10 de março de 2018

TAG: 05 Livros com Mulheres Fortes


O protagonismo feminino tem se tornado cada vez mais frequente e admirado na literatura. Porém, nem sempre as mulheres são retratadas como gostaríamos. Portanto, nesse post, irei indicar 5 livros com personagens verdadeiramente empoderadas.

The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo
Heidi Heiling
Editora Morro Branco 

Nix é uma viajante do tempo. Ela e seu pai, Slate, velejam a bordo do Temptation, um navio pirata repleto de tesouros. Ao longo do caminho eles encontram amigos, uma tripulação de refugiados do tempo e até mesmo um charmoso ladrão que pode significar muito mais para Nix.
Tudo que Slate precisa é um mapa certo para viajar a qualquer tempo e lugar, real ou imaginário: seja para a China no século 19; terras vindas direto das Mil e Uma Noites ou até mesmo uma mítica versão da África. Apesar das inúmeras possibilidades, o pai de Nix está obcecado com um mapa específico: Honolulu, 1868 – o ano de nascimento de Nix e a última vez em que ele viu sua esposa viva. E, por uma chance de reencontrá-la mais uma vez, Slate está disposto a sacrificar a tudo e a todos.
Quando o desejado mapa aparece, Nix vê sua própria existência em perigo e agora deve descobrir o que quer, quem é, e aonde realmente pertence, antes que seu tempo acabe. Para sempre.

Nix é um ótimo exemplo quando falamos em mulheres fortes da literatura. Além de super inteligente, Nix é independente e autossuficiente. Trabalhando no navio pirata de seu pai, Nix sabe que é essencial para tornar as viagens no tempo possíveis.

Elantris
Brandon Sanderson
Editora Leya

O príncipe Raoden, de Arelon, foi um dos tocados pela maldição que o levou a viver, ou a tentar sobreviver, em meio à loucura e maldições da cidade caída que, desde a maldição, tornara-se um cemitério para os que foram amaldiçoados. Prestes a se casar com Sarene, filha do rei de um país vizinho de Arelon – uma mulher que nem chegou a conhecer pessoalmente, mas que, mesmo com um casamento politicamente forçado, passou a conviver por meio de cartas – o príncipe é dado como morto, uma situação que parece ser irremediável, mas que precisa de explicações. E são esses mesmos esclarecimentos que Sarene procura ao chegar em Arelon e descobrir que tornara-se viúva antes mesmo de conhecer seu marido. E a partir daí começa a entender que terá que tomar conta de tudo sozinha, principalmente de um homem chamado Hrathen, um dos mais poderosos nobres, que está disposto a substituir o rei Iadon, pai de Raoden, para poder converter o país à religião Shu Dereth.
Elantris, que intercala capítulos sobre Raoden, Sarene e Hrathen, é uma obra cheia de energia e histórias fantásticas que não permite que o leitor pense em outra coisa, senão, na cidade de Elantris e suas maldições.

Sarene é uma das personagens mais girl power da literatura. Ela é aquela típica personagem que veio para causar, que vai fazer o que for preciso para alcançar seus objetivos, que não está nem aí para as proibições que os homens impõem a ela e que, se for preciso, vai fazer tudo sozinha. Muito inteligente, sagaz e estrategista, Sarene não podia ficar fora dessa lista.

V. E. Schwab
Editora Record

Kell é um dos últimos Viajantes — magos com uma habilidade rara e cobiçada de viajar entre universos paralelos conectados por uma cidade mágica. Existe a Londres Cinza, suja e enfadonha, sem magia alguma e com um rei louco — George III. A Londres Vermelha, onde vida e magia são reverenciadas, e onde Kell foi criado ao lado de Rhy Maresh, o boêmio herdeiro de um império próspero. A Londres Branca: um lugar onde se luta para controlar a magia, e onde a magia reage, drenando a cidade até os ossos. E era uma vez... a Londres Negra. Mas ninguém mais fala sobre ela. Oficialmente, Kell é o Viajante Vermelho, embaixador do império Maresh, encarregado das correspondências mensais entre a realeza de cada Londres. Extra-oficialmente, Kell é um contrabandista, atendendo pessoas dispostas a pagar por mínimos vislumbres de um mundo que nunca verão. É um hobby desafiador com consequências perigosas que Kell agora conhecerá de perto. Fugindo para a Londres Cinza, Kell esbarra com Delilah Bard, uma ladra com grandes aspirações. Primeiro ela o assalta, depois o salva de um inimigo mortal e finalmente obriga Kell a levá-la para outro mundo a fim de experimentar uma aventura de verdade. Magia perigosa está à solta e a traição espreita em cada esquina. Para salvar todos os mundos, Kell e Lila primeiro precisam permanecer vivos.

Lila é tão cabeça dura que, às vezes, até nos irritamos com ela. Porém, a verdade é que essa personagem não aceita um não como resposta e vai insistir até conseguir o que quer.

Legend
Marie Lu
Editora Rocco 

O que antes for a o Oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos distritos mais ricos da República, a adolescente de quinze anos June, é um prodígio prometida ao sucesso no mais alto círculo militar do país. Nascido nas favelas, o adolescente Day é o criminoso mais desejado do país. Mas sua motivação pode não ser tão maliciosa quanto parece. De mundos muito diferentes, June e Day jamais cruzariam o caminho do outro, até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Presos em um jogo de gato e rato, Day está correndo para salvar a vida de sua família, enquanto June deseja vingar a morte de Matias. Mas em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu, e até onde seu país está disposto a ir para guardar seus segredos.

June é aquela personagem que não precisa ser salva ou defendida por ninguém. Muito pelo contrário, pois é ela quem vai lutar contra tudo e contra todos para defender àqueles que ama. E mesmo quando está em um relacionamento, ela continua sendo autossuficiente e lutando por seus próprios objetivos.

O Mistério dos Cavalos Alados
Megan Shepherd
Editora Plataforma 21

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, O mistério dos cavalos alados traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como O jardim secreto e A princesinha, já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.
Esse cavalo branco – uma égua chamada Lume de Luar – está se escondendo de uma força sombria e sinistra: o Corcel Negro. Para Emmaline mantê-lo longe de sua nova amiga, ela precisa rodear Lume de Luar com tesouros de tons brilhantes. Mas como a menina encontrará cor em um mundo tão cinzento?
Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, 'O mistério dos cavalos alados' traz uma prosa que se aproxima do lirismo e, assim como 'O jardim secreto' e 'A princesinha', já pode ser considerado um clássico. Um livro que será amado por muitas gerações.

Emmaline nunca foi uma criança convencional, o que a torna um tanto quanto solitária. Mesmo assim, ela não se abala, fazendo de tudo, inclusive quebrar as regras, para conseguir o que quer. E mesmo quando ela recebe uma tarefa muito importante, ela mostra sua força e determinação.

15 comentários:

  1. Desses só li o de Legend e adorava como a June fazia as coisas dela. Er uma ótima personagem, sabia o que queria e fazia o que podia por aqueles que amava. The Girl From Everywhere vi falando muito bem. Não vi muita resenha ainda. Bom saber que tem uma personagem forte e independente assim. De Um tom mais escuro de magia vi muita coisa boa, personagem mulher forte é outro ponto que espero que tenha mesmo. E esse ultimo é outro que gostaria de ler. Uma criança fora do comum já é ótimo, dá vontade de ver como lidou com as coisas e a história tem uma coisa que adoro ver em livros: segunda guerra mundial. Só imagino como é aí.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não li nenhum desses livros. Chocada!
    Gosto muito de personagens Girl Power, é lindo ver essa luta, determinação e empoderamento.
    Esses livros não fazem muito meu estilo, mas fica a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Priscilla.

    É muito bom ver dentro da literatura, através da ficção, exemplos de mulheres fortes e independentes, que conseguem mostrar suas capacidades e que não são nada frágeis!

    ResponderExcluir
  4. Adoro historias onde as mulheres se destacam. Não li nenhum desses, ma Elantris e Um tom mais escuro de magia estão na minha lista de compras. Não conhecia o Mapa do tempo, fiquei interessada adoro historias com viagens no tempo.

    ResponderExcluir
  5. Priscila!
    Gostei das suas respostas à tag, principalmente porque não li nenhum dos livros e fiquei convencida através das suas citações, do poder que as protagonistas tem.
    Já anotei para ler.
    Bom final de semana!
    “Os lírios não bastam. As leis não nascem das flores. Meu nome é luta, e escreve-se na história.” (Luciana Maria Tico-tico)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MARÇO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. Na semana da mulher que se encerra, nada melhor que um post assim!
    De todos os livros citados, só tive contato com Legend! E concordo em gênero, número e grau. June é uma personagem fantástica e sorte de quem pôde a conhecer nas páginas desta saga!
    Adorei a singela homenagem e tomara que nossas "heroínas", continuem sim, sendo protagonistas fortes nos livros e na vida real!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oii Priscila!
    Já tinha visto a TAG e adorei, eu não li os livros citados ainda, até tenho a trilogia Legend mas ainda não me animei pra ler, quem sabe qqr dia desses animo...
    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscila!
    Gostei demais da tag e confesso que ainda não li nenhum desses livros mas adorei conhecer alguns e outros como "Um tom mais escuro de magia" está na lista das possíveis leituras faz um tempo. Espero conseguir ler :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Pri!
    Eu ando sendo bastante crítica com os livros que leio exatamente por conta de como as personagens femininas vem sendo retratadas, com isso também ando me surpreendendo. Não li nenhum dos livros, e alguns conheço somente por resenhas que li, "The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo" eu quero mto ler, primeiro porque a história é incrível, e segundo por conta da protagonista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Priscilla,
    Livros onde a mulher é retratada como uma personagem forte e determinada são os que mais me chamam atenção. Nem sempre ela vem como protagonista, mas uma personagem empoderada se destaca até quando sua participação na trama é curta ou passageira. Alguns dos títulos citados já ouvi falar, mas te confesso que, ainda, não realizei a leitura de nenhum deles. Assim que eu a tiver oportunidade quero ler Elantris e Legend.

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhum desses livros mas creio que devem ter realmente mulheres muito fortes pois entre tantas que existem elas foram escolhidas.
    Acho muito importante os livros que mostram como as mulheres podem ser poderosas de uma forma que normal, nada muito apelativo.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Priscilla!!
    Gostei muito da indicação desses 5 livros com personagens verdadeiramente empoderadas. Desde quero muito ler Legend e O Mistério dos Cavalos Alados.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. The Girl from everywhere me chamou muita atenção pela premissa do livro e eu que fiquei muito com a protagonista e eu acho que eu mais gosto nesse livro foi a questão da viagem no tempo mas eu também já li o livro legend da Marie Lu e apesar de não ter ido muito com a cara da protagonista eu achei a história bem interessante

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei os livros indicados, de todos eles não li nenhum, mas me interessei por quase todos, principalmente O Mapa do Tempo que pela sinopse parece interessante e só essa capa com a menina encima do barco já me chamou atenção e também fiquei bem curiosa sobre Elantris, pela sinopse parece ser o tipo de livro que gosto de ler !!

    ResponderExcluir
  15. Oi Priscilla.
    Adorei as recomendações.
    Eu adoro livros com mulheres fortes e decididas, eu quero muito ler The Girl From Everywhere - O Mapa do Tempo, essa capa é incrível e eu adorei a premissa, quanto as demais livros irei dar uma pesquisada a respeito, mas enfim, obrigada pela recomendação.
    Bjs.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©