SOCIAL MEDIA

29 de agosto de 2019

Vilão | V. E. Schwab

 
Schwab nunca permitiu que eu duvidasse de sua capacidade. Afinal, há muito tempo a autora já vinha provando sua habilidade na escrita e na criação de histórias capazes de prender o leitor. Durante muito tempo, eu ouvi falar de Vicious e, finalmente, o livro chegou ao Brasil. E chegou com a promessa de ser o novo queridinho dos leitores. E é claro que as expectativas estavam altas.

Vilão é um livro difícil de apresentar. Qualquer deslize é spoiler e qualquer spoiler estraga parte da experiência. O que podemos dizer é que Vilão é um livro que vai te enfeitiçar logo nas primeiras páginas. E todo esse feitiço se deve à escrita de Schwab e a forma como ela resolveu contar essa história. Acontece que a narrativa não se prende à linearidade temporal. Com uma narrativa em terceira pessoa, a história vai e volta no tempo, forçando o leitor a se esforçar muito pra montar esse quebra cabeça.

O que sabemos no início é que uma vingança está sendo planejada por Victor, nosso protagonista, contra Eli, antigo amigo de faculdade. Os primeiros flashbacks vão 10 anos antes e nos mostram uma época em que ambos eram amigos e Eli estava interessado em pesquisar pessoas ExtraOrdinárias. De que forma as coisas chegaram onde chegaram? Como os amigos acabaram se tornando inimigos mortais? Quem está certo? Quem é o verdadeiro vilão?

Adorei o jogo que Schwab faz com a nossa cabeça e como ela nos confunde ao longo de todo o livro. A autora brinca com a palavra Vilão e nos faz reavaliar o que denominamos Herói. Vilão pode até parecer ser mais simples que os demais romances da autora, mas não se engane. O fato dessa história não se passar em um universo diferente, não significa que não tenha complexidade. Na verdade, eu diria que essa é a obra mais complexa da autora. No entanto, a complexidade aqui está em outros fatores, como nas relações humanas e no debate sobre o que seria a verdadeira moralidade.

E assim o leitor segue. Um capítulo que se refere a 10 anos antes, outro que se passa no dia de hoje, um de semana passada, outro de ontem, e cabe a nós ir montando as coisas na nossa cabeça. Minha experiência de leitura foi boa em todos os momentos. O livro começa muito bem e deixa o leitor muito curioso pra entender o que está acontecendo. Na metade do livro, quando já entendemos tudo, o livro continua interessante em seu desenvolvimento. E o final é alucinante.

Os personagens também são incríveis. Não há um mocinho tradicional nessa história. Os personagens são defeituosos e quebrados. E eu amo histórias assim, pois mostram o quão corajosos os autores podem ser. Afinal, é muito mais fácil conquistar os leitores com personagens bonzinhos. E mesmo os personagens secundários são bem desenvolvidos. Sydney e Mitch são fantásticos, encantadores e eu temi por eles o tempo todo. Porém, confesso que meu coração se derreteu pela Serena, que personagem forte e maravilhosa. Senti falta de conhecê-la melhor e vê-la usando mais seus poderes.

Eu detestei o Victor já nas primeiras páginas, mas, mesmo um personagem detestável deve ser bem construído. E Victor é. As motivações dele fazem sentido, ele é interessante e tem um poder de atração sobre as pessoas que também reflete no leitor. Em vários momentos, eu consegui sentir empatia pelo personagem e entende-lo. É como se o livro olhasse pra você, desse uma risadinha e dissesse "Viu só, você também não é totalmente bonzinho." kkkkkk

Ir descobrindo os superpoderes de cada personagem também é muito legal. E são habilidades bastante diferentes e surpreendentes. Fico pensando que esse livro tinha grandes chances de dar errado e virar um X-Men sem nada a acrescentar, mas Schwab nunca erra. Ela conseguiu colocar profundidade e trouxe elementos únicos para a história. Vilão é cheio de reviravoltas e tensão, o tipo de livro que faz o leitor dizer vários "Eita" durante a leitura e que a gente quer ler todo de uma vez só, sem parar. Eu fui até às 3 da madrugada lendo, porque chegou num ponto que eu não conseguia mais largar. E quando eu cheguei no final, a única coisa que eu pensava era: "PRECISO DA CONTINUAÇÃO AGORA."

A edição está linda e a capa tem tudo a ver com a história. A diagramação é muito boa e a leitura é confortável. Vilão cumpre com tudo o que promete e ainda entrega mais. É uma leitura deliciosa, interessante e viciante. Recomendo para todos.

Título Original: Vicious
Autora: V. E. Schwab
Tradução: Flavia de Lavor
Páginas: 364
Editora: Record
Livro recebido em parceria com a editora 

15 comentários :

  1. Oiii ❤ Sempre vejo críticas boas sobre os livros da V. E. Schwab, então tenho altas expectativas sobre Vilão.
    Estou muito curiosa pra saber o que aconteceu entre os personagens para Eli ter sido preso e agora querer vingança contra Victor. Quero saber também quais são os poderes dos personagens.
    O que mais me chama atenção sobre esse livro é saber quem entre os dois é o Vilão do título ou se tudo depende do ponto de vista de quem está lendo. Acho bem interessante que a história nos faz refletir o que consideramos ser um herói.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Ah, sua resenha me empolgou ainda mais.
    Ainda não li nada da autora, mas pretendo iniciar por esse.
    Gostei da premissa, e pelo visto é uma fantasia que nos leva a refletir, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa desconstrução ou essa alternância entre Vilão e Herói- papéis geralmente bem definidos em livros- pode, em um primeiro momento, causar certa estranheza, mas só a genialidade de VE Schwab é capaz de criar personagens tão instigantes quanto Victor e Eli,cheios de nuances,complexos, coisas boas e más, que acreditam estar fazendo o que é certo.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que este livro tenha sido um dos mais elogiados e resenhados nos últimos tempos. E olha, sinceramente eu não li uma crítica negativa dele.
    O autor fez uma brincadeira nada sutil com os leitores. Esse jogo de colocar vilão/herói tudo ali, fazendo o leitor se questionar a cada segundo onde estava o mal e onde existia o bem!
    Acho que é assim com cada um de nós né?rs
    É um dos livros que mais desejo ler no momento e não vejo a hora de poder fazer isso!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Meu coração chegou a acelerar quando vi q a postagem nova era a resenha desse livro!! É possivelmente o livro q eu mais esperei ser lançado no ano. Mais ansiosa q pro final de Game Of Thrones hahahahha
    Eu li a parte da sinopse, mas como ainda não li o livro e ele é o meu mais aguardado eu preferi evitar spoilers, como vc mesma disse kkkkkk, mas prometo voltar aqui e ver sua opinião sobre o livro depois q eu ler
    P.S.: Eu to no chão com essa edição maravilhosa ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Ainda não conheço a escrita da autora, mas tenho muitaaa curiosidade, até agora só li resenhas positivas sobre os livros dela, principalmente, sobre este.
    Achei genial a autora brincar com os significados de Herói e Vilão, estou muito ansiosa para ver como ela desenvolveu isso no livro.
    Estou bem curiosa para saber o que aconteceu para que a amizade dos protagonistas fosse abalada ao ponto de um deles querer vingança.
    Achei interessante também que os capítulos se alternam entre presente e passado, assim conseguimos entender melhor o que aconteceu com os personagens no passado que têm muito peso no presente de ambos.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Essa autora parece não decepcionar mesmo, nem que seja entregando sempre uma escrita viciante e fácil de ler e se jogar. Mais uma história com muita coisa legal pelo visto. Gostei disso de mostrar passado e presente, dar essa ideia, esse contexto pra gente ir imaginando o que levou uma coisa a outra, o que aconteceu com os personagens. Gosto também disso de não ter vilão e mocinho clichê, de ser tudo muito complexo e com personagens que entregam os dois lados, pois deixa mais humano e real. História com boas reviravoltas também anima. E tem muito pra confundir a cabeça também. A escrita é algo que sempre vejo elogios e essa nova narrativa parece estar tão curiosa, daquelas que você vai lendo e só quer saber o que vem a seguir. Dá pra ver isso pela vontade de uma continuação! Mais um dela pra ler, a lista do cresce e a curiosidade com tanta coisa boa da autora também não tá ajudando!

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi a capa desse livro não tinha parado para observar os detalhes e somente nas outras vezes que vi pela net prestei mais atenção. Diante de tantos pontos positivos com a escrita da autora e com a própria trama, fica difícil não querer ler urgente. É muito bom quando um livro não cai na mesmice e se transforma em mais um do mesmo. Quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscilla ;)
    Não li a série Tons de Magia, mas quero muito. Tenho amigos que também leram Vilão e me indicaram demais!
    Acho demais quando um autor consegue manter assim o ritmo da história, e só isso já me deixou mais animada ainda em ler essa obra. Além do fato de que AMO fantasia né haha
    Que bom saber que você gostou do livro até o fim, isso mostra como a escrita da autora é envolvente!
    Espero ler em breve *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila
    Ainda não conheço a escrita da autora e nessas semanas li muitas resenhas de Vilão e estou muito curiosa para esse livro.
    Lendo sua resenha já imaginei esse livro virando uma série assistiria mesmo sem ler o livro, kkk.
    Tendo personagens bem construídos e nos passando a mensagem que somos bons e maus ao mesmo tempo, basta saber qual prevalece ou se tem equilíbrio.
    Espero que a continuação não demore.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Priscila
    Aiii tô louca para ler esse livro!
    Ainda não li nenhum da autora, mas quero todos, e esse parece ser imperdível!
    Amei e fiquei curiosíssima pelas resenhas dele que li.
    O Victor parece ser tipo o lorde Voldemort, bem detestável kkkkkkk e a história toda é bem original, diferente né?
    Assim que der comprarei o meu!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Hey! Por enquanto não li nada da autora mas pelo que pude ver os livros dela são incríveis. Achei o título bem atrativo, não sei o motivo. Mas apesar disso, o que realmente chamou minha atenção foi o "habilidades extraordinárias" na sinopse, rs. Fiquei interessado para saber o motivo da prisão e a razão da inimizade formada entre o Victor e o Eli. Mais um livrinho para a lista!
    Beijos, ♡.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vi muitas pessoas falando desse livro e com comentários bastante positivos. Eu estou bastante curiosa por conhecer a escrita da autora, já vi outros livros dela e estou muito curiosa para saber das histórias que ela cria. Esse livro tem uma premissa ótima e com certeza irei adora.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Oi, Priscilla!!!
    Gostei muito da resenha, ainda não li nada da V. E. Schwab mas só escuto elogios a esse livro dela!! Estou muito empolgada com relação a essa história e esperemos que não demore a sair a continuação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Li varias resenhas desse livro e curti bastante. É um dos livros que estou querendo comprar logo.

    ResponderExcluir