SOCIAL MEDIA

9 de fevereiro de 2024

Heartstopper, Volume 5: Mais Fortes Juntos, um olhar de Alice Oseman sobre o amadurecimento

Os humilhados finalmente foram exaltados com o lançamento do quinto volume de Heartstopper. Pelo que sabemos até então, esse é o penúltimo quadrinho da série, e só de pensar nisso me dá um pouco de desespero, porque eu amo demais esse Universo. Em Mais Fortes Juntos, acompanhamos uma nova fase, por assim dizer, do relacionamento entre Charlie e Nick. As coisas finalmente estão melhores, uma vez que o tratamento de anorexia do Charlie está dando resultados, um dia de cada vez

Minha opinião sobre os volumes anteriores:
✦ Heartstopper: Dois Garotos, Um Encontro & Heartstopper: Minha Pessoa Favorita
✦ Heartstopper: Um Passo Adiante
Heartstopper: De Mãos Dadas

A grande questão agora é que os meninos estão chegando ao fim de mais um ano letivo, o último do Nick. Assim como vários de nós nesse período, Nick quer muito fazer faculdade, ao mesmo tempo em que está resoluto em ir para algum lugar mais distante. Ele não exprime em palavras, mas fica claro para o leitor que a distância é algo que preocupa Nick, não só por causa da dinâmica do relacionamento, mas também por medo que Charlie tenha alguma recaída. Além dele ser o principal apoio do Charlie, eles nunca ficaram separados desde que começaram a namorar. 

Nesse meio tempo, acompanhamos os dilemas do próprio Charlie. Novamente existem embates entre ele e sua mãe, normalmente gerados pela falta de compreensão que ela tem acerca da doeça de Charlie. Convenhamos que, tendo em vista tudo o que eles têm passado, é totalmente compreensível. Mostrar nossas preocupações nos torna um pouco mais vulneráveis e reativos, e isso não é diferente com a mãe do Charlie... Mas ao mesmo tempo a gente entende o garoto, porque ele só quer ser um adolescente normal que faz coisas normais, ainda mais agora que ele está se sentindo bem e está muito mais próximo do Nick. 

Eu gosto muito desse volume especificamente — acho que é o meu favorito até agora — porque mostra um amadurecimento muito grande de todos, absolutamente todos, os personagens. Acredito que muita gente vai ter essa percepção porque Nick e Charlie dão um passo a mais no relacionamento, mas eu estou falando em todos os sentidos. Os diálogos são mais profundos, temos aquela sensação de que as decisões são muito mais difíceis... Só que ainda existe aquele frescor da adolescência, sabem? A simplicidade de estar crescendo e começar a ter responsabilidades reais. 

Qual a decisão que Nick vai tomar em relação ao seu futuro só descobriremos no volume seis, apesar de já termos várias pistas. Mas eu, como pessoa que namorei à distância por vários e vários anos e hoje estou aqui constituindo minha própria família, posso afimar uma coisa: no fim, tudo dá certo. Não vejo a hora de ver como essa história de amor vai terminar — e como a terceira temporada da série da Netflix vai ser adaptada!

Título Original: Heartstopper Volume 5 ✦ Autora: Alice Oseman
Páginas: 336 ✦ Tradução: Guilherme Miranda ✦ Editora: Seguinte
Livro recebido em parceria com a editora

4 comentários :

  1. Olá Ana
    Entendo os dilemas dos personagens Eu namorei e noivei 3 anos com meu marido! E quando existe amor , confiança, lealdade e respeito tudo dá certo no final,
    Acredito que a autora vai fazer um final beem bacana para os dois.

    ResponderExcluir
  2. Não resisti e paguei uma pequena fortuna nesse bebezinho, que ainda não foi lido, simplesmente porque preciso ler os outros primeiro kkkk.
    Bem legal a premissa desse volume 5.... coração ansioso pelo volume 6

    ResponderExcluir
  3. Que delícia ler a resenha desse livro tão sonhado!Tenho os quatro primeiros volumes e só esperando aquela promoção marota para comprar esse quinto volume e ver todas as provações de Nick e Charlie!!!
    Não vejo a hora disso acontecer rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. menina esse volume não foi meu favorito de todos que já sairam, mas eu gostei bastante de ver o amadurecimento deles, a história está caminhando muito bem e é lindo de ver como todos eles evoluiram bastante. ainda me irrito com a mãe do charlie que é muito cabeça dura, mas espero que ela melhore e entenda algumas coisas.
    to super curiosa pra ver como a autora vai terminar essa história.

    ResponderExcluir