5 de julho de 2019

Roendo Indica: O Touro Ferdinando & a Importância das Mensagens Passadas às Crianças


Antes de sonhar em ser um longa-metragem produzido pela Fox (e com direção brasileiríssima de Carlos Saldanha), O Touro Ferdinando foi escrito em meados de 1930 por Munro Leaf em parceria com seu amigo e ilustrador Robert Lawson. É até engraçado imaginar que um livro sobre um touro que gosta de cheirar flores chegou a ser proibido em alguns países — adeptos ao fascismo — por ser considerado pacifista.  

Ferdinando é um touro grande e forte, mas diferente dos touros que vivem com ele, não vê graça nenhuma em lutar e se exibir para os organizadores de touradas. Para falar a verdade, a coisa que Ferdinando mais gosta é ficar sentadinho debaixo de uma árvore cheirando suas flores preferidas. Num belo dia, um mal entendido com uma abelha danada o leva direto para uma arena de competição, onde esperam que ele lute bravamente com um toureiro. Mas todos nós sabemos que esse não é o verdadeiro Ferdinando...

De uma forma geral, O Touro Ferdinando é um livro bastante simples, afinal, seu público alvo são crianças que estão na primeira infância. Mas está enganado quem acha que essa história não transmite uma mensagem super importante: cada ser que existe no mundo é único e especial e isso também vale para nós, humanos. Existem pessoas que gostam de estar em meio à multidões e existem pessoas que, assim como Ferdinando, são felizes com sua própria companhia.

Além do mais, é importante que a gente nunca deixe nossa essência de lado. Ferdinando nunca gostou de brigas, então porque diabos ele lutaria com alguém? Acredito que a principal lição que Munro Leaf queria que tirássemos dessa história encantadora sobre um touro forte, porém doce e amável, é que não precisamos ser aquilo que os outros querem que a gente seja e está tudo bem ser um pouquinho diferente do usual.

Tenho esperança de que mais e mais crianças tenham acesso à literatura infantil de qualidade, que transmitam mensagens de paz, amor e, acima de tudo, respeito. Devemos mostrar coisas boas e amáveis às nossas crianças desde cedo, e O Touro Ferdinando é só uma dica entre inúmeras histórias com belos ensinamentos.

Título Original: The Story of Ferdinand
Autor: Munro Leaf
Páginas: 72
Tradução: Flora Pinheiro
Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Compre aqui

Um dos maiores clássicos da literatura infantil. A história que deu origem ao filme da Fox, dirigido por Carlos Saldanha.
Com mais de 80 anos de vida, o simpático Ferdinando continua em boa forma. Sua história não envelheceu um dia sequer, ainda hoje conquistando corações e inspirando o respeito pelas diferenças.
Publicado originalmente em 1938, O touro Ferdinando marcou gerações no mundo todo, tendo sido traduzido para mais de 60 idiomas. Com uma narrativa singela, uma união perfeita entre as ilustrações e o texto de humor delicado, o livro conta a história de um touro que, apesar de seu tamanho e sua força, não tem interesse em lutar nas touradas. Tudo que ele quer é cheirar as flores e ficar quietinho no seu canto, mas às vezes o mundo à nossa volta não compreende aqueles que são diferentes da maioria.

8 comentários:

  1. Eu ainda não tive oportunidade de conferir o livrinho,mas o filme? Já perdi as contas de quantas vezes vi. Aliás, Ferdinando, Viva e Sing estão sendo a bola da vez aqui em casa.rs
    Minha neta ama as três animações e normalmente, vemos os três todos os dias da semana.rs
    Acho super importante que a literatura infantil apareça desta forma, com lições valiosas.
    Ferdinando é só tamanho por fora e por dentro? Um coração amigo, companheiro e bondoso!
    Não só pelo amor a natureza, mas pelo carinho com os irmãos, principalmente se estes irmãos representarem os diferentes(amo o Magrão)
    Adorei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É lindo mesmo histórias assim que parecem simples mas tem algo por trás e uma mensagem bonita e importante. Mostrar para crianças desde cedo a importância de respeitar o próximo e aceitar o próximo é muito bom. Se todos pudéssemos ter essa ideia desde pequeno e mais uns ensinamentos assim o mundo não seria tão errado como é. Mais além de tudo ainda teria que levar em conta o exemplo que a gente dá e por isso um livro que chame atenção até do adulto para uma coisa tão simples sempre é útil. Não serve só pra criança, serve pra quem já cresceu e precisa de um puxão de orelha também não é? Achei bonita essa história por isso. São coisas simples mas que servem de lição pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. É aquele tipo de livro que a priori é voltado para as crianças mas que todos deveriam ler não é?
    A mensagem singela porém tocante, que mostra a importância de se manter fiel a sua essência. De não se perder tentando ser como os outros, ou como os outros querem que você seja.
    É uma história leve, divertida e com uma mensagem Linda.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que o livro tinha sido escrito em 1930, podemos dizer então que é um clássico da literatura infantil.
    Livros assim sempre trazem belas mensagens, e isso é tão importante para o desenvolvimento das crianças.
    Também espero que elas possam ter acesso.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho tão linda essa história! Sim, precisamos dar mais importância a nossa essência, porque se formos agir conforme as pessoas esperam nunca conseguiremos agradar a todos e, sobretudo, a nós mesmos. Me identifico com o Ferdinando. Gosto de ficar no meu cantinho. Gosto de flores, mas tenho preferência pelos livros!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece lindo! Ainda não tive oportunidade de ver o filme, mas quero muito.
    E tenho um irmão pequeno que tenho certeza que iria adorar ler o livro comigo!
    A história do Ferdinando parece muito inspiradora, e tenho certeza de que muitas crianças (e até adultos) podem levar um grande lição de vida ao conhecê-la.
    Obrigada por apresentar aqui um livro tão lindo como esse *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá! Ainda não li o livro, mas assisti o filme e simplesmente amei! ♡
    Assisti o filme ano passado e me encantei pelo Ferdinando e sua sensibilidade. Ele é um personagem tão fofo e cativante, acho impossível não se apaixonar por ele! ♡
    Adorei a mensagem que o filme passa. De fato, é importante nunca deixarmos nossa essência de lado, sermos nós mesmos e agirmos de acordo com o que acreditamos, buscando sempre a paz e nossa felicidade.
    Com certeza vou procurar mais sobre o livro, já que sou apaixonada por livros infantis, que com sua simplicidade passam grandes ensinamentos.
    Muitooo obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu vi o filme e achei uma graça e super fofo com lições bastante valiosas. Eu pretendo muito ler o livro mais não sei quando..Irei amar e adora ter-lo em minha estante. A historia realmente é fofa e que vale muito a pena ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©