Sprint | Jake Knapp, John Zeratsky & Braden Kowitz


Sprint é o primeiro livro do Jake Knapp e do John Zeratsky, líderes do Gmail e YouTube e atuais membros da Google Ventures. Sprint é uma metodologia ágil de resolução de problemas inicialmente desenvolvida para comprimir em 5 dias todas as atividades que solucionariam problemáticas. Tudo isso sem reuniões longas e com um teste final que validaria direto com o cliente se a nova postura da empresa de fato traria lucros e engajamento com o público alvo. Sprint funciona para empresas de software, aplicativos até companhias de robótica. A maneira simples e silenciosa de aproveitar o tempo de executivos importantes e os melhores membros da equipe é a chave do sucesso do método.

Aos que não trabalham com tecnologia e startups: metodologia ágil é o novo estado da arte na maneira de trabalhar sem desperdiçar tempos ou recursos, geralmente apelando ao máximo para a tecnologia. Sprint cumpre bem a promessa das metodologias ágeis. No livro, os autores narram, de maneira fluida, o passo a passo que já funcionou para gigantes como o Airbnb e Slack. O passo a passo começa antes da segunda-feira, situação que eles nomeiam como "Preparando o terreno", que envolve a escolha da equipe enxuta que auxiliará nas decisões e na montagem do cronograma ideal dos 5 dias de sprint. Tudo isso é narrado de maneira fluida, cheia de rodapés com bom humor e referências engraçadas ao mundo das startups. Um prato cheio para os amantes de tecnologia e grandes novos modelos de negócios.

A partir da segunda-feira, as dicas começam a ganhar mais especificidade, como "comece pelo fim" e "mapeie: coloque o desafio em um diagrama". E esta é, de longe, a parte que mais gostei do livro: cada atividade a ser realizada é explicada de maneira didática, com imagens, pontos numerados a serem seguidos e um foco na simplicidade que nenhum outro método possui. E no meio disso, ainda há espaço para exemplos de aplicação de algumas das dicas do capítulo, que nesse caso foi a Blue Bottle Coffee, startup do mercado cafeeiro norte-americano que precisava de um novo e-commerce. No primeiro dia, também existem instruções para o Facilitador, a pessoa que controlará o tempo, o uso do quadro branco e provavelmente é a pessoa com maior tenacidade a seguir dicas como "almoce tarde" e "faça perguntas óbvias"

Na terça-feira, as pessoas precisarão realizar os primeiros esboços da sua ideia, a fim de apresentá-los e começar a votação das ideias a serem testadas na sexta através de um protótipo. E nesse momento que novas técnicas de design do Google entram em ação: Crazy 8s, apresentação de esboços e utilização de redes de contato para validação. Essa é uma das melhores sensações, talvez você nunca consiga realizar um sprint completo para resolver um pequeno problema, mas certamente começará imediatamente a usar o mindset e as ferramentas que compõem o sprint para fazer algum projeto ou simplesmente para terminar um trabalho na faculdade sem acabar com nenhuma amizade.

Nos dois dias seguintes do sprint, é responsabilidade do facilitador e decisor, votar silenciosamente, escolher 5 entrevistados para testar o protótipo, além de deixar todos os detalhes finais do protótipo encerrados. Nesse meio tempo, técnicas como lightning decision jam enfatizam como damos apresentações enviesadas de nossas ideias quando as criamos e estamos apaixonados por elas. E a percepção dessa característica crítica de decisões em grupo que tornaram Jake, John e Braden gurus de uma metodologia onde isso não existe, e uma única pessoa transmitirá todas as ideias, além da exposição em papeis e post its nas paredes.

Por fim, na sexta, o protótipo é testado com os entrevistados. Verdadeiras lições de como fazer boas perguntas que entreguem bons resultados sem vieses são dados, bem como a postura que o entrevistador deve ter. Um último passo importantíssimo para assegurar o sucesso dos cinco dias de trabalho ou a necessidade de mais um sprint para testar uma nova solução.

Ao final do livro, existem várias checklists de dúvidas, materiais a serem comprados para o sprint e dicas gerais para que seu sprint seja um sucesso mesmo que você não seja um guru em design thinking da Google Ventures! Isso que mais me apaixonou no livro, é uma metodologia para resolver muito usando muito pouco e com o melhor envolvimento possível de toda a equipe. Talvez por esse simples motivo, o Design Sprint é a maior ferramenta de metodologia ágil da atualidade.

Título Original: Sprint ✦ Autores: Jake Knapp, John Zeratsky & Braden Kowitz ✦ Páginas: 320
Tradução: Andrea Gottlieb ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Mylane!
    Mesmo não sendo um livro que leria hoje, acho bem importante para facilitar e ajudar as pessoas que tem interesse nesse ramo e precisam começar com alguma orientação. Achei bacana eles colocarem tipo um cronograma para ser seguido, facilita muito o entendimento e a prática.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. No momento não seria minha escolha de leitura mas tudo que visa facilitar, ajudar ou ensinar a como resolver problemas de maneira simples rápida e eficiente é válido. Nada mais enfadonho do que um blá blá blá interminável que no fim não resolve nada.
    Esse passo a passo diário é útil a fim de que todos se familiarizem com o método.

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo muito minha praia, há de se tirar o chapéu para enredos assim, que certamente farão a alegria de quem precisa disso em sua vida!
    Por isso, gosto demais desse seguimento da Editora, que sempre pensa em todo tipo de leitor!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  4. É, não seria um livro pra ler sem algum motivo especifico. Ele parece ter umas dicas legais, técnicas de como agir num certo meio e pra quem precisa de algo assim pode ser legal. Não chama atenção pra mim no momento.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ser o meu tipo de leitura, achei a proposta muito interessante e criativa.
    Acho que deixou a leitura mais dinâmica para quem quer saber sobre o assunto sem ser de um jeito formal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Mylane ;)
    Acredito que esse não seja um livro que eu vá gostar, até porque não trabalho com nenhuma das áreas citadas de tecnologia.
    Mas gostei de saber desse novo método que deve estar ajudando várias pessoas que trabalham no ramo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mylane
    No meu trabalho anterior esse livro seria como a Bíblia para mim, mas agora não.
    Muito genial os autores trazer a tona esse método que pode facilitar a vida de muita gente.
    Assim que puder quero fazer essa leitura, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mylane!
    Gostei da indicação, nunca li um livro desse tipo mais parece ser um livro bem interessante e bem diferente de tudo que já li, fiquei curiosa espero ter a oportunidade de conhecer esse livros mais a fundo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. O que eu muito observo e acho muito interessante nesses livros de aprimoramento pessoal E como eles conseguem transformar algo do cotidiano neles em algo de melhor compreensão para nós fazendo com que não fique no assunto tão complexo e complicado de ser entendido porém infelizmente esse não é o tipo de leitura que chama minha atenção

    ResponderExcluir
  10. É um livro interessante, mas não faz meu gênero, mas para quem curte, é uma òtima opção.

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Esse parece um livro com dicas bem legais e válidas, mas acho que não seria uma leitura que eu faria, pois achei que ele trata de um tema muito específico, que acho que interessaria mais pessoas que trabalham na área.
    Mas agradeço pela dica de leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Olá! ♡ Achei interessante a proposta do livro, acho que essa leitura é bem válida para quem atua nessa área.
    Eu não tenho interesse em fazer essa leitura, mas achei bacana as orientações e dicas que o livro dá.
    Beijos!

    ResponderExcluir