19 de fevereiro de 2017

Resenha: Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo

Em Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo - contada na linguagem das flores, Cassandra Jean mergulha nos personagens criados por Cassandra Clare nas séries Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais e Os Artifícios das Trevas, reunindo características e ficha técnica de nomes como Jace Wayland, Magnus Bane e Tessa Grey. Comparando cada um deles a uma flor, e com belas ilustrações, ela cria um guia para os amantes dessas histórias... e para os que desejam começar a conhecê-las.

Título Original: A History of No Shadowhunters Denizens of Downworld
Autoras: Cassandra Clare & Cassandra Jean
Páginas: 208
Tradução: Ana Resende
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora

Confesso que quando solicitei Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo, esperava receber um spin-off das séries que já conhecemos e amamos tanto. Me surpreendi bastante quando abri o livro que vi que, na verdade, se tratava de uma mini enciclopédia de todos os personagens criados pela Classandra Clare. 


Justamente por não se tratar e uma narrativa, a leitura é bem rápida e fluida. Enquanto Cassandra Jean esbanja talento pelas páginas do livro com as suas ilustrações dos personagens, Cassandra Clare faz uma pequena ficha do mesmo, contando as características básicas — como o lugar em que nasceu, a espécie e até mesmo a arma favorita — alguma curiosidade ou algum fato de sua vida. Ah, todos os personagens são relacionados à alguma flor. Tem tanta flor que eu nem sabia que era flor, gente... Risos.


O mais legal de tudo é que as informações dadas pela Clare não são nem um pouco previsíveis, ou algo que já conhecemos a partir dos livros. Cada definição traz alguma coisa sobre o personagem que não fazíamos ideia. Vocês, por exemplo, sabiam que a arma preferida do Presidente Miau, gato do feiticeiro Magnus Bane, é o seu charme inato? 


Não recomendo a leitura do livro apenas para quem não leu todas as séries da autora — Os Instrumentos Mortais, As Peças Infernais, As Últimas Horas Os Artifícios das Trevas — porque os textos podem conter spoilers. Aliás, alguns personagens em si, para quem não leu tudo, são spoilers. Eu mesma, que não li Dama da Meia-Noite nem nada de As Últimas Horas ainda, tive várias surpresinhas durante a leitura. 


Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo não é uma leitura indispensável do universo dos Caçadores de Sombras, mas é essencial para a estante de qualquer fã. Além disso, o livro é uma obra de arte por si só de tão lindo. Vale a leitura não só pela estética, que é sensacional, mas também pelo fato de enriquecer ainda mais um universo que já é rico por si só. 

10 comentários:

  1. Olá, como leio tudo que Cassandra escreve estou muito ansioso para ler este livro, pois lele é ótimo para lembramos daqueles personagens esquecidos e sabermos mais sobre suas peculiaridades. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ana!
    Ganhei esse livro e ando curiosa pela leitura, acredito que será uma das próximas.
    Tão bom poder ter uma pequena enciclopédia sobre os personagens que admiramos na obra da Cassandra. E as ilustrações são lindas!
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Que livro fofo! Eu amei mto! Não conhecia nd sobre essa obra, conhecia só de nome...Aain eu qro!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Só li Instrumentos Mortais da autora, mas achei esse livro uma graça é bem interessante conhecer mais sobre nossos personagens mais queridos e que delicadeza serem comparados com flores, devem ser lindas e muitas até desconhecida por nós.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Estou doida para ler esse livro, sou fã dessa serie e adorei esse lançamento, as ilustrações estão maravilhosas e é bem legal poder ver esses personagens que já li tanto sobre eles, adorei saber que temos informações que acabam nos surpreendendo e com certeza irei ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  6. Achei esse nome gigante primeiramente "Uma História de Notáveis Caçadores de Sombras e Seres do Submundo" , achei super criativo da parte deles, de como colocaram na capa sem perder a ideia do livro. Segundo, adorei as ilustrações porque eu já li Cidade dos Ossos, e fiquei tempo todo imaginando de como seria os caçadores, e essa ilustrações vai ajudar muito na imaginação dos leitores referente aos personagem. Classandra Clare já muito bem como fazer a gente gastar dinheiro, pois existem bastante fãs da serie, assim como eu, amaram sabe dessa novidade no mundo literário. E sabe ainda mais da personalidade, visual e características deles é um presente pra gente

    ResponderExcluir
  7. Atá que as imagens são lindas demais *_*
    Amo a Cassandra e espero logo poder saber as curiosidades desse universo S2

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!!
    Esse livro é muito lindo!! As ilustrações são um primor!! Sem dúvida esse livro é essencial para a estante de qualquer fã!! E eu quero um!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  9. Antes de ler as resenhas desse livro, eu também pensei que era MAIS UMA expansão do universo criado pela Cassandra Clare, por isso fiquei sem entusiamo para ler. Porém agora sabendo que na realidade ele reúne informações sobre esse universo, me interessei, sempre bom enriquecer os conhecimentos sobre uma série que amo tanto (mesmo achando que já está sendo bem alongada)
    Pelas fotos percebo que a diagramação é linda e gostei deles relacionarem os personagens com flores.

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto uma ou duas resenhas desse livro, achei bem legal a ideia dele. Sem contar que o achei lindo. É um dos meus desejados, porém não li nenhum livro que é referencia dele, então to esperando a hora certa para compra-lo haha!

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©