19 de setembro de 2016

Resenha: O Amor Nos Tempos de #Likes

Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em "O Amor nos Tempos de #Likes", quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam "Orgulho e Preconceito" (Pam Gonçalves), "Dom Casmurro" (Bel Rodrigues) e "Romeu e Julieta" (Pedrugo).

Título Original: O Amor Nos Tempos de #Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni e Pedro Pereira
Páginas: 272
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora

Para ser bem sincera, não esperava ler O Amor Nos Tempos de #Likes. Primeiro porque, como já falei em algumas resenhas por aqui, não sou muito fã de livros de contos (e isso, com certeza, já fez a obra perder uns pontinhos comigo). Segundo porque, eu confesso, estava com um pouquinho de preconceito, não me julguem, por favor. Mas num é que, tirando umas coisinhas, eu acabei gostando? 

Uma coisa que eu adorei no livro é que as histórias criadas pelos autores são inspiradas em histórias que já conhecemos a muito tempo: Orgulho e Preconceito, Dom Casmurro e Romeu e Julieta. Não são exatamente releituras, mas conseguimos perceber determinados detalhes que rementem às obras citadas. Eu não vou falar das histórias em si, mas vou tentar falar um pouquinho do que eu achei de cada uma delas.

Para mim, o conto com mais potencial é o da Pam Gonçalves, Próximo Destino: Amor. Gostei muito da forma como ela escreve e foi o que mais me prendeu. A história também é muito bonitinha e o romance, apesar de acontecer rápido — o que eu entendo pelo fato de ser uma história curtinha —, é até bastante crível. O romance entre Ramon e Júlio, protagonistas de 337 km, conto dos meninos, também é muito linda, principalmente porque eu acredito que possa nascer um amor entre pessoas que se conheceram na internet.

Bom, o que menos me agradou entre os três vocês já devem adivinhar qual é. (Re)começos, da Bel Rodrigues, tinha tudo para ser a melhor história do livro, pois ela entrou abordando um tema que pouco vejo nos livros que leio: relacionamentos abusivos. Porém, em determinado ponto da história, ela acabou se pendendo ao introduzir um outro relacionamento para a personagem, o que me pareceu bastante forçado. Ainda assim, ela conseguiu acertar criando uma personagem com personalidade extremamente forte. 

O saldo geral da leitura de O Amor Nos Tempos de #Likes foi positivo, principalmente porque eu não tinha expectativa nenhuma sobre ele. Amei a forma como os autores conectaram os contos. É claro que muitas coisas poderiam ser melhoradas, mas foi uma ótima estreia para os booktubers, que mostraram que não só sabem falar sobre livros, mas que podem fazê-los também.

Classificação final:  (3,5)

5 comentários:

  1. Nossa, essa foi a primeira resenha que li desse livro com uma nota tão "baixa". Eu tenho lido somente elogios e cada vez que leio sobre a minha curiosidade aumenta mais. Quero muito conhecer a escrita da Pam, principalmente porque ela era a unica youtuber que eu acompanhava por assim dizer. Gostei muito da sua sinceridade, estou esperando pelas próximas resenhas.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Sou LOUCA pra ler esse livro! E o que acho mais interessante é que eles meio que colocaram um pouco deles nos contos, pelo menos é o que parece.
    Que bom que no geral, a leitura acabou te agradando.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!

    Eu tinha muita curiosidade para ler esse livro justamente pelo fato de ser de pessoas que costumamos acompanhar no nosso dia-a-dia. Gostei, mas não achei lá essas coisas que todo mundo fala. Acho que a sua resenha foi a mais sincera que li até hoje. Também achei o conto da Bel fraco, mas poderia ser muito bom.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Uma coisa que sempre admiro em sua resenhas é a forma como você relata realmente o que sentiu ao ler o livro. Sinto honestidade nelas. Espero que continue assim, não só em suas resenhas, mas em sua vida. Não se submeta a nada. Mantenha-se fiel à sua opinião em qualquer circunstância, mas sem abrir mão de aprender com as críticas recebidas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Estou estou esperando meu livro chegar para lê-lo ♥
    O Amor nos Tempos de Likes parece ser tão amorzinho, sabe? Estou pegando jeito com os contos haha

    Beijos,
    Flá Bergamin
    http://voceetaolivro.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©