22 de outubro de 2017

Resenha: Os 12 Signos de Valentina

Isadora é ariana e seu ex namorado pisciano... Inferno astral! Em busca da combinação astrológica perfeita, ela cria um blog para relatar suas experiências. Isadora descobriu da pior forma possível que o namorado a traíra. E com sua melhor amiga, ainda por cima! A estudante de jornalismo entra numa fossa sem fim. Sem nenhum estágio à vista, ela se afoga em filmes feitos para chorar, pizza e em sua mais nova obsessão: stalkear o perfil do ex namorado no Facebook. Até descobrir exatamente o que deu errado entre ela e Lucas: seus signos são incompatíveis. Basta encontrar um rapaz de libra e seu mundo entrará nos eixos novamente. Com a nova obsessão e a desculpa do trabalho final de jornalismo online, uma reportagem investigativa sob um pseudônimo, Isadora une o útil ao agradável e cria um blog para relatar a experiência: Os 12 signos de Valentina. Já que precisa encontrar o libriano perfeito, por que não aproveita e experimenta os outros signos do zodíaco para ter certeza mesmo?
Título: Os 12 Signos de Valentina
Autora: Ray Tavares
Páginas: 296
Editora: Galera Record
Livro recebido em parceria com a editora

Como um bom romance contemporâneo paulistano, Os 12 Signos de Valentina inicia em uma badalada festa da Rua Augusta. Talvez por isso, seu caráter nacional e realista o torna uma aventura perfeitamente possível de acontecer na vida de qualquer garota. Pode estar acontecendo agora. 

Isadora Mônaco é uma jovem extraordinariamente comum da Escola de Comunicação e Artes da USP, a ECA. Uma jornalista espirituosa em potencial está se reerguendo após o término do namoro de seis anos com o incrível e infiel músico Lucas. A narrativa em primeira pessoa visceraliza o fim dos relaciomentos: muito choro, posts sobre filhotes nas redes sociais e finais de semana confinados em casa. Como já dizia a dupla Day e Lara, graças a Deus que existem as amigas. E Marina, prima da moça traída, une o útil ao agradável em um projeto que seria o ponto alto da superação da protagonista. 

Marina e Isadora unem-se a Rodrigo e Andrei em uma noite cosmopolita. O namorado de Marina é um jovem sem grande explanação na narrativa, mas Andrei é descrito nos mínimos detalhes. Alto, hipster, atencioso e sarcástico, em definitivo, o sonho das garotas. Em suas pequenas imperfeições já ganha os leitores nos primeiros diálogos. Mas nem só de jovens bonitos se fazem os primeiros momentos. A perda total de Isadora na festa, a deixa entregue no banheiro no final da festa, conversando com uma funcionária da boate. Marisa, enquanto deseja que se livrr das garota rica cheia de problemas existenciais levianos, chega a conclusão que o namoro duradouro terminou porque a ariana não poderia ter um bom relacionamento com um psciano como Lucas. 

Levada a várias reflexões nos dias posteriores, o trabalho de Jornalismo Online, ministrada querido professor Varela, a faz embarcar de vez no universo astrológico. A criação do blog Os 12 signos de Valentina para salvar o semestre vira um verdadeiro experimento antropológico. O objetivo é conhecer cada um dos signos de perto e livrar-se da fossa causada pelo adultério de Lucas. Assim, sucedem vários encontros amorosos ou casuais entre Isadora e cada representante do Zodíaco. Confesso que achei a facilidade com que ela encontrou tantos rapazes na ordem um pouco ficcional. Mas não é para isso que se escrevem os romances? O que importa é a forma como o autor modela a realidade a seu favor. E Ray fez isso com maestria. 

As páginas do blog são diagramas de forma diferenciada e mais fofa impossível. As fichas que listam os prós e contras de cada signo são hilárias e a forma como Isadora torna os encontros como se fossem um furo jornalístico é brilhante. Cada um dos doze rapazes são estereótipos dos signos, mas não da realidade. Ela conhece pessoas de várias formas e humores. O calculista capricorniano, o ursinho taurino e o egocêntrico leonino são apenas alguns destes, todos apaixonantes. A qualquer hora dá a sensação que ela parará o experimento e casará abandonando os que acompanham seu blog. Afinal, os pretendentes não faltam! 

Como se não bastasse, os flashbacks e as investidas daqueles que querem descobrir a qualquer custo a identidade real da Valentina são narradas com linearidade e muitas figuras de linguagens. As analogias, hipérboles e metáforas de Isadora são a melhor parte e por várias vezes disfarcei o riso quando li em público. Com ambientação na cidade onde tudo pode acontecer, inclusive reencontrar um crush de infância no metrô, o blog tem sua formação de conteúdo facilitada. As festas, os hipsters, os estereótipos da USP e a multiplicidade da cidade de São Paulo indiciam o conhecimento de local da autora, o que é antagônico ao enorme volume de livros que insistem em ambientar-se no exterior. E, sem dúvidas, a proposta mais nacional é infinitamente melhor. 

Afora, o caráter sexual da obra aparece com discrição e descrito da melhor forma possível. O signo do fogo da ariana não nega que momentos como desse naipe aconteceria em uma das quase 400 páginas do livro. Entretanto, ainda é inusitado o momento e o parceiro, bem como o final romântico da protagonista. Existem indícios do provável libriano que será o par perfeito da Valentina já famosa na USP. Mas Ray preferiu nos deixar a lição sabia: combinação astrológica não supera o match que nossos olhos já alertam no primeiro momento que vemos o que será o amor de nossas vidas. Isadora demorou para perceber, mas foi feliz assim que percebeu. Aliás, parabéns a autora, mais uma vez, pelo epílogo. Um epílogo confortável que rima com romances cinematográficos dos anos 1950. 

Passei dias acompanhada da leitura pois há muito não encontrava um romance jovem que prendesse minha atenção. A diagramação impecável e o texto bem escrito me ganhou nesses poucos dias. Já estou ansiosa para ler mais livros da Ray. Que por sinal, é tão simpática como a Isadora. Suspeito que a vida realmente imite a arte.

16 comentários:

  1. Olá, a obra chama atenção por contar com elementos clichês e batidos mas ainda assim apresentar singularidades muito bem construídas, uma vez que a autora deve ter pesquisado bastante sobre signos para compor a trama. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Myla!
    Achei o enredo do livro bem diferente, irreverente e hilário, sem contar que é bem como falou, é tão crível que pode acontecer com qualquer um.
    E gostei ainda mais porque meus pais foram astrólogos e tudo que está relacionado ao assunto, sempre me fascina.
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura divertida e gostosa, desperta uma curiosidade em saber quem será esse par dela deve deixar o ritmo da leitura rápido, interessante buscar o par perfeito que combine com o seu signo ou outro, achei diferente isso.

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo ótimas resenhas!
    Quero muito ler esse livro, adoro também um romance juvenil bem escrito.
    Esse parece ser divertido e leve!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Myla.
    Eu adorei a sua resenha, porém não posso dizer o mesmo da premissa, eu adoro o fato de que autor explora essa coisa toda de signo e suas peculiaridades entretanto eu não gosto muito por Justamente não acreditar e o fato de que tm vários crushes também me deixou com pé atrás afinal não gosto muito de triângulo amoroso nem de indecisão por isso apesar de ter lido sua resenha e adorada história esse com certeza não é um livro para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente, essa capa é muito amorzinho.
    Confesso que tenho dúvida em ler ou não Os 12 signos de Valentina; sua resenha me deixou um pouco mais empolgada para a leitura.
    Já tive uma fase em que amava o universo dos signos, e uma história voltada pra isso é bem interessante. Legal saber que os personagens seguem as características mais comuns dos signos, e ótimo saber que no fim não será o signo que irá decidir com quem Isadora ficará. O coração diz mais do que os astros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Este livro nos chama a atenção de cara por esta capa linda e este nome. Confesso que é a primeira resenha que leios sobre ele, e apesar de sua resenha ser bem positiva sobre o desenvolvimento, pesquisa e fluides da historia, creio que não seria uma leitura que teria muito interesse em ler. Não é uma temática que me prenderia a historia, pois signos não é um assunto que me cativa muito.

    ResponderExcluir
  8. Oii Myla!
    Que livro bacana, gostei mto!
    Adoro ler livros relacionados á este tema, o que só me incentiva ainda mais á qrer conhecer este tbm.
    Adorei a capa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Num primeiro momento achei que esse livro seria clichê e não iria gostar muito, mas parece que ele acaba tendo um enredo e personagens que envolvem e o clichê pode não ser chato. Achei legal essa ideia do blog e toda a coisa dos signos. Não sou lá de acreditar muito nisso, sou bem cética quanto ao assunto, mas parece que deixa uma lição legal e ver as trapalhadas da personagem e todo esse experimento com cada homem dos signos pode ser hilário. Parece que diverte.
    No fim das contas pode ser um bom livro pra quando a gente procura algo leve e gostoso de ler ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi Myla,
    Adoro romances e gosto mais ainda quando me deparo com elementos tão reais que deixam a história muito crível. Os 12 signos de Valentina me faz lembrar da minha adolescência e do quanto gostava de ler o horoscopo e ver quem combinava com meu signo. Isadora trará ao livro o final de término de relacionamento mais real que já vi sendo narrado em uma história e, na certa, cenas engraçadas virão junto. Eu não havia ficado muito interessada na obra, pois não sabia sobre o que se tratava (apesar de já suspeitar por causa do título), mas sua resenha despertou em mim uma feliz curiosidade de conhecer está história.

    ResponderExcluir
  11. Eu conheci esse livro no Mochilão da Record. Achei interessante, mas não fiquei tão interessa em ler.
    Li em outras resenhas também o quanto a escrita da Ray é ótima.
    Tenho uma amiga que é alucinada por signos. Está louca por ele, estou pensando em presenteá-la com ele.

    ResponderExcluir
  12. Só por ser uma obra nacional e que se passa aqui já merece atenção. Esse é um gênero que particularmente amo e se fiquei muito afim de ler esse livro, sim, está adicionado a minha lista. kkk Curti muito a resenha, destacou os pontos positivos da obra, um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Estou louca para ler esta obra, pois amo um romance jovem, principalmente quando possui várias pitadas de humor e diversão. Outro ponto que gostei nesta obra, foi o fato de retratar questões sobre signos, eu particularmente tenho uma paixão imensa pelo zoodiaco, e quase não li livros que tivessem esta perspectiva. Por este e outros fatores acredito que esta sera uma leitura bastante agradável.

    ResponderExcluir
  14. Oi! Tudo bem?
    Gostei muito da premissa do livro sobre os signos, um tema tão discutido em nossa realidade agora. Parece ser uma leitura gostosa e extrovertida de se ler, amei demais. Vou adicionar na minha listinha.
    Gostei da resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Myla!
    Gosto de romances leves e divertidos!! Achei bem bacana essa estória que envolve a combinação perfeita de cada signo e também como a protagonista vai criar um blog para discutir esse assunto. Adorei a indicação.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de conhecer novos livros de autores nacionais, como gosto de livros de romance, e a história deste livro parece ser boa, pretendo ler Os 12 Signos de Valentina em breve.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©