11 de fevereiro de 2017

Resenha: Branco Como a Neve


Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.

Título Original: As White as Snow
Autora: Salla Simukka
Páginas: 224
Tradução: Pasi Loman e Lilia Loman
Editora: Novo Conceito
Livro recebido em parceria com a editora

Branco Como a Neve é o segundo livro da Trilogia da Branca de Neve. Na continuação de Vermelho Como o Sangue, após escapar da máfia, Lumikki decide ir para Praga e aproveitar as férias como uma turista comum. No entanto, em meio ao sol e aos belíssimos pontos turísticos, Lumikki conhece Zelenka, uma mulher alguns anos mais velha que Lumikki que alega ser sua irmã. Zelenka conta uma história detalhada e coerente para provar seu parentesco com Lumikki, mas, mesmo assim, as atitudes de Zelenka são estranhas e levantam diversos questionamentos.

Paralelamente à história de Lumikki, conhecemos Jiri Hasek, que está conduzindo uma investigação sobre seitas religiosas. Outras personagens vão sendo apresentados ao longo da história e, inicialmente, a autora não nos revela seus nomes. Esse clima de mistério e incerteza cria uma atmosfera incrível que transforma o leitor em investigador, coletando pistas para tentar montar o quebra-cabeça.

Um fato interessante é que, apesar de ser uma sequência, os acontecimentos desse livro não estão realmente interligados com os acontecimentos do livro anterior. Dessa forma, é perfeitamente possível ler Branco Como a Neve sem ter lido Vermelho Como o Sangue. Isso é bom, mas, é também preocupante. Afinal, algumas coisas não ficaram bem resolvidas no primeiro livro e não sei se serão retomadas no terceiro volume.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro é que conhecemos melhor a protagonista, Lumikki. No primeiro livro, tudo o que sabemos é que ela é reclusa, não tem amigos, é inteligente e muito observadora. No segundo livro, descobrimos maiores detalhes de seu passado, incluindo acontecimentos familiares, escolares e amorosos. Eu já gostava da protagonista antes e, agora, gosto mais ainda.

Eu também adoro a forma como a autora, Salla Simukka, escreve, é leve e fácil de ler, ao mesmo tempo que a história é densa, cheia de mistérios e reviravoltas. O livro é curto, os capítulos são pequenos e as letras grandes. Com certeza, recomendo o livro, especialmente se você gosta de livros cheios de enigmas e protagonistas fortes.

13 comentários:

  1. Amo personagens fortes e me interessei. Já li uma resenha do primeiro livro e pela capa esperava mais um romance do que o suspense que é apresentado

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Nunca ouvi falar desse livro e do primeiro volume, mas ele parece ser bem interessante. Fiquei curiosa sobre a parte da investigação de seitas religiosas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Antigamente eu gostava de livros independentes de outros da mesma série, mas hoje em dia concordo que deixam pontas soltas. Não li esse e nem o anterior, mas adoro as releituras modernas de Branca de neve. Adoro protagonistas fortes e tenho certeza que irei gostar da narrativa da autora.

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila!
    Confesso que nunca me interessei por essa série, mas essa também é a primeira resenha que leio de fato e acho que mudei um pouco de opinião. Achei interessante a premissa desse segundo livro e gostei de saber que a personagem é forte, a trama é cheia de mistério e a escrita da autora é leve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Prih, eu estou em uma vibe dos contos que eu lia quando era pequena, e estou adorando tudo relacionado a eles. Eu nem sabia da existência desses livros. Vou dar uma conferida.
    Beijos
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  6. Lumikki tentando recomeçar ai a vida vai... joga a Zelenka no caminho e faz ela "voltar" a conviver com o que queria esta longe. Parece livro cheios de mistério e isso é ótimo pois geralmente faz a gente se surpreender no final

    ResponderExcluir
  7. Ganhei o primeiro volume em um sorteio, mas ainda não li. Fiquei intrigada com essa irmã dela será se é mesmo. Adorei esse clima de mistério e investigação, pois deixa o leitor avido em terminar a leitura para saber o desfecho, pena que não responde as questões do primeiro, espero que responda no próximo, pois não gosto de livros que deixam as coisas em aberto.

    ResponderExcluir
  8. Olá, quando vejo os títulos dos livros dessa trilogia sempre esqueço que não tem nada a ver com contos de fadas e trata-se de um romance policial super eletrizante. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Priscila!
    Li o primeiro livro dessa série e até gostei.
    Bom ver que aqui podemos desfrutar um pouco mais da vida da Lumikki, podemos conhecer mais sobre sua família, etc...
    E elo jeito os mistérios continuam.
    Gostaria de ler.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a trilogia ainda e não fiquei com muita vontade de ler. Bateu aquele pinguinho de vontade, mas não é aquelas coisas que fazem eu ir correndo anotar o nome na minha lista. Vou dar uma pesquisada melhor a respeito do 1º e desse livro e se eu achar uma resenha que me "convença", quem sabe eu o compre.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Sou doida pra ler essa trilogia, mas ainda não consegui...
    Eu amo esse gênero, e espero mto conseguir ler em breve.
    O enredo parece bom e a capa é linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Priscila!
    Não conhecia a trilogia. Mas até que achei bem interessante!! O que mais chamou a minha a atenção foi a capa e a premissa da história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Já tinha visto esse livro antes, mas não sabia que era uma continuação, gostei muito do enrendo da historia que me deixou curiosa para poder ler e conhecer o livro anterior, mesmo não sendo uma historia dependente da outro, e espero que a autora retorne esses pontos que ficaram em aberto no primeiro livro !!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa | Todos os direitos reservados ©