24 de junho de 2019

Resenha: Mortina


Mortina é uma menina diferente de todas as outras: ela é uma menina-zumbi. Passa os dias no Palacete Decrépito com sua tia Fafá Lecida e seu inseparável amigo, o galgo albino Tristão.
O maior sonho de Mortina é ter amigos de sua idade para brincar, mas sua tia nunca deixa que ela saia de casa, porque tem medo da reação dos humanos ao conhecerem a pequena zumbi.
Para sua alegria, um dia a oportunidade perfeita aparece: o Dia das Bruxas, quando todas as crianças saem às ruas com as fantasias mais horripilantes. Mortina nem vai precisar trocar de roupa para encarar a maior aventura de sua vida.

Título Original: Mortina - Una Storia Che Ti Farà Morire Dal Ridere
Autor: Barbara Cantini
Páginas: 56
Tradução: Eduardo Brandão
Editora: Companhia das Letrinhas
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Mortina é uma menina que não está nem um pouquinho vivinha... Nem ela, nem seu cachorro, tampouco sua tia, e por isso é tão especial, só não sabe ainda. Ela vive com a tia Fafá Lecida que não a deixa sair de casa de nenhuma maneira. Mortina, é claro, não se deixa abalar e sempre faz muitos planos para escapar e espiar a molecada da vizinhança.

A oportunidade perfeita acontece, é claro, no Dia das Bruxas, em que ela se dá conta de que poderia ser ela mesma entre as crianças que ali moravam. Finalmente teria amigos e poderia ter a experiência de se divertir com todos! Mas é claro que os planos da menina-zumbi não vão como o planejado. A graça é acompanhar cada detalhe e referência, além das ilustrações maravilhosas.

Se eu continuar falando, entregarei tudo de bandeja, fato é que Mortina é um livro muito fofo para crianças (e adultos), mesmo para aquelas que tem medo de monstros. É um bom modo de ajudar o leitor a enfrentar seus primeiros medos e encarar com diversão o que anteriormente os assustava. Mortina, da autora Barbara Cantini, é uma série de três livrinhos — que logo serão publicados aqui no Brasil — que acompanham essa protagonista tão especial. Ah, os livros podem ser lidos separadamente, já que cada um é uma aventura diferente.

Obviamente, como todo livro infantil deve ser, Mortina transmite uma mensagem super positiva, um belo incentivo para irmos atrás dos nossos sonhos, por mais impossíveis que pareçam. Além disso, ainda mais importante que a lição anterior, mostra como as crianças são naturalmente livres de preconceitos (que são induzidos pela sociedade, incluindo os pais).

O livro é super curtinho mas amável, além de ser de uma qualidade impecável. Provavelmente seria o tipo de leitura que me encantaria quando criança, e tenho certeza de que vai te deixar com vontade de viver no Dia das Bruxas junto com Mortina, para todo o sempre!

12 comentários:

  1. Ai adoro livro infantil fofo e gostei do jeito mais sombrio desse, mesmo sem ser aquela coisa de terror de dar medo. É uma personagem peculiar. Mas tem mensagens e é aquela coisa dos livros assim, fofo mas com lições sutis também. E já adorei o jeitinho dela. Muito legal. Pra criança e adulto mesmo, leria com gosto.

    ResponderExcluir
  2. Rindo horrores com o nome da tia da Mortina, Fafa lecida! Genial!
    Amo uma boa história, especialmente as que fazem rir. Não me importa se é considerada infantil.
    Já foi pra wishlist, pena que não tem resenha premiada dela.
    Importante a mensagem que o livro traz sobre aceitação.

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ler um livro que nos motiva a conquistar nossos objetivos. Acho legal que, apesar de ser uma série de 3 livros, eles podem ser lidos separadamente.
    O que mais me fascina nos livros infantis é que eles sempre trazem mensagens muito profundas, com extrema delicadeza, além de apresentarem ilustrações maravilhosas.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Ahhh, que gracinha de capa!
    Esse livro parece uma fofura e perfeito para presentear uma criança. Acho muito importante a mensagem de seguir os sonhos ser passada para as crianças nesse livro.
    Mortina parece um personagem sensacional, ela pode não ser uma criança normal, mas tem a inocência de uma. Espero que sua saída de casa no Dia das bruxas seja muito boa para ela ❤
    Obrigada pela indicação de leitura ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá! Adoro livros infantis e sua capacidade de passar mensagens para as crianças e adultos também de forma simples, mas eficaz! ♡
    A Mortina é uma graça, uma personagem fofa e muito especial, estou ansiosa para acompanha-la nessa sua grande aventura.
    Adorei o nome da tia dela kkkk!
    Espero poder ler em breve! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Livros infantis são sempre encantadores, e esse me parece ter uma proposta diferente, com a personagem estando morta.
    A mensagem é belíssima mesmo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já li sobre o livro, a historia é super fofa e com muita diversão. Eu quero muito ler esse livrinho e saber mais sobre essa confusão que a Mortina irá se mete.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Adorei a proposta desse livro e como eu gosto muito de livros infanto-juvenis tenho certeza que eu vou adorar Este também. Morri de rir com o nome da tia de Mortícia, Fafá Lecida

    ResponderExcluir
  9. Que fofinho! Apesar de ser uma garota zumbi o livro parece ser bem divertido. É legal colocar assim para as crianças perderem alguns medos. Gostei. Vou ler e dar de presente para as crianças da família.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jessica
    Amo livros infantis!
    Essa capa é tão fofa quanto Mortina, mesmo sem mais detalhes do enredo tenho certeza que é fascinante acompanhar o dia das bruxas com ela. Adorei o nome da tia.
    E ainda são três livros com as aventuras de Mortina, quero poder ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica
    Que fofura!
    Parece ser um livro bem divertido e engraçado.
    Queria entender bem o que houve com a Mortina e no que ela se aventura kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jéssica!
    Adoro livros infantis principalmente quando eles são fofos e divertidos como Mortina. Achei o livro muito interessante e com ilustrações lindíssimas!!
    Bjs

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©