Cinco Júlias | Matheus Souza - Roendo Livros

25 de novembro de 2019

Cinco Júlias | Matheus Souza


Imagina só acordar tranquilamente e descobrir que todas as suas mensagens, e-mails e arquivos foram divulgados. Isso mesmo, qualquer pessoa teria acesso a tudo que você mandou para os seus amigos, como aquele whatsapp falando mal de fulana, aquela foto íntima que você mandou para o seu namorado... Eu consigo sentir o caos no ar só de imaginar uma coisa dessas, Deus que nos defenda de uma catástrofe dessa. Mas é justamente isso o que acontece no livro de Matheus Souza.

Em Cinco Júlias, obviamente, conhecemos a história de cinco meninas chamadas Júlia que se encontram por um acaso do destino no Rio de Janeiro, por consequência desse cenário pós-apocalíptico que eu citei anteriormente. As protagonista têm seu próprio espaço dentro do livro, então temos a possibilidade de conhecer a personalidade de cada uma, como cada uma é de verdade por dentro. 

O estilo de narrativa de cada uma das meninas é único. Ter o ponto de vista de cada personagem é uma fórmula muito inteligente, pois, na minha opinião, torna a leitura muito mais dinâmica. Logo de cara torci o nariz pra Júlia 2, que é a personificação do egocentrismo, ao mesmo tempo em que me apaixonei perdidamente pela Júlia 1, que a é a mais sensata do grupo. Consegui até mesmo achar um espaço para me sentir um pouco incomodada com a forma que a Júlia 3 foi descrita: sabe as meninas que andam atrás da Regina George em Meninas Malvadas? Tipo isso... Mas enfim, o que você precisa saber é que as cinco se complementam. 

Agora chego num ponto importante. Eu li alguns comentários negativos sobre o fato de o autor, um homem branco, dar voz a cinco mulheres, sendo duas delas negras. Sinceramente, não sei se estou em posição de achar alguma coisa, mas ao meu ver Matheus Souza conseguiu conduzir bem a história; para mim, ele não foi ofensivo, ainda que eu tenha me incomodado com uma coisinha ou outra. Mas a minha realidade é diferente da realidade de outras pessoas, então não posso julgar o que o outro acha ofensivo ou não, né?

Eu, particularmente, gostei muito da escrita do Matheus. É engraçado porque se me dissessem que o livro foi escrito por cinco pessoas diferentes, eu acreditaria. Para mim, conseguir dar vozes diferentes para os personagens é uma qualidade imensa. Além disso, ele conseguiu trazer leveza para temas que são recorrentes na vida de qualquer jovem: romance, sexualidade, família, amizade. Ah, existem também muitas referências musicais e cinematográficas, é bem legal para conhecermos coisas novas ou simplesmente relembrarmos de coisas que gostamos. 

Eu gostei bastante de Cinco Júlias. Fico feliz por termos autores nacionais tão talentosos, que são capazes de desenvolver uma história cativante. Apesar de ter me enganado um pouquinho, Matheus Souza passa uma mensagem de esperança no final, com aquele toquezinho de "seja honesto com os outros e consigo mesmo que tudo dá certo".

Título Original: Cinco Júlias ✦ Autor: Matheus Souza ✦ Páginas: 328 ✦ Editora: Seguinte
Livro recebido em parceria com a editora

12 comentários:

  1. Confesso que não foi um livro que me chamou muita atenção quando vi. Mas gostei desse cenário de fim do mundo xD
    Ter tudo da gente divulgado, se você tem umas tretas escondidas ou coisa assim, deve ser mesmo cenário apocalíptico.
    As garotas terem essa conexão por nome também é algo interessante e achei legal dar voz a cada uma e suas diferenças. Parece ter aquela mais legalzinha, outra pra torcer o nariz, cada uma com algo único. Mas ainda assim não sei se leria tão fácil porque a trama não me chamou tanta atenção. Legal, gostei, mas pra ler mesmo...ainda não deu aquele baque.

    ResponderExcluir
  2. Sinto um orgulho tão lindo da nossa literatura nacional que você não imagina! Por isso, desde que vi este lançamento sendo lançado, já me interessei pelo enredo!
    Cinco mulheres tendo suas vidas reviradas dessa maneira, que coisa mais dolorida, mais gostosa.
    Também não vi problema num autor branco falar de mulheres, sendo duas delas, negras. E?? Não entendi esse reclamar de muitos!!!
    Claro que já vai pra lista dos mais desejados!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Amo tanto esse livro. Uma das melhores leituras do ano!
    Não gostei da Julia 2, mas depois ela foi me conquistando. Já a Julia 3 é a minha preferida.
    Ri muito com esse livro e amei a maneira como desenvolvido - confesso que pensei na questão dele falar sobre feminismo e tudo mais, mas ele me convenceu e trouxe uma história honesta.
    E os agradecimentos só reforçaram isso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que pesadelo ter sua vida exposta a qualquer um na internet. Essa premissa é um retrato dos dias atuais, onde quase todos expõem sua vida nas redes sociais.
    Gostei que cada Julia teve sua voz ouvida, seus medos expostos. E que mesmo diferentes, bem diferentes, entre si, se completam, se ajudam.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Deve mesmo ser o caos ver todas as mensagens e conversas abertas para que todos tenham acesso, imagino o aperreio.
    Quanto a questão do autor esrever sobre personagens negras, bem, como não conhecia o livro, nem nada, não posso nem opinar, a menos que consiga ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana,
    Primeira vez que vejo algo deste livro, mas de cara já fiquei encantada pela capa. Considerando que vivemos em mundo extremamente tecnológico e que somos cercados por redes socais e vários meios de comunicação, esse pesadelo de ter suas conversas expostas para o mundo, acredito ser o medo de muitas pessoas, se não, de todas. Achei muito interessante o autor trazer 5 protagonistas com mesmo nome, mas de personalidades tão diferentes. É quase como ler cinco livros em um só. Não conheço Matheus Souza, então nunca tive contato com sua escrita e, por isso, não posso falar sobre sua narrativa. Mas pela sua resenha acho que o autor se saiu muito bem na criação de suas personagens e nas abordagens da trama. Gostei da indicação e também sempre fico feliz em ver o talento de autores nacionais.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana
    Namoro o livro desde que vi seu lançamento. Não entendo porque estão fazendo críticas de autor que escreveu sobre mulheres, afinal para escrever tem que pesquisar.
    Gostei da forma como ele escreveu dando voz as 5 Julias, quero muito poder ler e ter minha conclusão sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, nem o autor, mas achei muito interessante, diferente mesmo.
    Adentrar na vida das Julias deve trazer muitas reflexões, além de divertir e aguçar nossa curiosidade para o que acontecerá em seguida.
    Anotado aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiii ❤ Nossa, deve ser uma verdadeira catástrofe descobrir que suas mensagens e tudo mais foram divulgadas.
    Achei bem legal essa premissa de as cinco Julias acabarem se encontrando.
    Bom saber que o ponto de vista de cada uma das Julias é mostrado no livro, já que assim acho que dá para entender melhor a história.
    É realmente incrível que o autor tenha conseguido criar 5 narrações diferentes e trazer leveza para temas recorrentes na vida de um adolescente.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ O título desse livro tem chamado muito minha atenção, mas até antes de ler sua resenha eu não sabia muita coisa sobre o mesmo, mas agora que sei sobre o que ele se trata, gostaria de conhecer essa história! ♡
    Achei bem original isso de cinco personagens com o mesmo nome acabarem se encontrando, quero conhecer cada uma delas e suas particularidades.
    O autor parece ter feito um ótimo trabalho ao criar cinco protagonistas bem diferentes entre si. De fato, essa é uma grande qualidade.
    Adorei a resenha e já quero fazer essa leitura!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sempre procuro conhecer autores nacionais, existem muitos talentosos e incríveis. Eu não conhecia o autor e só de ler a resenha fiquei muito curiosa pela escrita dele e pela trama também. Fiquei até um tanto confusa com tanta Julia no enrendo. Espero ler ano que vem!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ana!!
    Que bom que cada vez mais temos escritores nacionais que traz livros interessantes, e achei super empolgante a história das Cinco Júlias e espero ter oportunidade de fazer essa leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir