Cercado de Psicopatas | Thomas Erikson

Cercado de Psicopatas é um livro que promete ensinar quem o lê a reconhecer e evitar pessoas que se aproveitam das outras, seja no trabalho ou na vida pessoa. Contudo, na minha opinião, traz mais uma divisão de personalidades que se baseia só em comportamentos superficiais ao invés de se importar com as motivações que geram esses comportamentos.

Thomas Erikson se utiliza do método DISA, que divide as pessoas por cores: Vermelho — Comportamento Dominante, Amarelo — Comportamento Influente, Verde — Comportamento Estável; Azul — Comportamento Analítico. O autor deixa claro que as pessoas têm pelo menos duas cores na sua "composição". No livro, ele junta o método DISA para ser mais fácil identificar "psicopatas" e mais uma vez, são comportamentos estereotipados para reconhecer quem são os tais psicopatas.

Cercado de Psicopatas traz uma série de apontamentos para saber como lidar com as manipulações dos ditos psicopatas do dia a dia, baseado na sua cor do DISA. O autor também explica como cada cor funciona, principalmente (quase exclusivamente) no ambiente de trabalho. Assim, ele explica como um manipulador pode se aproveitar das cores, ou seja, personalidades, e coisas do tipo. Resumindo, ele foca bastante na característica "manipulação".

Para a minha pessoa, uma graduanda de Psicologia que conhece o Eneagrama (uma ferramenta de autoconhecimento que se preocupa com motivação e não comportamentos soltos), o livro não foi bom. Erikson se demora muito em justificativas (porque sabe que o método é fraco) e a parte que realmente é vendida pelo autor só começa na metade da leitura.

Talvez para alguém que não sabe absolutamente nada sobre como os comportamentos realmente funcionam, pra alguém que quer um conteúdo superficial, é um livro ok. Mas não se baseie só no que esse livro diz para absolutamente nada na sua vida. Fui pega pela curiosidade pra ver que tipo de conteúdo tem sido consumido sobre tipos de personalidade ao decidir ler esse livro, e foi até menos do que eu esperava.

Título Original: Surrounded by Psychopaths ✦ Autor: Thomas Erikson ✦ Páginas: 288
Tradução: Alexandre Raposo ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

10 Comentários

  1. Meu medo de ler um livro sobre psicopatas é descobrir que sou uma rs(eu tenho certeza que sou, detalhes à parte)
    Mas oh, eu gosto desse tipo de leitura, que aponta comportamentos à nossa volta. Apesar de sim, quem vê cara não vê coração. e isso é algo que tento levar diariamente comigo.
    Admito que fiquei bem interessada em ler o livro sim, ao menos para aprender!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu acho que nao tem como realmente tu perceber quando alguem tem o perfil de psicopata, no dia a dia eu falo, pq esse perfil sabe mascarar muito bem as coisas, as caras, enfim... nao acho que seja algo facil "com essas dicas vc percebe facil" rs.

    ResponderExcluir
  3. Não sei se eu teria conhecimento pra analisar esse livro criticamente e saber se ele foi fiel ou não ao que propõe. Vou confiar totalmente na sua opinião. Não leio muito esse gênero, mas se for algo que vale a pena, arrisco.

    ResponderExcluir
  4. Não é o tipo de livro que me agrada. Não gosto de categorizar as pessoas, como me parece que acontece nessa pesquisa de Thomas.
    Ainda assim, acredito que possa ser uma leitura interessante para quem gosta do tema

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Que pena o livro ser fraco.
    Como psicóloga fiquei até curiosa, mas agora nem sei se quero ler...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Esse é aquele tipo de livro que já assusta pelo título, acredito que ele não faça muito meu estilo, acho complicado esse método de dividir pessoas entre isso e aquilo, ainda mais quando o autor lida com o tema de maneira tão rasa né!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não sabia desse livro, e foi bom ler a resenha, porque se eu fosse ler o livro antes, iria achar que o autor estava arrasando KKKKKK
    Não sou da área, então....
    Achei a capa bem bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana Gabriela!
    A ideia do livro é interessante, uma pena o autor não se aprofundar mais nas questões que estão por trás do comportamento. Eu desconhecia esse método DISA, agora entendi a relação das cores na capa. Não sei se leria a obra, ultimamente estou fugindo de títulos sensacionalistas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Acho esse tema de psicopata muito sério para ser tratado assim de modo superficial.
    Até tenho um livro sobre esse assunto chamado o psicopata mora ao lado .mas ainda não li .

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,
    Eu não sou muito de ler livros assim, mas pela temática parece ser bem interessante.. talvez, quem sabe eu der uma oportunidade a livros assim né, mas querendo ou não o livro em sim trás uma curiosidade.

    Beijocas:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir