SOCIAL MEDIA

9 de julho de 2022

Os Rokesbys: Mais uma série da Julia Quinn para chamar de minha

Até eu me acostumar, vou começar todos os posts em que falo sobre romances de época com "para quem ainda não sabe, me rendi aos romances de época" e vocês que lutem, rs. Mas é engraçado mesmo, porque nunca na vida imaginei que seria uma leitora desse gênero que tanto critiquei, então nunca vou superar esse fato. E por isso cá estou eu para panfletar mais uma série escrita pela Julia Quinn, Os Rokesbys, que também está inserida no universo dos Bridgertons.

Diferentemente de Os BridgertonsOs Rokesbys é uma série bem mais curta e muito mais recente: o primeiro livro foi lançado em 2018, então a Julia Quinn está com uma escrita infinitamente mais madura e dá para perceber isso nitidamente. O mais legal dessa série é que ela se passa alguns anos antes da série mais aclamada da autora. Os Rokesbys são amigos íntimos da família Bridgerton, mas muito antes de Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth pensarem em existir. Para vocês terem ideia, Violet e Edmund são citados aqui como jovens recém casados, mas é uma delícia entender como tudo começou e saber que existem outros Bridgertons perdidos por aí. 

Mas enfim, nessa nova série, conhecemos quatro irmãos muito charmosos: George, Edward, Andrew e Nicholas. Cada um deles vive um romance arrebatador com uma dama diferente de todas as damas da Inglaterra no século XVIII, e convenhamos que Julia Quinn é expert em criar mulheres que fogem do estereótipo. Uma coisa que achei muito interessante em Os Rokesbys é que, apesar do casamento ser algo muito importante para a época, a atmosfera é totalmente diferente. Os Bridgertons se passa em uma Londes extremamente luxuosa, com bailes maravilhosos e chamativos. Os Rokesbys, por sua vez, evidencia uma vida mais campestre e tranquila. 

Essa série também é do tipo que se pode ler os livros fora de ordem sem que o enredo fique confuso, uma vez que, apesar de existir um núcleo principal, cada livro tem um casal protagonista diferente. Porém, sempre defendo ler pela ordem de lançamento, porque os personagens de uma história sempre aparecem na outra para matar nossa saudade e nessa série isso é muito bem definido. Dessa forma, a ordem de leitura de Os Rokesbys é:

Uma Dama Fora dos Padrões, que conta o romance cão e gato entre Billie Bridgerton e George 
Um Marido de Faz de Conta, cujo enredo gira em torno do casamento de mentira entre Edward e Cecilia Harcourt
Um Cavalheiro a Bordo, com o romance aventureiro entre Poppy Bridgerton e Andrew
✦ Uma Noiva Rebelde, com o casamento arranjado — que deu certo no final — de Nicholas e Georgiana Bridgerton

Gente, eu gostei de todos os livros. Acho que essa é a primeira série que eu leio na vida que eu realmente gosto de tudo o que li, mesmo com alguns defeitinhos. Mas o meu preferido dos quatro ainda é o primeiro, Uma Dama Fora dos Padrões, justamente porque a Billie é diferente. É uma mocinha que gosta de administrar a fazenda do pai, brincava com Andrew e Edward quando eram pequenos, nunca se sentiu confortável com vestidos e as mil coisas que vinham por baixo deles... Resumindo, ela sempre gostou de ser livre! E obviamente tem toda a coisa do romance cão e gato que é muito irresistível né. De certa forma também foi improvável, porque Billie sempre achou que fosse se casar com Andrew ou Edward, que considera como amigos muito queridos, e não com George, o irmão arrogante e rabugento. 

Uma Noiva Rebelde vem logo em seguida também por possuir uma protagonista diferente. Mas dessa vez, diferente de todas as outras protagonistas que Julia Quinn já escreveu. A Georgie é muito destemida, não tem medo de nada e fica super indignada com a posição da mulher na sociedade, sabem? No livro, ela é sequestrada por um pretendente, dá um soco nele e consegue fugir, mas ao invés de ficarem impressionados com ela, a reputação dela vai por água abaixo por ter ficado sozinha por horas com um homem. É de ficar p* da vida mesmo, né gente? Outra coisa muito legal é que Nicholas estuda Medicina, e Georgie se interessa muito pelo assunto. Apesar de não poder entrar na faculdade por ser mulher, ela acaba estudando muito sozinha e o Nicholas super apoia ela, gostei muito disso. 

Em terceiro lugar temos Um Marido de Faz de Conta, que eu gostei demais, mas acabei me incomodando com a forma como o romance começou. Cecilia, a protagonista, precisou mentir que era esposa do Edward para conseguir informações sobre o irmão dela que desapareceu misteriosamente na guerra. Ele era amigo do Edward, que estava em coma, então meio que ela inventou isso por impulso também para conseguir cuidar dele. O problema maior nem foi a mentira em si, mas o fato dela ter enrolado tanto pra falar a verdade, no fim das contas. Mas óbvio que tem toda aquela coisa deles terem se aproximado só por causa disso e do enredo em si girar em torno disso, né? De qualquer forma é muito divertido. 

Um Cavalheiro a Bordo acabou ficando na última posição desse hanking, mesmo que eu tenha me divertido demais durante a leitura. A questão aqui é o cenário mesmo, que acaba deixando a história muito monótona. Na trama, Poppy é sequestrada por piratas que agem sobre o comando de Andrew, então o livro praticamente inteiro se passa dentro de um navio. Lógico que tem aquele clichê que a gente ama do "meu Deus só tem um quarto e teremos que dividí-lo", mas o romance também demora muito pra engatar. Também senti falta de mais envolvimento dos personagens secundários... Tudo girou muito em torno da Poppy e do Andrew e acabou que perdi a paciência com isso em alguns momentos. 

Mas sério, arrisco dizer que em relação aos livros gostei mais de Os Rokesbys do que de Os Bridgertons, pegando um panorama geral. Vocês que leram também: gostaram? Me contem aqui nos comentários! Agora já estou aqui me preparando para ler a duologia Agentes da Coroa e já doida para contar sobre ela para vocês.

Títulos Originais: Because of Miss Bridgerton | The Girl With the Make-Believe Husband | The Other Miss Bridgerton | First Comes Scandal
Autora: Julia Quinn ✦ Páginas: Total de 1136
Tradução: Thaís Paiva e Viviane Diniz
Editora: Arqueiro

9 comentários :

  1. Eu vivi pra ver Anaaaa lendo e amando Romance de época!!!
    Eu amei os Roskebys! Billie é minha fav swm dúvida!
    Curti todas as histórias! Amo o plot de Cavalheiro a Bordo.
    Surt3i com Anthony e Benedict piticos

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    A série é ótima e como você, o primeiro livro é o mais queridinho, mas confesso que o última, também mexeu com meu coração porque amo quando tem piratas envolvidos.
    Bom que tenha se rendido aos romances de época.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Pois é, menina. Eu me lembro como difícil ler Orgulho e Preconceito, um dos primeiros de época que eu li, e agora leio vários e é como se estivesse lendo um contemporâneo. Acho que também posso dizer que me rendi!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. E eu gostava tanto de você....lá lá lá...rs
    Estou falando do gênero. Eu li até que bem os romances de época,mas de uns anos pra cá, eles praticamente sumiram das minhas leituras.
    Não consigo de forma alguma ler. Pego, tento e acabo guardando.
    Mas sei que irá chegar o momento de me render novamente, afinal, esperança é a última que morre né? rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  5. Ola Ana
    Que bom que você gostou da série Ana .
    Eu ainda não li essa série é foi muito bom ver esses resumos que você fez .E pelo jeito logo teremos mais resenhas dos livros da Julia Quim por aqui.
    Gostei muito de ver você lendo romances de epoca 💙

    ResponderExcluir
  6. Ainda nao terminei bridgertons, mas to bem ansiosa em ler outras series da julia quinn.
    Mas pra n misturar quero terminar uma pra começar outra.
    O primeiro livro dessa serie sempre vejo falarem bem mesmo.
    Ansiosa pra conhecer!

    ResponderExcluir
  7. Embora não sejam frequentes em minhas leituras, os romances de época sempre foram uma experiência maravilhosa quando chegaram em minhas mãos. Ainda não li nenhum dos livros da Julia Quinn. Eu também prefiro sempre ler os livros na ordem, e é maravilhoso quando encontramos personagens de outros livros que gostamos, mesmo que seja pra uma pequena participação.

    ResponderExcluir
  8. eu amo romance de época, desde que me rendi nunca mais parei de ler. eu to com o primeiro livro dessa séria pra ler em ebook no kindle, mas ainda não tive tempo.
    eu tentei gostar dos bridgertons, mas a história vai ficando chata e acabei abandonando um pouco a série no livro do colin (macho invejoso kk n aguentei), mas pretendo terminar.
    eu li agentes da coroa menina, amei muitooooooo, duologia perfeitinha demais

    ResponderExcluir
  9. Olá! Ahhh eu acho as capas dos livros dessa série tão lindas, Arqueiro arrasou, meu top 4 é o seguinte: 1. Um Marido de Faz de Conta, suspirei muito com essa história, caiu até uma lagrimazinha perto do fim, e adorei essa mocinha; 2. Uma Noiva Rebelde, apesar de ter achado que faltaram algumas (muitas) páginas no final dessa história, como resistir a aparição do trio ABC??? 3. Um Cavalheiro a Bordo, também com algumas ressalvas, e no quarto lugar Uma Dama Fora dos Padrões, que é minha capa favorita, mas demorei um pouco para engrenar na leitura, no geral gostei muito da série.

    ResponderExcluir