29 de agosto de 2019

Resenha: Vilão


Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes, da autora da série Tons de Magia. Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado. Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um. Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Título Original: Vicious
Autora: V. E. Schwab
Tradução: Flavia de Lavor
Páginas: 364
Editora: Record
Livro recebido em parceria com a editora 
 
Schwab nunca permitiu que eu duvidasse de sua capacidade. Afinal, há muito tempo a autora já vinha provando sua habilidade na escrita e na criação de histórias capazes de prender o leitor. Durante muito tempo, eu ouvi falar de Vicious e, finalmente, o livro chegou ao Brasil. E chegou com a promessa de ser o novo queridinho dos leitores. E é claro que as expectativas estavam altas.

Vilão é um livro difícil de apresentar. Qualquer deslize é spoiler e qualquer spoiler estraga parte da experiência. O que podemos dizer é que Vilão é um livro que vai te enfeitiçar logo nas primeiras páginas. E todo esse feitiço se deve à escrita de Schwab e a forma como ela resolveu contar essa história. Acontece que a narrativa não se prende à linearidade temporal. Com uma narrativa em terceira pessoa, a história vai e volta no tempo, forçando o leitor a se esforçar muito pra montar esse quebra cabeça.

O que sabemos no início é que uma vingança está sendo planejada por Victor, nosso protagonista, contra Eli, antigo amigo de faculdade. Os primeiros flashbacks vão 10 anos antes e nos mostram uma época em que ambos eram amigos e Eli estava interessado em pesquisar pessoas ExtraOrdinárias. De que forma as coisas chegaram onde chegaram? Como os amigos acabaram se tornando inimigos mortais? Quem está certo? Quem é o verdadeiro vilão?

Adorei o jogo que Schwab faz com a nossa cabeça e como ela nos confunde ao longo de todo o livro. A autora brinca com a palavra Vilão e nos faz reavaliar o que denominamos Herói. Vilão pode até parecer ser mais simples que os demais romances da autora, mas não se engane. O fato dessa história não se passar em um universo diferente, não significa que não tenha complexidade. Na verdade, eu diria que essa é a obra mais complexa da autora. No entanto, a complexidade aqui está em outros fatores, como nas relações humanas e no debate sobre o que seria a verdadeira moralidade.

E assim o leitor segue. Um capítulo que se refere a 10 anos antes, outro que se passa no dia de hoje, um de semana passada, outro de ontem, e cabe a nós ir montando as coisas na nossa cabeça. Minha experiência de leitura foi boa em todos os momentos. O livro começa muito bem e deixa o leitor muito curioso pra entender o que está acontecendo. Na metade do livro, quando já entendemos tudo, o livro continua interessante em seu desenvolvimento. E o final é alucinante.

Os personagens também são incríveis. Não há um mocinho tradicional nessa história. Os personagens são defeituosos e quebrados. E eu amo histórias assim, pois mostram o quão corajosos os autores podem ser. Afinal, é muito mais fácil conquistar os leitores com personagens bonzinhos. E mesmo os personagens secundários são bem desenvolvidos. Sydney e Mitch são fantásticos, encantadores e eu temi por eles o tempo todo. Porém, confesso que meu coração se derreteu pela Serena, que personagem forte e maravilhosa. Senti falta de conhecê-la melhor e vê-la usando mais seus poderes.

Eu detestei o Victor já nas primeiras páginas, mas, mesmo um personagem detestável deve ser bem construído. E Victor é. As motivações dele fazem sentido, ele é interessante e tem um poder de atração sobre as pessoas que também reflete no leitor. Em vários momentos, eu consegui sentir empatia pelo personagem e entende-lo. É como se o livro olhasse pra você, desse uma risadinha e dissesse "Viu só, você também não é totalmente bonzinho." kkkkkk

Ir descobrindo os superpoderes de cada personagem também é muito legal. E são habilidades bastante diferentes e surpreendentes. Fico pensando que esse livro tinha grandes chances de dar errado e virar um X-Men sem nada a acrescentar, mas Schwab nunca erra. Ela conseguiu colocar profundidade e trouxe elementos únicos para a história. Vilão é cheio de reviravoltas e tensão, o tipo de livro que faz o leitor dizer vários "Eita" durante a leitura e que a gente quer ler todo de uma vez só, sem parar. Eu fui até às 3 da madrugada lendo, porque chegou num ponto que eu não conseguia mais largar. E quando eu cheguei no final, a única coisa que eu pensava era: "PRECISO DA CONTINUAÇÃO AGORA."

A edição está linda e a capa tem tudo a ver com a história. A diagramação é muito boa e a leitura é confortável. Vilão cumpre com tudo o que promete e ainda entrega mais. É uma leitura deliciosa, interessante e viciante. Recomendo para todos.

15 comentários:

  1. Oiii ❤ Sempre vejo críticas boas sobre os livros da V. E. Schwab, então tenho altas expectativas sobre Vilão.
    Estou muito curiosa pra saber o que aconteceu entre os personagens para Eli ter sido preso e agora querer vingança contra Victor. Quero saber também quais são os poderes dos personagens.
    O que mais me chama atenção sobre esse livro é saber quem entre os dois é o Vilão do título ou se tudo depende do ponto de vista de quem está lendo. Acho bem interessante que a história nos faz refletir o que consideramos ser um herói.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Ah, sua resenha me empolgou ainda mais.
    Ainda não li nada da autora, mas pretendo iniciar por esse.
    Gostei da premissa, e pelo visto é uma fantasia que nos leva a refletir, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Essa desconstrução ou essa alternância entre Vilão e Herói- papéis geralmente bem definidos em livros- pode, em um primeiro momento, causar certa estranheza, mas só a genialidade de VE Schwab é capaz de criar personagens tão instigantes quanto Victor e Eli,cheios de nuances,complexos, coisas boas e más, que acreditam estar fazendo o que é certo.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que este livro tenha sido um dos mais elogiados e resenhados nos últimos tempos. E olha, sinceramente eu não li uma crítica negativa dele.
    O autor fez uma brincadeira nada sutil com os leitores. Esse jogo de colocar vilão/herói tudo ali, fazendo o leitor se questionar a cada segundo onde estava o mal e onde existia o bem!
    Acho que é assim com cada um de nós né?rs
    É um dos livros que mais desejo ler no momento e não vejo a hora de poder fazer isso!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Meu coração chegou a acelerar quando vi q a postagem nova era a resenha desse livro!! É possivelmente o livro q eu mais esperei ser lançado no ano. Mais ansiosa q pro final de Game Of Thrones hahahahha
    Eu li a parte da sinopse, mas como ainda não li o livro e ele é o meu mais aguardado eu preferi evitar spoilers, como vc mesma disse kkkkkk, mas prometo voltar aqui e ver sua opinião sobre o livro depois q eu ler
    P.S.: Eu to no chão com essa edição maravilhosa ♥

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Ainda não conheço a escrita da autora, mas tenho muitaaa curiosidade, até agora só li resenhas positivas sobre os livros dela, principalmente, sobre este.
    Achei genial a autora brincar com os significados de Herói e Vilão, estou muito ansiosa para ver como ela desenvolveu isso no livro.
    Estou bem curiosa para saber o que aconteceu para que a amizade dos protagonistas fosse abalada ao ponto de um deles querer vingança.
    Achei interessante também que os capítulos se alternam entre presente e passado, assim conseguimos entender melhor o que aconteceu com os personagens no passado que têm muito peso no presente de ambos.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  7. Essa autora parece não decepcionar mesmo, nem que seja entregando sempre uma escrita viciante e fácil de ler e se jogar. Mais uma história com muita coisa legal pelo visto. Gostei disso de mostrar passado e presente, dar essa ideia, esse contexto pra gente ir imaginando o que levou uma coisa a outra, o que aconteceu com os personagens. Gosto também disso de não ter vilão e mocinho clichê, de ser tudo muito complexo e com personagens que entregam os dois lados, pois deixa mais humano e real. História com boas reviravoltas também anima. E tem muito pra confundir a cabeça também. A escrita é algo que sempre vejo elogios e essa nova narrativa parece estar tão curiosa, daquelas que você vai lendo e só quer saber o que vem a seguir. Dá pra ver isso pela vontade de uma continuação! Mais um dela pra ler, a lista do cresce e a curiosidade com tanta coisa boa da autora também não tá ajudando!

    ResponderExcluir
  8. A primeira vez que vi a capa desse livro não tinha parado para observar os detalhes e somente nas outras vezes que vi pela net prestei mais atenção. Diante de tantos pontos positivos com a escrita da autora e com a própria trama, fica difícil não querer ler urgente. É muito bom quando um livro não cai na mesmice e se transforma em mais um do mesmo. Quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscilla ;)
    Não li a série Tons de Magia, mas quero muito. Tenho amigos que também leram Vilão e me indicaram demais!
    Acho demais quando um autor consegue manter assim o ritmo da história, e só isso já me deixou mais animada ainda em ler essa obra. Além do fato de que AMO fantasia né haha
    Que bom saber que você gostou do livro até o fim, isso mostra como a escrita da autora é envolvente!
    Espero ler em breve *-*
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Priscila
    Ainda não conheço a escrita da autora e nessas semanas li muitas resenhas de Vilão e estou muito curiosa para esse livro.
    Lendo sua resenha já imaginei esse livro virando uma série assistiria mesmo sem ler o livro, kkk.
    Tendo personagens bem construídos e nos passando a mensagem que somos bons e maus ao mesmo tempo, basta saber qual prevalece ou se tem equilíbrio.
    Espero que a continuação não demore.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Priscila
    Aiii tô louca para ler esse livro!
    Ainda não li nenhum da autora, mas quero todos, e esse parece ser imperdível!
    Amei e fiquei curiosíssima pelas resenhas dele que li.
    O Victor parece ser tipo o lorde Voldemort, bem detestável kkkkkkk e a história toda é bem original, diferente né?
    Assim que der comprarei o meu!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Hey! Por enquanto não li nada da autora mas pelo que pude ver os livros dela são incríveis. Achei o título bem atrativo, não sei o motivo. Mas apesar disso, o que realmente chamou minha atenção foi o "habilidades extraordinárias" na sinopse, rs. Fiquei interessado para saber o motivo da prisão e a razão da inimizade formada entre o Victor e o Eli. Mais um livrinho para a lista!
    Beijos, ♡.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Vi muitas pessoas falando desse livro e com comentários bastante positivos. Eu estou bastante curiosa por conhecer a escrita da autora, já vi outros livros dela e estou muito curiosa para saber das histórias que ela cria. Esse livro tem uma premissa ótima e com certeza irei adora.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  14. Oi, Priscilla!!!
    Gostei muito da resenha, ainda não li nada da V. E. Schwab mas só escuto elogios a esse livro dela!! Estou muito empolgada com relação a essa história e esperemos que não demore a sair a continuação.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Li varias resenhas desse livro e curti bastante. É um dos livros que estou querendo comprar logo.

    ResponderExcluir

 
Layout feito por Vinícios Costa editado por Silviane Casemiro | Todos os direitos reservados ©