12 de fevereiro de 2019

O Lobo de Wall Street versus Os Segredos do Lobo


O Lobo de Wall Street foi um dos maiores marcos do cinema desta década e uma imensa demonstração de talento de Leonardo DiCaprio, que interpreta o icônico vendedor Jordan Belfort. Dotado de inúmeras cenas de sexo, uso de drogas, festas e muita vida mansa, o filme baseado na história do famoso vendedor tem baixa conotação biográfica. 

Entretanto, ao buscar um livro com dicas de vendas, deparei-me com com Os Segredos do Lobo e logo iniciei a leitura. E que decepção, leitores. Os primeiros capítulos explanam como o Sistema Linha Reta transformou jovens inexperientes em vendedores exímios é motivador e leva o leitor a pensar que aplicar todas as dicas do Belfort o levará ao sucesso. Infelizmente, com o passar das páginas encontrei ensinamentos "mais do mesmo" e alguns cheguei a questionar a efetividade.


Aventuro-me no universo dos livros de empreendedorismo e vendas há tempo suficiente para reconhecer soluções convenientes e rápidas para aqueles que desejam satisfazer seus clientes e faturar com isso. Sinto nas linhas do livro, a mesma postura inconsequente e arrogante que é mostrada no filme, o problema é que estamos na vida real e não queremos isso no nosso mercado de trabalho! Foi uma leitura um tanto decepcionante e que me fez perceber o quanto de cuidado e senso crítico devemos ter ao ler um livro. 

Mas e aí, o Sistema Linha Reta funciona? Obviamente, sim! Mas não se deve levar em consideração todas os conselhos do autor. Por exemplo, pelo menos um milhão de entendedores do assunto lhe garantirão que cada venda é um momento particular. Por que apenas Belfort estaria certo ao discordar disso? O Sistema, em si, é brilhante e realmente foi a fonte de riqueza para o criador, mas fora o mesmo que o levou à cadeia por ter resquícios de posturas ilegais. Estas foram retiradas e hoje é ensinado no mundo inteiro às grandes corporações.

E volto ao ponto que sempre falo sobre os livros de autoajuda e negócios que temos disponíveis atualmente: sem leitura crítica, nada daquelas páginas irá levá-lo aonde se quer chegar. Além disso, só após conhecer vários pontos de vista você poderá formar o seu! Não desistam dos livros de autoajuda, apenas sejam o mais críticos possíveis e optem por autores consagrados, com formações em coaching e psicologia. Boa leitura!

Título Original: Way of the Wolf
Autor: Jordan Belfort
Páginas: 287
Tradução: Alexandre Martins
Editora: Planeta de Livros
Compre aqui

Em Os segredos do lobo, Belfort explica o passo a passo de seu método chamado de Sistema em Linha Reta. A tônica é como influenciar pessoas a superar barreiras e obstáculos que as impedem de tomar a decisão de compra que já estão interessadas em tomar. Ensina como aumentar o índice de fechamentos, decifrar o código de vendas e criar clientes para toda a vida. Desenvolve fórmulas de negociação e também mostra que medidas simples como acertar o tom de voz e a linguagem corporal podem fazer toda a diferença.
Belfort faz um mea-culpa pelas falcatruas que cometeu e o levaram à prisão e usa exemplos que deram certo e também os que não funcionaram para mostrar qual é a melhor trilha para um negócio bem-sucedido.
Um manual e tanto para quem tem sua própria empresa como para todos que trabalham com vendas.

4 comentários:

  1. Não é muito minha praia livros assim..rs
    Eu sempre me perco e como sou uma simples operária, sem pretensões de mudar de área, acho que não iria funcionar para mim.
    Mas sei que para os leitores que já trabalham nesta área ou querem saber mais e mais sobre o assunto, com certeza, ambos são presentes maravilhosos.
    Sei lá, não consegui meio que associar ambos, livro e filme. Creio que funcionem muito bem...separados!
    Até por serem um técnico demais e outro, viva la vida, demais!rs
    O filme eu já vi e recomendo demais!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti; mas geralmente quando assisto primeiro para depois ler, me decepciono.
    Não é uma leitura que faz meu gênero.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Meu amorzinho Leo arrasou mesmo nesse filme.
    Não leio nada de auto ajuda nem livros de dicas de negócio e empreendedorismo mas quem curte e entende deve ser frustrante quando se percebe que sem uma leitura crítica as dicas não são tão boas assim.
    Acredito que nesse caso o autor aproveitou o sucesso do filme para tirar uma casquinha

    ResponderExcluir
  4. Não é la meu estilo de leitura mas é interessante pela história por tras e tudo isso que ensina de finanças. Ou ao menos da uma opinião sobre isso. Não entendo muito, mas é bom ter umas leituras assim pra entender e ver mais do tipo. Só que é difícil ler umas coisas assim pra mim, não sei se conseguiria ler esse tão fácil. Pra quem já tá no pique dessas leituras parece mais uma que pode ajudar, mesmo que algumas coisas soem batidas e mais do mesmo ao longo da leitura. Não sei, informação nunca é demais né.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©