23 de outubro de 2015

Resenha: Sua Resposta Vale Um Bilhão

Título Original: Q & A
Autor: Vikas Swarup
Páginas: 343
Tradução: Paulo Henrique Britto
Editora: Companhia das Letras

Ram Mohammad Thomas está na cadeia. Ganhou um bilhão de rupias, o maior prêmio já pago na história da televisão, por ter respondido corretamente a doze perguntas num programa de perguntas e respostas. Mas como é possível que um garçom de dezoito anos que não fez sequer o curso primário saiba qual é o menor planeta do sistema solar e que inventou o revólver? Sem dúvida houve fraude. Ou não? Para provar que não, o rapaz terá de contar a história de sua vida, curta porém muito movimentada: uma fascinante viagem pela Índia contemporânea, terra onde todos os extremos se tocam e quase tudo é possível.

Vocês não fazem ideia do quanto eu enlouqueci quando, há alguns dias atrás, descobri esse livro na casa de uma amiga minha, porque eu não fazia ideia de que esse livro existia, já que eu simplesmente AMO a adaptação, é um dos meus filmes preferidos da vida. É claro que eu tinha que ler, e tinha que fazer isso o mais rápido possível. Gente, que livro magnífico! Não é atoa que é a obra que deu origem ao filme vencedor do Oscar de melhor filme em 2009. 

Ram Mohammad Thomas (inclusive a história sobre o seu nome, que é contada por ele no livro, é ótima) tem apenas dezoito anos e trabalha como garçom em um restaurante meia boca. É claro que ele realmente seria apenas isso se não tivesse ganhado um bilhão de rúpias em um programa de perguntas e respostas. E é claro que, se ele não fosse apenas isso, não estaria na cadeia sendo acusado de fraude. Afinal, como um simples garçom conseguiu a proeza de acertar doze perguntas sem sequer ter terminado a escola? 

Ram chega a ser torturado na prisão quando um anjo vem salvá-lo: Smita Shah, uma advogada de bom coração que leu sobre a prisão do garoto no jornal e resolveu ajudá-lo. Para tentar tirar Ram dessa tremenda enrascada e provar o seu caráter, ela precisa entender como é que ele sabia exatamente a resposta das doze perguntas sem ter roubado e, para isso, Ram tem que contar algumas histórias sobre a sua vida, fragmentos de lembranças desde o seu nascimento à vida adulta. 

"Sabe, Ram, alguém já disse que é melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado. Às vezes eu me pergunto se isso é mesmo verdade. Eu também amei. Ainda não sei se perdi, mas já sofri muito. [...]" (pág. 242)

Eu tinha tanta certeza que ia amar esse livro que nem me preocupei em abaixar as minhas expectativas. Devorei essa história como um leão devora a sua presa. Não é apenas a história de um órfão e pobre que vive na Índia, e sim um incrível manual sobre o próprio país. Além das coisas boas, como as comidas, os pontos turísticos (em certo capítulo é contada a história do Taj Mahal, que achei super interessante), os pontos negativos do lugar também são jogados na cara da gente. Há exploração infantil, abuso sexual, prostituição e muitas outras coisas que acontecem o tempo todo, mas que a gente insiste em não enxergar. 

É claro que as histórias contadas por Ram são o ponto alto do livro. Apesar do protagonista ser o próprio Ram, já que ele estava narrando sua vida, senti que várias histórias diferentes foram inseridas dentro de uma só, o que achei totalmente incrível. Nunca vi algo assim em nenhum outro livro que li na vida. Além do mais, a coisa mais interessante é que cada história está ligada à uma pergunta do programa, então a minha curiosidade foi tamanha que parar de ler era algo totalmente fora de questão. 

Os personagens são um capítulo à parte. Alguns apareciam com mais frequência, outros em apenas uma ou duas histórias, mas cada um com sua importância sobre a vida de Ram. Ah, Ram, fiquei com vontade de trazer ele para minha casa para cuidar, de tanto que me afeiçoei a ele. Algumas de suas histórias eram de partir o coração e em praticamente todas ele passava algum tipo de perrengue. Antes de terminar de ler já sabia que seria um favorito. É realmente uma pena que poucas pessoas saibam da existência dessa obra, não tenho palavras para expressar o quanto mexeu comigo. São livros assim que me fazem acreditar que as coisas acontecem com a gente por algum motivo especial, mesmo que essas coisas sejam extremamente cruéis. 

Classificação final: 

5 comentários:

  1. Nossa, que premissa maravilhoooooosa, promete ser um livro bem diferente, inclusive já adicionei aos desejados do Skoob, haha. É o livro que deu origem a "Slumdog Millionare", certo? Nunca tive a oportunidade de assistir ao filme, mas morro de vontade (principalmente por causa do Dev Patel<3). Enfim, ótima resenha!
    Beijos,
    Gabbi

    https://dearlysandra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Uau, gostei muito da proposta do livro, tem um tema bem interessante.
    Não conhecia este filme, até me deu vontade de assistir. Valeu a dica.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nem o livro e nem o filme, mas já ameeei.
    Vou querer ler >.<

    Beijinhos ;)
    http://sankasbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!

    Quem quer ser um milionário? é um daqueles filmes que eu sempre quis assistir, mas ainda não o fiz. Também não sabia que o filme era uma adaptação, que incrível! É ótimo quando a adaptação e o livro nos agradam.
    Adorei a resenha! Estou louca para assistir ao filme e ler o livro, especialmente depois de tantos elogios.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana! Tudo bem? Ahhh você arrasou na resenha, menina! Conseguiu fazer algo à altura do livro, o que é praticamente impossível! "Sua Resposta Vale Um Bilhão" é tudo isso e muito mais mesmo. Um livro maravilhoso que amo de paixão! <3 Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©