Quem acompanha o Roendo Livros há mais tempo sabe que eu sou fã de livros infantis. Tinha uma coleção enorme que foi todinha pra Arthur no momento em que eu descobri que ele estava na minha barriga. Tento ler para o mini querido desde que ele nasceu, mas às vezes o caos do dia-a-dia deixa a tarefa um tanto quanto complicada, mas o importante é manter e incentivar o hábito.
Obviamente a Intrínseca, que me acompanha desde a adolescência, faz parte também da jornada do meu filho. Caso vocês ainda não saibam, a editora tem uma pequena lista de títulos infantis em seu catálogo, e eu adoro todos eles. Separei aqui a coleção de Arthur, que está com alguns desfalques porque o pequeno leva muito a sério seu título de roedor de livros, rs.
Já falei sobre O Luto é um Elefante no Instagram, um livro lindamente ilustrado que fala sobre o sobre o luto com sensibilidade e delicadeza, principalmente por usar uma linguagem metafórica com animais, o que conversa super com nossos pequenos. Arthur é obcecado pelas imagens, fica tão maravilhado que é um dos poucos livros que ele não tenta destruir, juro kkkkkkkk.
Um dos meus livros infantis preferidos da vida é O Touro Ferdinando, sempre falo dele quando tenho oportunidade. As ilustrações são simples, somente os traços sem cores, mas a mensagem é maravilhosa: não tenha medo de ser quem você é, tá tudo bem ser um pouquinho (ou muito) diferente. Infelizmente a edição da Intrínseca só está disponível em e-book, mas juro que vale muito a pena. A boa notícia é que a versão em inglês também é bem linda e vocês podem comprar e ler para as crianças!
Em Alguma Coisa, Algum Dia, Amanda Gorman, através de um poema bem delicado, mostra como a esperança e a união podem fazer a diferença nesse mundão de Deus. Acho que todo mundo tem vontade de transformar essa nossa casa num lugar melhor, né? É muito, muito importante deixar essa chama acessa nas nossas crianças, ainda mais com as coisas como estão! Ah, o livrinho também é recheado de ilustrações maravilhosas, parecem feitas com recortes, um primor!
E vejam só, Amanda Gorman de novo nessa lista! Essa é a obra de estreia da autora na literatura infantil, e ela usa esse poema para convidar as crianças a construir uma sociedade mais inclusiva. O texto de Canção da Mudança é um pouco complexo para crianças muito pequenas, mas as ilustrações abrem espaço para várias discussões legais. Agora uma curiosidade: sempre que deixo esse livro disponível, Arthur vai direto nele, é impressionante!
A versão para crianças de A Origem das Espécies, do Darwin, é o meu xodó! Nem vou entrar no mérito de complexidade por motivos óbvios, mas juro que a adaptação da bióloga e ilustradora Sabina Radeva para uma das teorias mais importantes da humanidade ficou bem divertida e acessível para o público alvo! As ilustrações são um espetáculo à parte, se eu sou apaixonada por elas, imaginem só Arthur! Como mãe Geóloga & cientista, me senti na obrigação de trabalhar com o pitico o assunto desde cedo. De início vou mostrando os bichos, as cores, mas o livro todo é um recurso didático perfeito.
Espero muito que cês tenham gostado desse estilo de post! Se acharem legal, prometo voltar com mais opiniões do mini divo em breve! Já vou criar uma tag #ArthurdoRoendo para ele aqui também, fiquem de olho. Enquanto isso ajude o blog (e uma mãe que ainda precisa comprar fraldas e aproximadamente 80kg de comida por semana) comprando os livros através do nosso link!
Nenhum comentário :
Postar um comentário