8 de março de 2014

Resenha: Da Boca Pra Dentro

Título: Da Boca pra Dentro
Autora: Yohana Sanfer
Páginas: 159
Editora: Vermelho Marinho

"Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria. (...) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor." Um livro que reverencia o amor, os sonhos, os quereres e traz outros olhares sobre o cotidiano.

Vi uma resenha de "Da Boca pra Dentro" em um dos muitos blogs literários que sigo e fiquei interessada logo de cara. Entrei em contato com a autora e consegui a tão desejada parceria com a Yohana, linda que só ela. Consegue imaginar o tamanho da minha felicidade?

O livro é composto por várias crônicas curtas (mas super bem escritas) que, aparentemente, narram o cotidiano da autora. Tratam de assuntos do dia-a-dia: saudades, amores, amizades, lembranças... Me identifiquei bastante com vários dos textos, principalmente os que falam de paixão e amor. Fico toda boba quando tô apaixonada, aí já viram. 

Mas o amor, o amor mais bonito, é também tão maior que o imperfeito se refaz. Os defeitos não sobressaem e o mau se ajeita e transforma em paz o que tinha cara de ser vendaval.

Podemos sentir com a autora durante a leitura, e isso é a coisa mais incrível do livro. As páginas são tão cheias de sentimentos que, com toda sua simplicidade, conseguiram arrancar algumas lágrimas (vamos apenas ignorar o fato de eu ser uma manteiguinha derretida, por favor). Além das crônicas, o livro é repleto de pequenos fragmentos super fortes e verdadeiros.

"Da Boca pra Dentro" é o típico livro que nos faz (re)pensar a nossa vida. Que nos deixa com saudade do namorado, dos pais, dos avós e até do periquito. Faz você lembrar do quanto era feliz na infância e o melhor: te mostra o quanto você ainda pode ser feliz.

Soube que te amava, não quando te quis pra vida toda, mas quando te queria em todos os meus finais de dia. Pra te ouvir mesmo cansada, pra te esperar acordada, pra te ter e receber o colo que só a gente sabia se dar. Refletir o presente, ser encaixe perfeito, repouso e divã.

Um livro fácil e gostoso de ler. Por ser bem curto, dá para ler em uma sentada (foi o que eu fiz, admito). Sinceramente, a única parte ruim da história toda foi chegar no final tão rápido.

Não posso deixar de citar aqui também o quão carinhosa a autora foi ao me mandar o livro com vários marcadores e com uma dedicatória super linda. Se quiser receber um exemplar repleto de fofurice também, é só comprar direto com a Yohana através do e-mail yosanfer@yahoo.com.br.

Classificação final:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©