12 de junho de 2016

Resenha: Para Poder Viver

Título Original: In Order to Live: A North Korean Girl's Journey to Freedom
Autora: Yeonmi Park
Páginas: 328
Tradução: Paulo Geiger
Editora: Companhia das Letras
Livro recebido em parceria com a editora.

Em narrativa memorável, uma jovem norte-coreana conta como escapou de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta. Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando abandonou a Coreia do Norte. Mas sabia que fugir era a única maneira de sobreviver à fome, às doenças e ao governo repressor. Este livro é a história da luta de Park pela vida. O leitor acompanha sua infância no país mais sombrio do mundo. Em seguida, testemunha sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas. Emociona-se com seu périplo pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul. Vibra com seu papel como ativista pelos direitos humanos. Antes dos 21 anos, Yeonmi acumulou experiência suficiente para encantar todas as gerações de leitores neste livro memorável.

"Sou muito grata a duas coisas: ao fato de ter nascido na Coreia do Norte e ao de ter escapado da Coreia do Norte. Esses dois eventos me configuraram, e eu não os trocaria por uma vida comum e pacífica. Más há muito mais na história de como me tornei o que sou hoje". Esse trecho foi tirado logo do prólogo do livro e já nos introduz ao que vamos ver nessa história: tudo o que aconteceu na vida de Yeonmi Park e o porquê de ela ter decidido escrever este livro. 

Creio que um dos maiores desejos dela é que nós, que não moramos lá, que não temos o mínimo de noção como são as coisas, possamos entender todas as coisas terríveis que o povo passa. O livro é dividido em três partes e se você quer saber o que eu achei sobre ele, é só assistir ao vídeo abaixo. <3


Classificação final: 

7 comentários:

  1. Não sou muito de ler autobiografias mas essa eu confesso que fiquei muito curiosa para ler.Achei super interessante e já pela sinopse foi possível perceber o que está por vim nesse livro.Parece ser um daqueles livros emocionantes que te viciam e realmente te dão uma lição de vida.Ótima resenha,bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro fácil de ler, ela escreve muito bem e de maneira prática, mas o assunto é tenso de mais então se torna complicado ler se a gente tem um minimo de empatia sabe? :( mas é importante ler! Muito obrigada <3

      Excluir
  2. Olá Jéssica,
    eu gosto bastante de autobiografias, acredito que conhecendo um pouco da vida da pessoa, acabamos nos tornamos mais próximos. Já tinha visto o livro na livraria e fiquei bem interessada para ler.
    Parabéns pelo vídeo!
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro, e confesso que a sinopse me ganhou de primeira, não só pelo fato de aborda um estória real, mas também por aborda muitos outros assuntos, que ao meu ver e muito interesse, ainda mais falando de outra cultura, e como foi vivenciar tudo isso, amei a premissa do livro, e pretendo adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que história pesada e difícil! Impressionante que seja um relato verdadeiro, pelas crenças muito rígidas, como por exemplo achar que o Sol não apareceria no dia seguinte. Poxa... sem energia elétrica e internet? Não sabia desses detalhes desse país. Forte a parte de deixar a família para trás, difícil né?
    Gostei muito da premissa do livro!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, desde que vi a sinopse fiquei interessada e sua opinião sobre o mesmo só aumentou minha curiosidade.
    Não deve ter sido fácil para a família dela, mas eu acho importante mesmo ela compartilhar essas histórias, porque a gente só sabe algumas vezes sobre lá. Enfim, eu quero muito ler esse livro.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. OOi :)

    Não gosto muito de auto biografias, embora nunca tenha lido uma também não tenho muita curiosidade. Contudooo, esse parece até interessante. Deve ser muito envolvente e emocionante acompanhar a vida da garota. Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©