SOCIAL MEDIA

25 de janeiro de 2024

Este Inverno, de Alice Oseman


Li essa novela em 2022, quando estava com abstinência de Nick & Charlie e estava procurando absolutamente qualquer coisa que me entregasse migalhas deles dois. Diferentemente de Heartstopper e da novela Nick e Charlie, Este Inverno não foca tanto no relacionamento dos protagonistas. A história, que se passa toda em um dia, mostra um pouco do Natal dos Spring, o que pode ser um prato cheio para quem quer saber um pouco mais dos irmãos do Charlie e da dinâmica familiar deles. 

Desde Heartstopper sabemos que Nick não tem uma relação muito boa com sua mãe, mas isso fica muito claro nessa narrativa da Alice Oseman. Após o período de internação para tratar os transtornos alimentares do personagem, a noite de Natal parece algo muito grandioso para ele, envolvendo muita gente e, obviamente, muita comida. A grande questão é que a mãe de Charlie não consegue lidar muito bem com a situação, o que culmina em um embate entre eles. Para ter um pouco de paz, Charlie foge para a casa de Nick, e acompanhamos os resultados desse dia sob o ponto de vista dos três irmãos.


Esse foi o ponto que mais gostei do livro. Estamos cientes de como Charlie se sente na maior parte do tempo, mas e Tori e Oliver? Por eu já ter lido Um Ano Solitário, todo narrado sob o ponto de vista da Tori, já sabia um pouco mais sobre ela e como ela se sente responsável por Charlie. Aliás, a impressão que eu tenho é que ninguém a não ser o próprio Charlie parece perceber que Tori precisa de ajuda profissional tanto quanto ele. É possível ter um vislumbre disso em Este Inverno. 

Não estou aqui para julgar os pais de Charlie — apesar de, até certo ponto, fazer isso —, porque é realmente complicado lidar com uma pessoa em processo de cura e entender que esse processo não é linear. Se engana quem acha que uma temporada internado em um hospital psiquiátrico é a solução para tudo... A recuperação é cheia de altos e baixos, e a gente precisa exercitar nossa paciência. Eu sigo gostando bastante da forma como Alice Oseman retrata o assunto. 


De todas as obras da autora envolvendo o Universo Heartstopper, acho que essa é a que mais "incomoda", por assim dizer. Digo isso porque é uma narrativa curta e intensa, com muito menos das coisas fofinhas que estamos acostumados, tornando o sofrimento de Charlie muito mais real. Além disso, termos acesso aos sentimentos de Tori e Oliver mostra que até o mais novo dos Spring é afetado por todas essas questões familiares, muitas vezes sendo deixado de lado

Apesar de melancólico, Este Inverno é muito especial e a edição da Seguinte só prova isso. As ilustrações e todos os outros detalhes são um primor e nos aproximam bem mais da leitura. É claro que os quadrinhos ainda são meus preferidos, mas não nego que as novelas são um complemento maravilhoso e que, por mim, a autora pode continuar lançando umas duas por ano!

Título Original: This Winter ✦ Autora: Alice Oseman
Páginas: 112 ✦ Tradução: Guilherme Miranda ✦ Editora: Seguinte
Livro recebido em parceria com a editora

6 comentários :

  1. Pretendo começar a ler Heartstopper esse ano. E vou fazer de um jeito que Este Inverno seja lido em dezembro na tbr de Natal.
    Gostei de saber que o livro foca em mais personagens

    ResponderExcluir
  2. Acredito que eu também esteja sentindo falta demais de Charlie e Nick, já que nem o quinto livro consegui comprar ainda(não baixa o preço de jeito nenhum rs)
    Mas por ser uma novela curtinha, gostei dessa abordagem de um tema tão necessário e quase cotidiano, os transtornos alimentares.
    Claro que se tiver oportunidade, quero muito ler e sentir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Um tema muito necessário a autora trouxe nesse livro.não li as HQS mas vejo muitos elogios.

    ResponderExcluir
  4. não julgando os pais de charlie mas já julgando né kkkk menina eu entendo q eles se preocupam mas eu passei raiva demais pq o processo de cura pra doença que ele tem não é simplesmente decidir ficar bom e é isso, ele tá bom.
    eu gostei demais dessa leitura, amei o ponto de vista do oliver.

    ResponderExcluir
  5. Ana!
    Realmente um tratamento psiquiátrico e cheio de altos e baixos, e, que bom ver que a autora não romantizou essa parte do livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Na hq, volume 4, ate menciona o que acontece nesse livro aí bem rapido... mas adorei qdo vi q seria publicado. Bem curiosa em ler esse, e ainda n li esse q tem tori como protagonista. Adoro ela!

    ResponderExcluir