SOCIAL MEDIA

10 de junho de 2023

A Última Missão de Gwendy, a melancólica conclusão da trilogia escrita por Stephen King & Richard Chizmar

Este é o terceiro e último livro da saga A Pequena Caixa de Gwendy, então cuidado com possíveis spoilers dos volumes anteriores. Se você quiser ler a resenha do segundo livro, pode clicar aqui e depois voltar para esse post!

Nesse livro acompanhamos Gwendy em sua velhice. Quando era apenas uma criança, foi lhe oferecida uma caixa com botões coloridos que podiam tornar seus desejos em realidade. Mas o truque era que eles podiam também dar vida aos maiores pesadelos e destruições possíveis. Já adulta e bem sucedida, Gwendy se vê no mesmo dilema, quando a caixa volta para as suas mãos. E finalmente aqui, vemos a protagonista já idosa e experiente, atuando como Senadora dos Estados Unidos, tentando manter esse poder tão grande distante das forças malignas que tentam se apossar da caixa.

A questão que ela tenta responder é simples e complexa ao mesmo tempo. Ela precisa esconder a caixa, mas qual seria o local adequado para conter tal poder? Existe um meio de acabar com isso de uma vez por todas?

Pode ser que para algumas pessoas o começo do livro seja meio caótico e desorganizado, mas eu curti. King volta a dividir a escrita com Chizmar, o que fez o livro ficar mais equilibrado novamente e sinceramente, gostei bastante disso. A trama fica bem mais complexa e senti um maior aprofundamento nos personagens. Uma outra coisa muito legal desse volume é que temos menções de outras obras do King. Sem spoilers, mas que são legais para quem já acompanha o autor.

Além disso, A Última Missão de Gwendy mostra o lado político do King, provavelmente compartilhado com Chizmar. Quem conhece o autor sabe muito bem as opiniões dele sobre o ex-presidente norte-americano. Sendo ele próprio muito politizado, sem medo de se posicionar, é óbvio que as questões políticas têm um papel muito importante nessa história.

Fiquei com uma sensação boa de ter visto várias etapas da vida de Gwendy, seu amadurecimento e crescimento, suas escolhas no passar dos anos (e livros). É uma trilogia que fala bastante sobre ação e consequência, e que faz a gente pensar bastante sobre o que faria com tanto poder em mãos, tendo ainda mais simpatia pela protagonista — que usa sim a caixa, mas que sofre por isso. Também é uma trilogia que não acaba felizinha. Na verdade ela nunca teve esse tom, mas com o passar dos livros ficou ainda mais sombria, e é por isso que o final pode soar melancólico e diferente do esperado.

No final, recomendo a série como um todo. É diferente do que Stephen King costuma trazer para suas obras, mas ainda tem o toque de genialidade do autor, misturada à escrita do Richard Chizmar que casou perfeitamente com a proposta dos livros. Acho que os autores conseguiram entrar em um consenso que funcionou extremamente bem.

Título Original: Gwendy's Final Task ✦ Autor: Stephen King & Richard Chizmar
Páginas: 424 ✦ Tradução: Regiane Winarski ✦ Editora: Suma
Livro recebido em parceria com a editora

8 comentários :

  1. Lembro da resenha do livro 2, que foi escrito majoritariamente por Chizmar e isso refletiu no andamento e fluidez do livro.
    Nesse encerramento, King volta e o vemos nas linhas da história. Seja pela parte da política e pela parte mais macabra do livro

    ResponderExcluir
  2. Eu só tenho e li o primeiro livro que aliás, amei demais! Ainda não consegui os dois que faltam, mas claro que pretendo ver Gwendy amadurecer e crescer com tantos poderes e decisões!
    Eu amo esse lado politizado do Mestre!!!
    Vale salientar a beleza física da trilogia rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não curto quando o autor mistura política em livros.Nunca li nenhum livro desse autor e já vi resenhas do primeiro volume dessa trilogia.mas não fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  4. jESS!
    cOMO DIZ O MARIDÃO: DÊ DINHEIRO E PODER PARA UMA PESSOA E VERÁ QUEM REALMENTE ELA É... E acredito que cabe bem aqui.
    Não me parece um dos melhores de King, mas só em ser diferenciado, vale a pena a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,
    Lembro quando saiu o primeiro volume dessa série e eu fiz uma leve divulgação. Depois acabei não acompanhando mais. Se vc disse que a série entrega tudo até o final eu acredito ^^
    Bjos
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei que ao passar das serie vai ficando sombria, mais melancolica a historia. Parece nao ser das favoritas do king neh, mas confesso que a historia me deixa interessada em ler, e ainda n li nada dele, msm sendo em parceria só oprimeiro neh.. curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu ganhei o primeiro livro dessa trilogia, mas ainda não li, e olha que tenho bastante curiosidade, ainda mais por ser um livro de King, que tenho bastante curiosidade de conhecer a escrita.

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    AAA, eu tenho o primeiro livro, eu só não li ainda.. mas dizem serem muitos bons.. to ansiosa para começar a ler.

    ResponderExcluir