, para surpresa dos dois, quando foram verificar no dia seguinte, a criança havia desaparecido. Fantasia e realidade se misturam quando o casal passa a ver uma menina de carne e osso correndo entre as árvores, tornando-se cada vez mais próxima deles. 

Não era necessário entender os milagres para acreditar neles, e na verdade Mabel chegou a suspeitar do oposto. Para acreditar, talvez você tenha de parar de procurar explicações e segurar a coisinha em suas mãos antes que ela escorresse feito água entre seus dedos.

A história, não há como negar, é diferente de tudo o que estamos acostumados. Tem tudo para ser um conto de fadas dos mais lindos, mas o livro não flui de jeito nenhum. A narrativa é muito lenta e, por mais que combine com a atmosfera do livro, não funcionou para mim: a autora faz descrições em excesso e tudo demorava tanto tempo para acontecer que acabei perdendo a paciência. Além do mais, há uma melancolia tão grande presente em Mabel o tempo todo que comecei a ficar deprimida também, mas não daquela forma gostosa que é quando o livro cativa a gente. 

Não consegui me apegar direito aos personagens, não consegui simpatizar com a dor do casal e nem entender o porquê de eles terem se isolado do mundo e não encontrei a resposta para essa questão em nenhuma parte do livro. Casais que não podem ter filhos são muito comuns e, para mim, apesar de ser difícil, não é um problema impossível de resolver. Por favor, não me chamem de insensível por isso... Até porque existem muitas crianças que precisam de abrigo e estão aí morrendo a míngua, enfim.

O único motivo pelo qual eu dei três estrelas para A Menina da Neve foi justamente pelo fato de eu ter achado a história criativa e única. Se você é uma pessoa que adora fantasia e se derrete toda lendo sonhos se tornando realidade, esse é o livro perfeito para você. Se não, já sabem o que devem fazer.

Classificação final: 

SORTEIO


Regras:

- Residir ou ter endereço de entrega em território nacional;
- O período de inscrição será do dia 17/12/2015 ao dia 18/01/2016;
- O resultado da promoção será divulgado em até 10 dias após o seu término. 
- O prazo de envio do livro será de 40 dias úteis após a divulgação do resultado e o blog não se responsabiliza por danos, extravios ou retornos da encomenda;
- O participante deverá obrigatoriamente seguir o blog via GFG e deixar um comentário válido na resenha;
- O vencedor terá um prazo de 48 horas após o resultado para entrarem em contato o blog. Caso contrário, o sorteio será refeito;

a Rafflecopter giveaway

42 comentários:

  1. Oi...
    Adorei a sua resenha , muito sincera :)
    Confesso que me joguei na febre dos blogueiros e esse livro está no topo dos meus desejados, mas agora, vendo sua resenha fico na dúvida se esse livro é tão bom quanto todos dizem .
    Pra tirar a prova vou participar do sorteio . Quem sabe ganho ?

    deibediane@gmail.com

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha,
    Acho que essa foi a primeira resenha que li que não amou o livro. Detesto quando os personagens não me cativam, mas como você disse que para quem gosta de fantasia e sonhos que se tornam realidade, pretendo dar uma chance para esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Depois dessa resenha desanimadora, fiquei quase sem vontade nenhuma de conhecer a história do livro.. rsrs Mas vou participar da promoção mesmo assim :D
    Também sou meio impaciente para livros que não desenvolvem, e até entendo que em alguns casos as reflexões justificam essa demora, mas algo que não anda já me deixa irritada só de pensar. rsrs Se eu tiver oportunidade de ler, espero gostar um pouquinho mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana
    Menina, é primeira resenha que leio deste livro que é negativa. Pena que não funcionou com você.
    Ainda sim eu pretendo ler este livro, depois te conto o que eu achei.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu realmente adoro sua sinceridade.

    Confesso que sua resenha, apesar de negativa, me deixou mais curiosa pra lê-lo.

    Realmente, quando a história é muito arrastada, frustra e desanima, mas to me sentindo corajosa pra dar uma chance.

    Beijinhos, Ans.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Ana! De fato, a história é bem diferente do que estamos acostumados a ler por aí. Você comentou a respeito do enredo mais arrastado, assim como disse, acredito que realmente seja a intenção, inverno tem toda uma atmosfera mais melancólica mesmo e ainda temos os dramas da personagem principal, não ajuda muito, né? Haha Mas eu daria uma chance ao livro, exatamente por ter uma premissa diferenciada.

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a ler e não me empolguei muito, então deixei uma amiga ler primeiro, pretendo ler ele mais pra frente! ;)

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana! Tudo bem? Ai, Deus me livre de ler esse livro e ficar (ainda mais) depressivo, viu? Amo a capa e a premissa dele, mas agora já não quero mais lê-lo! rsrs Fica para a próxima. Adorei a resenha e a sua sinceridade! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei um pouco desanimada, mesmo assim ainda pretendo conferi essa história, pois curto muito fantasia e sonhos se tornando realidade, que pena que pra você foi uma decepção.

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o mega marketing feito para esse livro e fiquei bem interessada. Não sou muito ligada em livros tão sonhadores assim. Mas acho que, mesmo sendo um pouco monótono e bem descritivo, talvez o clima de natal ajude a levar a leitura. rs.
    Quero ler só para tirar minhas próprias conclusões. Mas sua resenha valeu muito para não criar grandes expectativas.
    bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Já vi muitas resenha positivas desse livro, a estória deve ser bem tocante mesmo. Meio que me lembra de um filme que agora não lembro o nome, mas acho que a proposta era a mesma.. haha


    Beijo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Realmente a editora investiu numa promo caprichada desse livro e fiquei interessada na historia logo de cara. Até sonhei com esse livro e nem sei porque, a capa é muito bonita e a sinopse me lembrou um pouco de "A curva no tempo", não sei se pretendo comprar o livro ou ler em ebook mas com certeza vai entrar na lista das minhas próximas leituras.

    ResponderExcluir
  13. OMG!! Eu não poderia estar mais errada sobre este livro! Na verdade, a sua é a primeira resenha que leio, mas já estava desejando a o livro desde o lançamento, confesso que mais pela capa. Mas, eu realmente estava esperando algo distopico, mais teen e não tão emocional... Eu odeio livros e personagens melancolicos, não gosto de narrativas lentas e muito menos descritivas em excesso! Mas parece uma trama inovadora, em todo caso. Enfim, depois da resenha, acho que vou adiar a leitura por mais um tempinho!! hahaha

    ResponderExcluir
  14. Embora vc tenha tido problemas com a leitura do livro quero lê-lo pq sou fã de contos de fadas e td que é inspirado neles, ainda mais contas assim com neve tão distante de nossa realidade fervente =/

    Miquilis: Bruna Costenaro

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi!!!
    Já li algumas resenhas sobre o livro, confesso que estou bastante curiosa, mas acabei de ler um livro com uma narrativa muito lenta e com muitas descrições também e acabei enrolando muito pra terminar a leitura. Quero muito ler A Menina da Neve, adorei muito a premissa, mas deixarei pra ler mais adiante.
    Bjos e sucesso!!
    mayaracoradini@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Confesso que não gosto de livros com muita descrição, cansa a leitura. Entendo como você se sentiu em relação a história, e ainda estou pensando se vou ler.
    Parabéns pela resenha!
    BJs e participando!
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Fiquei interessada na leitura desse livro quando a editora anunciou o lançamento do livro, mas eu imaginava que a trama do livro fosse completamente diferente, e é muito melhor do que imaginava, além do mais gosto de livros emocionantes como esse, que meche com o nosso interior, espero poder esse livro no começo do 2016, poi tenho certeza que vou amar essa história.
    Participando da promoção.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, Ana, você não curtiu mesmo kkk
    Comecei a ler a resenha pensando que você tinha adorado, mas tive uma baita surpresa. Esse livro vem agradando muitas pessoas por aí, por isso sigo cada vez mais ansioso para conferi-lo. Por ser mais lento, deve ser gostoso lê-lo em dias bem frios. Acho que combina. E, graças a sua resenha, vou diminuir minhas expectativas, viu? Não quero me decepcionar também e confesso que tenho medo dessas descrições em excesso D=

    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu juro que achei que você ia amar esse livro kkk e sério eu acho que vou amar, quando você disse: Se você é uma pessoa que adora fantasias e se derrete toda vendo sonhos se tornando realidade esse livro é pra você, parece que você estava falando comigo, porque realmente sou assim e estou doooooida pra ler esse livro!!
    e-mail: samirahhamoudgmail.com

    ResponderExcluir
  21. Confesso que ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro, mas pelas suas ultimas palavras já quero ler! Pois sou daquelas que gosta sim de fantasias e ate ver coisas impossíveis se realizarem.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Apesar da sua opinião e de sua classificação para o livro, ainda quero muito ler este livro. Quero adquiri=lo desde o lançamento.
    Acho a premissa e a capa linda ! :)
    Participando!

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a capa, simples e linda!
    Senti que é um daqueles livros que é preciso estar na vibe pra lê-lo..O livro me remete mais ao inverno, mas enfim, fiquei intrigada com a história realmente parece ser bem diferente.

    ResponderExcluir
  24. Confesso que aquele marcador é realmente maravilhoso! Mesmo pela sua classificação do livro ainda quero muito lê-lo :)

    http://livrosoutrasdrogas.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. interessei pelo livro já pela capa. fiquei surpresa por vc não ter gostado do livro, mas ainda quero lê-lo. toda vez que leio a sinopse tenho mais interesse, sempre acho que será incrível.

    ResponderExcluir
  26. É verdade, esse livro deu o que falar entre os blogueiros, mas a sua resenha me impressionou muito (no lado bom), por que imaginava que ele fosse diferente, mas isso não estragou em nada, só me deu mais vontade de ler e tirar minhas conclusões
    Espero muito que eu o ganhe

    ResponderExcluir
  27. Desde o lançamento que eu quero ler esse livro, achei a sinopse muito interessante e a capa linda.
    Nossa, nao sabia que a narrativa era lenta, achei q era daqueles q a gente vicia e ler rapidao.
    Quando a gente nao se sente a vontade com os personagens, pra mim é over. Uma pena que tenha acontecido com vc, mas ainda quero ler e tentar gostar, quem sabe ne?!
    Pelo menos vc achou a história criativa e única.
    Beijos

    Blog Livros e Sushi
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Me interessei muito pelo livro justamente pela história, gosto muito de livros com muitos detalhes, então talvez esse seja o livro certo para mim hahah mas entendo a sua opinião e concordo em relação a situação do casal, não poder ter filhos não deve ser fácil, mas existem muitas crianças que precisam e querem uma família. Mas continuo super interessada na história, é algo novo, achei muito criativo. Beijoss

    ResponderExcluir
  29. Entendo sua opinião, tem leitura que realmente não flui!! Porém, como a capa é linda, e opiniões divergem, eu gostaria de conhecer esta estória!! Fiquei em dúvida em relação à criança, ela é do bem, tem suspense? Gosto de tudo um pouco!! Participando e torcendo muito para ser a ganhadora!!
    Marie dos Santtos
    mariedossanttos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde.
    Maravilhosa resenha, apesar de não ter fluido como você gostaria, eu entende o seu ponto de vista a respeito do livro, confesso que bateu uma certa curiosidade para ler esse livro, e como eu sou louca por fantasia vou com certeza da uma chance a ele.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde!
    Eu sou uma dessas pessoas que ficou chateada por não conseguir o marcador holográfico! #invejinha
    Eu esperava bastante da história, mas também não gosto quando enrolam demais e ficam muitas questões em aberto. Apesar de misturar fantasia, um gênero que eu amo, não sei se faria muito meu estilo!
    Beijos.

    www.historiamuda.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana :)
    Entendo bem seu ponto de vista, é péssimo quando não conseguimos nos apegar a história, e ainda mais aos personagens. Mesmo assim eu ainda estou doida para conhecer A menina da neve, ouvi comentários variados, e todos me deixaram super curiosa, como amo fantasia misturada com realidade vou apostar no livro!
    Bj

    Visite: Blog Passeando com os livros

    ResponderExcluir
  33. Eu Quero muito ler esse livro parecer ser incrível e amei a capa, a sinopse e a resenhas que eu vi muitas sobre esse livro <3 torcendoo
    Bjss

    ResponderExcluir
  34. Ahhhhhhh, achei o enredo muito fofo. Não é sempre que se vê um livro mesclando fantasia e realidade, num cenário tão idílico.
    Consigo até entender porque eles foram se esconder do tudo. Chega-se a um ponto em que se percebe que o "mundo" não te aceita. Então, você procura criar seu próprio espaço, onde se sinta acolhido.
    Apesar dos problemas citados, continuo com muita vontade de ler essa linda história.
    jaque_borchardt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Ana!
    além de gostar de livros de fantasia, gosto quando a narrativa é detalhada, porque os detalhes são importantíssimos para o entendimento do enredo.
    Uma pena que achou a narrativa arrastada.
    Achei o mote do livro bem diferente de tudo que já li em termos de ficção e gostaria de apreciar a leitura.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    “Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe do TOP COMENTARISTA de Janeiro, são 4 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  36. Sua resenha ficou diferente das que eu já li sobre esse livro, me mostrou um outro lado que eu ainda não tinha conhecido. Quando li sobre o livro pela primeira vez, eu fiquei encantadíssima e hoje tenho muita vontade de ler. Gostei da sua sinceridade, conseguiu passar exatamente o que sentiu e achou da estória.


    Participando
    giddsantos@gmail.com
    Giovana Santos

    ResponderExcluir
  37. Não goto de muitos livros detalhados, mas a capa é bem chamativa, tenho interesse de ler pelo fato de ser uma historia diferente, talvez não previsível como estamos acostumados!
    Participando!
    analimaok@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Hummm....tá aí um livro que me deixou confusa agora. Achei legal quando vi o lançamento e algumas resenhas foram bem positivas. Mas vendo o que você falou, sei não... Ao menos é uma trama diferente né, isso achei legal. Mas a falta de conectividade, de conseguir entender os personagens, isso me deixou pé atrás agora. Ainda gostaria de ler, mas já vou com menos expectativas.

    ResponderExcluir
  39. Mabel e Jack pelo jeito passam por um momento muito difícil, não só devido o casal não poder ter filhos!! Mas eu fiquei super curiosa para saber como esta menina apareceu na vida deles, se ela é real!! A capa está muito linda e está todo mundo falando neste livro!! Gostaria de ler, tirar minhas conclusões!!

    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Nossa desde que eu vi o lançamento desse livro, ficou louca para ler. A sinopse e a capa me cativaram.
    E dps fui lendo resenhas e gostando mais ainda.
    Mas li algo agora na sua resenha que me preocupou, kkk, vc falou que as descrições serem em excesso, tenho um certo problema com isso, kkk, não tenho muita paciência, me cansa demais muitos detalhes qdo nada acontece...
    Mas assim mesmo quero ler...vou tentar a sorte, quem sabe eu não ganhe né?
    Gostei da sua resenha, super sincera.
    Parabéns!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  41. Nossa, que fofuraaaaaaa!!!
    Adorei a sinopse e tua resenha, imagina que loco que não deve ser, você contrruir um boneco de neve, obviu que ele vai sumir logo, ai depois de um dia chega uma menina que não sabe quem é nem como consegue ficar nesse frio ha ah, Perfeitoo adoreeeei

    ResponderExcluir

  42. Tive um problema com meu namorado há seis meses, o que nos separa. Quando ele terminou comigo, eu não era mais eu, preenchi tão vazio. E não sei o que fazer, sinto que minha vida chegou ao fim porque ele era meu primeiro amor. Eu fui para aconselhamento e conselhos on-line E eu vi tantos bons comentários sobre um rodízio de feitiços sobre como ele os ajuda a resolver seus problemas de relacionamento e casamento. Envie um e-mail ao conjurador de feitiços no e-mail que foi fornecido nos comentários em (spellcasttemple@gmail.com) e eu disse a ele Meu problema e fiz o que ele me pediu brevemente para fazer uma longa história, antes que eu soubesse o que aconteceu, depois de 48 horas, meu namorado me ligou e ela voltou para mim e me disse que lamentava o que acontecia e implorava Por perdão, sou tão grato a esse conjurador de feitiços e não deixarei de publicar seu nome na internet apenas pelo bom trabalho que fez por mim. Se você precisar de sua ajuda, você pode enviá-lo por e-mail para SPELLCASTTEMPLE@GMAIL.COM ou Você pode ligar e fazer o que ele está no +2347051705853. Eu sempre será grato a ele. Ele é a solução perfeita para problemas de relacionamento e casamento.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©