3 de julho de 2016

Resenha: A Rainha Vermelha + Espada de Vidro

Título Original: Red Queen
Autora: Victoria Aveyard
Páginas: 422
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses. Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho? Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe - e Mare contra seu próprio coração.

Título Original: Glass Sword
Autora: Victoria Aveyard
Páginas: 496
Tradução: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
Livro recebido em parceria com a editora.

Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar. O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar. Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.

A Rainha Vermelha, de Victoria Aveyard, não chamou minha atenção por sua originalidade, já que os elementos que estruturam seu enredo são batidos em outros livros de sucesso. Foi sua narrativa, na verdade, que me fez gostar tanto do livro, visto que a escrita da autora se desenvolve tão bem que chegar ao fim das páginas se torna uma necessidade, semelhante até a um movimento muscular involuntário. São reviravoltas demais para se conseguir dormir sem saber mais.

No mundo de Mare, a sociedade é dividida pelo sangue: os prateados são poderosos, conseguem controlar elementos e, em razão desse poder, vivem com todo o luxo e conforto que os vermelhos podem lhes proporcionar. Os vermelhos existem para servir os prateados - são fracos e, ou encontram um emprego útil, ou vão servir na linha de frente – e morrer – em uma guerra que dura séculos. Nada abala essa construção social, até que Mare Barrow, uma vermelha, sofre um acidente e manipula eletricidade na frente de toda a corte prateada. Mare se vê, então, no meio de intrigas familiares, brigas pelo poder e uma revolta silenciosa dos vermelhos pelas mãos da Guarda Escarlate.

Desço os degraus em meio a aplausos forçados, pensando apenas em não tropeçar. Mas meus pés caminham seguros e meu rosto permanece sério conforme passo por aquelas centenas de faces reservadas, ameaçadoras, desconfiadas. Mais uma vez estou sozinha diante dessas pessoas. Jamais me senti assim tão nua, mesmo coberta por camadas de seda e pó. Agradeço de novo pela maquiagem; ela é o escudo entre eles e a verdade sobre quem sou. Uma verdade que nem eu compreendo.

Espada de Vidro, segundo volume da série, consegue ser ainda mais intenso que o primeiro livro. É irritantemente viciante, pois as mudanças repentinas tiram constantemente o fôlego do leitor. Em vários momentos me peguei chocada com alguém, com alguma coisa, e simplesmente não conseguia acreditar. Aí, para minha surpresa, Victoria Aveyard chacoalhava a trama toda e – AI MEU DEUS – fui enganada novamente. A leitura foi cansativa, desgastante – e incrível.

A Mare de Palafiras morreu no dia em que caiu no escudo elétrico. Mareena, a princesa prateada desaparecida, morreu no Ossário. E não sei quem é a pessoa que abriu os olhos no subtrem. Só sei o que ela foi e o que perdeu, e o peso disso é quase esmagador.

Algumas coisas são diferentes do primeiro livro. Mare não é mais só uma menina boba, tem uma segurança que não tinha antes e é perceptível a maturidade que adquiriu no decorrer da história. Ela está mais corajosa, consegue enfrentar quem quer que seja e se posicionar sobre o que acredita. Por outro lado, ela está ferida, foi traída por uma das pessoas em que mais confiava e isso a magoou profundamente. O problema é que agora ela não consegue confiar em ninguém, e é irritante a quantidade de vezes que ela afasta aqueles que, indubitavelmente, só querem o seu bem.

O segundo livro é repleto de ação e aventura, e há poucas cenas em que alguma calmaria acontece. Geralmente os personagens estão em busca de sanguenovos – outros vermelhos com poderes como Mare –, infiltrando-se em cidades, ou em alguma fuga alucinada. Essa construção da narrativa é envolvente e dinâmica e, como já comentei, torna a leitura ainda mais atrativa.

Como no primeiro livro, também há algum romance, suave, discreto, que serve para contrabalancear o enredo, mas está longe de ser o aspecto principal. E há ainda maior cautela agora, existem mágoas demais para ignorar e outras pessoas que podem se machucar.

Antes, eu acreditava que o sangue era tudo no mundo, a diferença entre a luz e a escuridão, uma divisão irrevogável e intransponível. Tornava os prateados poderosos, frios e brutais, desumanos até, quando comparados aos meus irmãos vermelhos. Mas pessoas como Cal, Julian e até mesmo Lucas me mostraram como eu estava errada. Os prateados são humanos como nós, cheios dos mesmos medos e esperanças. Não estão livres do pecado, mas também não estamos. Nem eu estou.

Victoria também não nos poupa de alguma dor. Eu geralmente adoro quando um autor tem coragem de arriscar seus personagens, e isso também se aplica aqui, mas eu simplesmente não consegui superar o fato de que ela matou meu personagem favorito. Não estou sabendo lidar com isso, e quero deixar registrado que o livro só não entrou para minha lista de favoritos por conta disso.

Não posso comentar nada mais para não soltar spoilers da série, e acreditem em mim, é a surpresa que torna o livro tão fascinante. Para aqueles que desejam livros que vão mudar a sua vida, a série A Rainha Vermelha não se volta a essa finalidade. Mas se o interesse for uma história envolvente, divertida, emocionante e intensa, tudo ao mesmo tempo, a série é mais do que recomendada.

Classificação final de A Rainha Vermelha: 
Classificação final de Espada de Vidro: 

32 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Você escreve muito bem e detalha muito bem também. Parabéns pela resenha!

    Confesso a você que nunca tive muito interesse de ler livros que se consagram em séries. Talvez a minha falta de paciência se resulta a isso. Porém, a gente costuma "não gostar" daquilo que nunca experimentou, né?
    Achei interessante esta saga que você resenhou. Gosto quando o autor oscila nos humores dos personagens. É um método de surpreender o leitor!

    Enfim. Fiquei curiosa para saber o desfecho de cada livro. Talvez seja um estímulo que me faça ler livros desse gênero.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Estou maluca com essa resenha, já quero tanto este livro e sem comentar nesta capa arrasadora !

    ResponderExcluir
  3. Ganhei um livro dessa série, mas não é esse primeiro...na verdade eu não estou mto certa se é o tipo de livro que me apetece, mas estou afim de dar uma chance e descobrir!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  4. Essa resenha me deixou mega curiosa, normalmente livros que tem divisão por classe social e coisas do gênero tem um romance impossível e tal, mas pela resenha parece que Mare pode mudar esse contexto, adorei.

    ResponderExcluir
  5. Já faz bastante tempo que quero ler essa série, mesmo com comparações com outras séries de livros famosas (das quais também gosto), há seus pontos ruins e bons. Ruins por sempre haver comparações e julgamentos, mas que acabam atraindo esses leitores que gostam desse tipo de leitura, como eu. Talvez tenha semelhanças mas acredito que esse livro reserva muitas surpresas, adoro personagens "heroínas", aposto nessa série com todas as minhas fichas!
    Confesso que nunca entendia direito a história com toda essa coisa de "prateados" e "vermelhos", mas a sua resenha ficou bem clara e agora estou mais ansiosa do que antes!
    Além das minha expectativas por causa da história que parece ser muito boa, as capas dos livros são maravilhosas! Algumas das mais lindas, na minha opinião.
    E ainda vão sair King's Cage! Meu Deus, preciso começar a ler o quanto antes!
    To desesperada e me sentindo excluída hahaha

    ResponderExcluir
  6. Essa série parece ser maravilhosaaa!Eu já tinha ouvido falar dessa série ano passado e fiquei muito curiosa para ler,só de ler a sinopse a estória já havia me conquistado kkk e agora que li a sua resenha fiquei com uma vontade enorme de ler.Eu já tenho os dois volumes em pdf mas eu só irei ler pelo físico,nada mais justo,porque será incrível e mais interessante como apenas o físico pode proporcionar.Ótima resenha,bjss!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Só essa capa já é de se apaixonar. Quando li resenhas e comentários sobre o livro vi que muitos falam que tinha um pouco de Jogos Vorazes, A Seleção, entre outros livros presentes no enredo de A Rainha Vermelha. Fiquei muito interessada já que sou apaixonada por tais livros, mas fiquei com um pé atrás com medo de decepcionar já que poderia não trazer nada de novo. Como você disse, acho que faltaria um pouco de originalidade. Até hoje não li, mas espero ter a oportunidade de ler logo. Todos estão falando muito bem e quero tirar minhas próprias conclusões.
    Bjjs

    ResponderExcluir
  8. O livro e espetacular, adorei a forma que voce escreve falando do livro, da mais vontade ainda de ter esse livro na minha estante. Sem falar nessa capa maravilhosa <3

    ResponderExcluir
  9. Tem muito tempo que quero ler esse livro, porém como meu tempo e curto acabo passando outras leituras na frente, mas tenho certeza que quando adquirir esse livro, e lê-lo vou me arrepender de não ter lido antes. Até hoje não li nenhuma resenha desse livro em que alguém não gostasse dessa estória, e por isso estou com altas expectativas em relação a essa trama, além do mais a estória parece ser realmente fascinante, e surpreendente, e parece prender o leitor do começo ao fim da leitura, espero ter a oportunidade de ler esse livro logo .

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece super legal, além de ser uma ótima distopia já pelo sinopse, a capa é lindo!
    Já li várias resenhas e críticas ótimas deste livro e espero poder um dia ler =D

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    Tenho muita vontade de ler esse livro pois achei a estória muito interessante, além de ser distopia e fantasia, meus dois gênero favoritos. Ele resumo tudo o que eu gosto em livro, e com certeza vai ser um daqueles que não conseguimos parar de ler. Muito ansiosa para poder começar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da resenha, já tinha começado a ler o primeiro livro em e-book, mas decidi esperar pra comprar o livro para terminar a leitura, até por que já vi fotos dos livros e eles são lindos, quero muito.

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente adoro esses livros. Lembo que quando li o primeiro gostei tanto que li super rapido e fiquei numa ansiedade porque ainda não tinha o segundo. Adorei a resenha, e claro, quero muito ganhar pois não tenho o fisico!
    Participando.

    ResponderExcluir
  14. Oi, gostei muito da sua resenha, não estava muito interessada no livro no começo mais gostei do jeito como você contou a estória, agora já ate mudei de ideia :) Fiquei empolgada pra ler, como gosto de livros de distopia e fantasia, então com certeza esse vai ser mais um dos que entraram pros meu favoritos, agora só preciso ganhar esse livro logo, antes que postem spoilers no twitter nossa odeio isso kk mais enfim espero ter esse livro logo, e obrigada pela sua resenha me ajudou bastante a tomar a decisão de ler finalmente o livro.

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei muito da sua resenha, você é muito boa com as palavras, admiro isso em você. Tenho muita vontade de ler esse livro porque além de ter sido muito indicado pelos meus amigos leitores, achei a sinopse muito interessante e depois de ler essa resenha então, eu realmente necessito lê-lo .

    ResponderExcluir
  16. Hey, Li o primeiro livro no fim do ano passado amei a história, infelizmente fiquei sem dinheiro para comprar a sequencia e até hoje ainda to na esperança de uma promoção boa para comprar rsrsr. Adorei sua resenha, lendo ela fiquei com ainda mais vontade de ler o segundo...

    ResponderExcluir
  17. Participando da Promoção, esperando ansiosa para - Quem sabe - Eu ganhar.

    ResponderExcluir
  18. Ótima sua resenha!
    Já li "A rainha vermelha" e agora estou louquiiinha para ler "Espada de Vidro".
    Tudo isso porque, Meu DEUSS, que final foi aquele?? Victoria quer matar a gente do coração, não é possível! Hahahaha. Esse livro é demais, o final realmente me surpreendeu muito. Eu estava pensando em uma coisa e fui totalmente surpreendida, gostei também do fato de que ele não foca demais no lado romântico e sim mais na história (mas é claro que rolou muitas coisas né, sempre hahaha).

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  19. Pedi de aniversário a Rainha Vermelha só que acabei ganhando Espada de Vidro e agora estou louca para ter Rainha Vermelha para poder começar a ler, ainda mais com essa resenha que adorei e fez eu querer ler ainda mais o livro.

    ResponderExcluir
  20. Hey!
    Desde que eu coloquei os olhos nesse livro tenho desejado ele a distância, mas como as minhas condições financeiras estão péssimas ultimamente, estou arriscando a participar do sorteio. Com a sua resenha fiquei ainda mais empolga para lê-lo, você realmente consegue instigar a curiosidade do leitor. Para isso só tenho a dizer: parabéns. Sou muito fã de fantasia e tenho certeza que é o tipo de história que vai me agradar de qualquer jeito.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parece-me que temos e devemos aderir às sagas.Leria com muita paixão apesar de ter certo receio aos livros que teem continuação.Parece-me ser uma história eletrizante.

    ResponderExcluir
  22. Parece-me que temos e devemos aderir às sagas.Leria com muita paixão apesar de ter certo receio aos livros que teem continuação.Parece-me ser uma história eletrizante.

    ResponderExcluir
  23. esse livro vem sendo muito bem falado ultimamente.. essa nao foi a primeira resenha que vi a respeito, e mais uma vez, me apaixonei e fiquei com vontade de ler logo! essa capa ta maravilhosa, o resumo maravilhoso... e pelo visto, espada de vidro, que nao vem sendo tao comentado como a rainha vermelha, é ainda melhor! ansiosa para ler logo.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Estou doida por essa série! Adoro ler fantasia e essa parece ser bem envolvente, com muita ação, adrenalina e cheia de reviravoltas, amo isso! Cada resenha que leio de algum livro/conto fico ainda mais empolgada para ler, então preciso agilizar e adquirir o primeiro volume pra ontem hahaha .
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oooi
    EU ameei os dois livros! Mesmo A Rainha Vermelha tendo muitos pontos semelhantes a outras distopias, acho que a autora tratou isso com originalidade. A Espada de Vidro nem esse único defeito tem mais, está bem original, cheio de ação... Aguardando mais que ansiosa o próximo volume.

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Pelo que li na resenha o livro dever ser muito bom mesmo!! Como pode ser possível Mare Barrow ter poderes se ela tem o sangue vermelho e não o prateado? Será que ela vai se envolver com algum dos príncipes? Será que ela vai conseguir ajudar sua família? Ansiosa para ler os livros!!

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Confesso que eu teria comprado qualquer livro da série sem nem ao menos ler uma resenha que fosse, porque sério, olha só essa capas maravilhosas! *-* (não me julgue :D). Mas já li resenhas incríveis, inclusive a sua agora, que comprovam como as vezes se você comprar um livro pela capa, pode ser que se surpreenda e se encante em uma incrível história!
    Com certeza é um livro que está na minha lista!
    Fico pensando, o que será que eu seria? uma prateada ou uma vermelha.....
    Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
  28. Todos os comentários que tenho visto são maravilhosos. espero que a leitura me encante a esse nível

    ResponderExcluir
  29. As capas desse livro sempre me chamaram a atenção. Sempre me interessei pelos livros só por causa delas.. Um dia minha amiga foi me explicar mais ou menos sobre o q q era o livro (sem spoilers) e eu fiquei fascinada!!! Eu só conseguia pensar "É o meu tipo de livro!". A sua resenho só me chamou ainda mais a atenção. Confesso q nao li a do segundo livro, pra evitar spoilers. Quero ler o primeiro livro o quanto antes!

    ResponderExcluir
  30. só ouço elogios dessa série. Quero muito ler. Todas as resenhas que li foram positivas. Já faz um bom tempo que esta na minha lista de leitura, só faltou $$$$ para adiquirir

    ResponderExcluir
  31. só ouço elogios dessa série. Quero muito ler. Todas as resenhas que li foram positivas. Já faz um bom tempo que esta na minha lista de leitura, só faltou $$$$ para adiquirir

    ResponderExcluir
  32. Cara! As vezes eu odeio ler resenha,no caso isso aconteceu com sua. Por que está ruim? Não! Claro que não! Muito pelo contrário,é porque está completamente muito boa. Sério,todos meus amigos sabem que eu quero esse livro,até achei que ia ganhar,mas acabei ganhando outro que eu também queria muito. Enfim... EU QUERO MUITO ESSE LIVRO!! Ainda mais da sua resenha! Eu preciso comprar logo! E parabéns!! Você escreve muito bem,continue assim. :D xD

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©