31 de janeiro de 2015

Resenha: Após a Tempestade

Título Original: The Beach Trees
Autor: Karen White
Páginas: 416
Tradução: Frank de Oliveira | Maria Helena Nascimento
Editora: Novo Conceito

Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...

Depois de "De Volta Para Casa", fiquei com vontade de ler simplesmente tudo dessa autora. Gosto de um bom e velho romance e não nego. É claro que, quando surgiu a oportunidade, não descartei de forma alguma essa livro aqui. "Após a Tempestade" não mostra de imediato qual é a verdadeira história, já que no início achei que leria algo com uma pegada mais policial, contando o desaparecimento da irmã mais nova de Julie, mas o que eu encontrei me encantou mais ainda. 

Após 17 anos após o desaparecimento da irmã, Julie não se cansa de procurá-la. Mesmo com todas as tragédias que estão acontecendo ao seu redor, ela jamais deixa de buscar por qualquer coisa que possa dar um pista do paradeiro dela. E olha que sua vida não está nem um pouco fácil: sua melhor amiga acaba de morrer e, além de ter de suportar toda a dor, ela se vê responsável pelo filhinho de cinco anos de Mônica. 

Julie resolve levar Beau para encontrar a família de Mônica em Biloxi, no Mississippi. Lá ela conhece Aimee, avó de Mônica, e seu irmão Trey. Mas é claro que essas pessoas não são a única coisa que Julie encontra por lá. Nessa viagem, ela também descobre várias pistas que ligam a sua família à de Mônica e, é claro, vários segredos vêm a tona. 

— Sabe o que os esquimós dizem das estrelas? — ele me perguntou, olhando para mim, e eu fiz que não com a cabeça. — Eles dizem que são aberturas para o céu. O amor dos nossos entes perdidos é derramado por essas aberturas e brilha sobre nós para que possamos saber que estão felizes.

Com aquele velho sistema de alternância capítulos, Karen White nos apresenta duas personagens muito fortes: Julie, que narra cada detalhe da viagem, de sua convivência com Mônica, de como é ter que tomar conta de uma criança que acabou de perder a mãe e nos conta também todos os seus sentimentos; e Aimee, que narra vários fatos curiosos de sua juventude em cada conversa que ela tem com Julie. Confesso que as partes da Aimee foram de longe as minhas favoritas, mas eu amei a forma como as histórias do passado se uniram com as do presente para resolver várias questões que foram apresentadas no início do livro. 

Um super diferencial em "Após a Tempestade" é sua mescla de ficção com fatos reais. A história se passa em uma das cidades que mais sofreu com o furacão Katrina e temem até hoje que desastres como esse possam se repetir. Em vários trechos do livro vemos Julie falando das famosas árvores do Katrina, que ficam localizadas em Biloxi, e em como elas representam a esperança da população. Vocês podem vê-las clicando aqui.

Em suma, "Após a Tempestade" é um livro repleto de tragédias, mas também de recomeços. White conseguiu criar uma história muito intensa e com personagens incríveis. A cada capítulo, principalmente os da Aimee, eu tinha que dar uma parada na leitura para respirar um pouco. Apesar de ter sido um livro muito gostoso de ler, ressalto que o final foi um pouco decepcionante e poderia ter levado outro rumo. 

Classificação final: 

12 comentários:

  1. Gostei da resenha, ainda não tenho esse livro na estante mas tenho vontade de ler e claro ter o livro RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      Obrigada... Espero que você goste da leitura.

      Beijo!

      Excluir
  2. Amo livros que mesclam fatos reais com a ficção. Na verdade, esse é meu tipo favorito de leitura, caso eu saiba disso previamente. Vou adicionar o livro à minha lista para ser lido! <3

    Pronome Interrogativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís!

      Eu também. Geralmente dão ótimas histórias.
      Espero que você aprecie o livro.

      Beijo!

      Excluir
  3. Nossa, me apaixonei por esse livro agora, gosto de leituras assim e amei esse quote, lindo demais!
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy!

      Ah, que bom que gostou! AUHEUAEHAUEH
      O quote é realmente lindo!

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Ana, parabéns pela sua resenha, adorei a premissa desse livro, ainda não tive a oportunidade de ler, mas acredito que irei atrás dele em breve e conferir mais da leitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin!

      Obrigada!
      Vá mesmo, é bastante legal. :)

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Ana!
    Diferente de você, esse foi o meu primeiro e único contato com a autora. Li "Após a Tempestade" há muito tempo e mesmo sendo cheio de clichês, gostei da leitura. Não lembro dos detalhes, mas lembro que vários mistérios me prenderam e eu não senti a leitura passar enquanto avançava em busca de respostas.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!

      Não adianta, né? Esses romancezinhos têm muitos clichês mesmo. Mas confesso para você que às vezes eu gosto.

      Beijo!

      Excluir
  6. Ei Ana

    Eu tenho este, mas não fazia ideia da história, gostei disso de misturar acontecimentos reais com ficção. Quero ler, vou tentar encaixar na meta rsrs.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!

      Espera, acho melhor você falar qual livro você não tem, né?
      Brincadeiras à parte, acho que você pode gostar.

      Beijoca!

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©