13 de junho de 2018

Resenha: O Iluminado

Um clássico de Stephen King. Edição especial, com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.
“O lugar perfeito para recomeçar”, é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.
Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.
Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai... Um dos livros mais assustadores de todos os tempos, O iluminado é um clássico de Stephen King. Edição especial com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos.

Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Páginas: 520
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Editora: Suma 
Livro recebido em parceria com a editora

Logo no começo de O Iluminado, percebemos que Danny Torrence não é uma criança comum. O pai, Jack, parece estar fadado à uma vida medíocre, afundado no vício e em seus erros frequentes. Praticamente sem saída e buscando uma maneira de não perder a família, Jack Torrence aceita trabalhar no hotel Overlook como zelador durante o inverno. Ele, a esposa e o filho ficariam vários meses afastados de tudo — já que a neve impossibilitava qualquer rota para fora do hotel, e talvez essa fosse mesmo a melhor chance de recomeço e estabilidade que os Torrence tanto buscavam.

Mas Tony, o amigo imaginário de Danny, insiste que isso é uma ideia terrível, tentando avisar de alguma forma que eles não deveriam seguir com o plano. Seria Tony um amigo imaginário que Danny inventou ou alguma coisa a mais? Se você não está acostumado com a escrita de Stephen King, prepare-se! O autor faz com que os personagens comecem a ficar gradativamente horripilantes, e você não sabe o que estará te esperando na próxima página.

Há coisas que nenhum menino de 6 anos no mundo deveria ouvir; mas as coisas nunca são como deveriam ser na realidade. O mundo é um lugar duro Danny.

Wendy, esposa de Jack, fica extremamente animada e acha que é uma ótima oportunidade de ensinar Danny a ler e passar um tempo com a família. Mas não poderia estar mais enganada. Grandes tragédias aconteceram ao longo dos anos no Overlook e por isso o hotel passou pela mão de muitos donos, gerentes e consequentemente, zeladores. Assim, as histórias foram sendo encobertas com o passar dos anos, mas infelizmente a família começa a descobrir que nem tudo pode ser jogado em baixo de um tapete ou ser escondido em um sótão...

Danny  o que chamamos de iluminado  é cada vez mais atormentado pelo hotel e as "forças malignas" que ali habitam querem cada vez mais possuí-lo. Seus pais começam a perceber que algo está muito errado quando basicamente já é tarde de mais. King demora cerca de 100 páginas para descrever o ambiente do Overlook, então quando nos damos conta do que acontece junto com os Torrence, é basicamente como se pudéssemos presenciar a tragédia anunciada (que até demora para acontecer, mas chega de maneira destruidora).

O Overlook é, inclusive, um personagem importante, maléfico e manipulador, provocando nas pessoas que o frequentam sensações e emoções com uma carga de medo indescritível, como se ele pudesse engolir tudo pela frente.

Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas.

Posso dizer que se existe um livro do King que você deve ler, esse livro é O Iluminado. E ao mesmo tempo que eu dou esse conselho, acho que eu deveria contar que demorei desde os tempos da faculdade para conseguir terminar essa leitura. Você deve estar se perguntando então, como raios eu indico algo que demorei mais de 4 anos para ler, né? Haha pois é justamente por isso! O Iluminado me impactou de tal maneira que levei muito tempo para digerir e ter a coragem de terminar essa leitura  que bem no fim achei sensacional!

E se você gosta de terror, para terminar, fica aqui mais uma recomendação: assistam ao filme de 1980, dirigido por Stanley Kubrick, que com certeza é um clássico incrível. Não é 100% fiel à obra do King, mas com certeza é uma adaptação que merece sua atenção, garanto que não vai se decepcionar se lembrar que são obras separadas!

27 comentários:

  1. Oi, Jéssica.

    O autor apresenta um livro bem construído, capazes de deixar o leitor intrigado. No entanto, eu não teria coragem de lê-lo, mas parece ser um livro bem explorado, por envolver presenças sobrenaturais e esse lado psíquico do garoto.

    Aliás, esse livro me fez lembrar de uma história verídica, envolvendo um hotel (que eu esqueci o nome dele, agora) também, que dizem ser mal assombrado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho mais medo de assombração do que qualquer outro elemento do terror/horror haha e esse foi exatamente o problema pra ler O Iluminado. Pense que não ia no banheiro de noite sozinha neeem pensar AHAHAHA #doida

      Excluir
  2. Arrepiante! Aterrorizante!
    Momento confissão 1:Falta a famosa coragem para ler o tio King.
    Momento confissão 2: assisti ao clássico filme baseado no livro e curto muitooooooo, pasme vice!
    E como já é público e notório que o livro sempre é melhor que o filme certeza que se criar coragem e ler vou me amarrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chelle, o filme e o livro são diferentes mesmo, mas recomendo ambos por serem dois clássicos muito legais (não sei se esse adjetivo cabe aqui HAHAHA). Mas tenta achar a famosa, não vai se arrepender ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Acredito que não exista um jeito de você chegar em uma resenha de um dos livros do Mestre King e não ficar ali, meio que besta olhando e lendo a resenha.
    Todo livro do cara é foda!rs
    Acabei lendo este livro(numa versão bem antiga) já tem muito tempo, mas estou namorando estas novas roupagens de alguns clássicos dele.
    O Iluminado é um dos melhores livros do autor, talvez por ter sido escrito há tanto tempo, traga esse terror misturado com horror de uma maneira única, como só King consegue fazer!
    O filme também é maravilhoso!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achamos alguém raro aqui, que gosta do livro e do filme! HAHA parece que as pessoas que gostam muito do livro tendem a achar o filme terrível, mas eu acho uma boa recomendação (mesmo que sejam diferentes).

      Beijos!

      Excluir
  4. Terror não é lá comigo e essa história é bem famosinha e já sei o que esperar ao ler, não sei se teria coragem xD
    Muita coisa bizarra, isso da criança e essas coisas malignas e tudo mais, ai credo. Não é comigo. Se demorou esse tempo todo pra ler nem imagino a vida que eu levaria pra ter coragem de ler sem ter medo de ir ao banheiro a noite! Passo, viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHAHAH te entendo perfeitamente! Mas se um dia resolver dar uma chance, não vai se arrepender!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A cada resenha que leio sobre os livros do King, eu tenho a certeza que nunca vou ler.
    Corro de terror, é um gênero que não me atrai.
    Mas acredito que ele seja um cara muito talentoso, pois suas obras são sempre elogiadas.
    E talvez se tivesse lido 4 anos antes, talvez não teria sentido a mesma sensação de agora.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você não tem coragem de ler os romances do King, ao menos posso te indicar 'Sobre a Escrita' que também é dele, mas conta sobre o processo de escrita e desenvolvimento dos livros <3 É maravilhoso e pelo menos não vai te dar sustos haha :P

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Oi Jéssica,
    De todo os livros do Stephen King o que mais quero ler é O Iluminado e sempre que o filme passa na TV tenho que me segurar para não assistir. Já conheço básico da história, pois por se tratar de um clássico já vi muitas referências em filmes ou séries. O autor trabalha com muitos elementos nessa história, como o sobrenatural, o mistéio e uma familia que precisa se reajustar em um novo ambiente e, até mesmo, entre eles. Não sei se fica claro no início do livro se os pais de Danny sabem o quanto ele é peculiar, se não, isso aponta algo em relação a dinâmica familiar. A leitura parece ser um pouco demorada e até entendo. Já li um livro do King e sei como o autor pode ser bem detalhista para situar o leitor na história. De qualquer forma não vejo a hora de ler este livro e, finalmente, conferir a adaptação.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica,
    Ainda continuo sem vontade de ler livros do Stephen, e ainda mais por saber que muita coisa dele é de terror! SOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Theresa, que tal então ler Mr. Mercedes? É uma trilogia sobre crimes e um detetive tentando desvendar essas coisas. É muito diferente do que o King costuma fazer, mas ainda assim amo bastante!

      Excluir
  9. Li o livro e adorei, foi muito bem elaborado, acabei ficando surpresa com os acontecimentos e adorei os personagens principalmente o pequeno Danny, gosto muito quando envolve o sobrenatural fiquei até assustada rs. Nossa demorou muito para ler, eu li rápido para saber como iria terminar a curiosidade era muita rs. Agora quero assistir o filme e a minissérie li uns comentários sobre ela nem sabia que tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, demorei MEEESMO pra ler hahaha o medo era maior que a curiosidade viu?

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Jéssica!!
    Adoro livros de terror e tem pouco tempo que comecei a ler os livros do mestre Stephen King. Mas deve confessar que ainda não li esse livro dele, e agora estou bem curiosa para saber mais sobre essa história e também quero muito assistir o filme.
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Jessica!
    É um dos maiores clássicos do King e com toda certeza o livro dá muito mais asas a criatiidade do que o filme, embora até tenha achado o filme bem feito, principalmente para época em que foi lançado, sem tantos efeitos especiais como hoje...
    Vale a leitura.
    “Sou uma só. (...) Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo.” (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JUNHO - 5 GANHADORES
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  12. Eu não vou mentir que tenho livro aqui mas ainda não li ele, é que tem uns que vou passando na frente. O que tenho eu comprei num sebo, é uma versão mais antiga kkk Mas eu adoro o King e sou fã de livros de terror. Com certeza depois dessa eu vou passar ele na frente de outros. Espero não me decepcionar, porque pela resenha fiquei com muita expectativa !

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro, não tem como ver uma resenha dele e ficar sem vontade, sem falar que todas as resenhas que li foram muito positivas. Ainda não tive a oportunidade de ler e também não vi o filme, mas acho que vou dar uma olhada no filme antes e ver se consigo o livro. Sou fça de terror e tenho certeza que vou amar !

    ResponderExcluir
  14. Eu sou apaixonada pelos livros do Stephen King e eu amei adaptação que fizeram para o cinema aquela clássica adaptação. Inclusive estou lendo um livro dele "Sob a redoma" eu adoro a escrita dele. Tenho vários livros do King na estante para serem lidos. Achei legal que depois do Iluminado tem a continuação no livro Doutor sono, já li várias coisas boas sobre.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um dos meus livros favoritos Recife e eu adoro a versão que fizeram para os cinemas dele apesar de muita gente falar que não ficou tão fiel ao livro e a minha meta de princesa ter essa coleção linda que a editora está publicando em capa dura

    ResponderExcluir
  16. Oi, Jéssica
    Ainda não li livros do King, mas tenho muita vontade.
    Tem as pessoas que amam, as que nem gostam tanto assim do livros dele.
    O Iluminado é um dos livros que mais me chama atenção e pela sua resenha agora acabou minhas dúvidas preciso ler, estou muito curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Jéssica,
    gostei da sua resenha, deu pra entender bem sobre a história e me deixou com vontade de ler.
    Faz uns 2 anos que pegay ele pra ler, mas achei muito enrolado, não passei das primeiras 40 páginas, e ainda tava com medo, então... kkkk
    Mas agora ao ler sua resenha fiquei bem curiosa e vou tentar dar mais uma chance para ele.
    Você já leu O Cemitério também do King? Eu gostei muito, embora o medo seja grande só de relembrar a história kkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cemitério é uma obra muito importante pra mim, faz muito tempo e eu nem sei explicar por quê (mas acho que é a relação que eu fiz com Ramones haha). Eu acho que quando se trata do King, ele enrola mesmo pra criar o cenário, mas em O Iluminado depois você entende que faz todo sentido do mundo.
      Espero que você goste! Beijoos ;*

      Excluir
  18. Apesar de gostar muito de Stephen King, não tenho coragem para ler e nem assisti O iluminado, sou medrosa mesmo. Mas a història é muito boa, mas o medo não me permiti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu era assim também haha aí eu pensei que a vida era curta de mais pra deixar de ler por conta dos meus medos. Resultado? Um pouco paranoica talvez, mas feliz, acredite se quiser hehe <3

      Excluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©