Areia Movediça | Malin Persson Giolito - Roendo Livros

26 de novembro de 2019

Areia Movediça | Malin Persson Giolito


Maja Norberg é uma garota sueca muito bonita, bem de vida e popular. Tudo na sua vida era perfeito até que um tiroteio acontece em sua escola, fazendo de seu namorado e sua melhor amiga duas das vítimas dessa tragédia. O mais estranho é que ela é acusada desses crimes. Mas como? Ela não consegue entender ou mesmo se lembrar do que aconteceu até que ela chegasse naquela situação.

Após ter sido presa já a alguns meses, nós vamos acompanhar o julgamento de Maja, a adolescente mais famosa e odiada da Suécia. Seus advogados estão empenhados em inocentá-la, mas nada do que está por vir será fácil para a protagonista. Afinal, ela é a culpada do tiroteio ou não?
Aos poucos a narradora, a própria Maja, vai contando sua história e vamos sendo levados por suas lembranças, pelos caminhos percorridos por ela, seu envolvimento com os amigos, pessoas próximas e até as pessoas que convivem com ela na prisão. Por fim começamos a descobrir a relação bizarra que Maja tinha com seu namorado Sebastian, e as peças começam a se encaixar.

Pode ser que, ao ter o primeiro contato com o livro, o leitor tenha um sentimento de confusão. A primeira parte é um tanto arrastada e bagunçada, mas tudo que a Maja narra vai fazer sentido uma hora ou outra, basta ter um pouco de paciência. A personagem principal é um grande mistério para nós, leitores, já que ela se apresenta como uma jovem cheia de dúvidas, controlada e que se importa com os outros, o que, teoricamente, não se encaixaria no perfil de acusada. Mas será que é isso mesmo?

Além disso, a protagonista não é muito fácil de amar, sabe? Não é o tipo de personagem que vai estar no seu Top 10 Favoritos, mas com certeza a sua construção é muito legal e com o tempo começamos a vê-la com outros olhos. Também é necessário entender quem é Sebastian, o ex-namorado morto e grande amor da vida de Maja. A partir do relacionamento dos dois, onde a trama é bastante focada, conseguimos entender qual o papel de cada personagem no massacre e o porquê dele ter acontecido.

A autora, Malin Persson Giolito, é ex-advogada, então o tema principal da obra é a investigação criminal — inclusive dá para notar demais a experiência dela na área, é bem legal e interessante —, mas também é possível perceber outros assuntos no livro, como críticas sociais, drogas, preconceito, imigração, depressão... Temas muito atuais e importantes para o momento que estamos vivendo.

Areia Movediça, trama sueca NADA confortável para se ler, foi adaptada pela Netflix em formato de série e por sorte ela é muito boa. O diferencial da produção talvez seja que temos outros pontos de vista, mas ainda mantendo a Maja como protagonista. Ah, é sempre bom lembrar que aborda temas muito pesados, então pode sim conter gatilhos para algumas pessoas. Enfim, tendo isso em vista, indico ambos para vocês.

Título Original: Störst Ava Allt ✦ Autora: Malin Persson Giolito ✦ Páginas: 352
Tradução: Alexandre Raposo ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora
Para comprar o livro e ajudar essa blogueira falida é só clicar aqui!

14 comentários:

  1. Maja pelo visto não é tão inocente ou Boa quanto ela quer que acreditem não é?
    Essa relação com o namorado e as duas outras vítimas deve ter mais camadas, mais complicações que talvez expliquem a culpa ou inocência de Maja.

    ResponderExcluir
  2. Preciso ainda ler este livro! A série eu vi assim que foi lançada e é realmente muito boa(super recomendo) Mas há isso sim,dos gatilhos e é preciso muito cuidado.
    Vejo que há diferenças nítidas entre adaptação e livro e oh, não acho isso ruim não. Talvez acabem no fundo, sendo duas obras até diferentes!
    Espero ler sim!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Não me chamou muita atenção e parece ter uma trama um tanto complicada. Foge dos padrões com essa protagonista. Aquele torcer e gostar da personagem não parece fácil de ter aí e fora o gênero que já tem umas coisas pesadas. Gosto de livros policias e esse tipo de coisa, mas esse aí não me agradou tanto.

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante por ser uma obra sueca, já que ainda não li nada do tipo.
    Não é o meu tipo de leitura, mas gostei de saber que vale a pena ter paciência.
    Não sabia que foi adaptada para a Netflix.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. JÉSSICA!
    Gosto de livros que falam sobre investigaçaõ criminal e saber que a protagonista vai relatando os fatos conforme passa ou vai se lembrando, deve trazer um grande mistério até chegar realmente ao final da investigação e ficarmos a par do que aconteceu realmente.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. amada! já coloquei na lista de desejados. acho q vou gostar desse livro (e eu confio mto nas suas indicações)

    BEIJOS RAINHA DA BLOGOSFERA

    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma trama com investigação de crime, essa resenha agora me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica
    Eu comecei a ler o livro é fui passando outras leituras na frente, mas vou retomar a leitura. Ainda estou bem no começo mas concordo com você que Maja não é daquelas personagens tão cativantes.
    Assim que ler irei ver a série, adaptações nunca são iguais aos livros. Se você recomenda tenho certeza que vou gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica,
    Só fiquei sabendo da existência deste livro quando a Netflix anunciou a adaptação e mesmo que eu seja a favor de sempre ler a obra antes de conferir a adaptação, acabei por assistir a série sem ter o livro em mãos. De cara, o enredo chama atenção, principalmente pelos temas abordados (que são bem pesados) e por trazer uma adolescente como protagonista. Acho importante que o livro seja narrado pelo ponto de vista de Maja e cada sentimento seja expressado da forma como a mesma se sente. Se a narrativa começa confusa é porque Maja se sente desta forma. Eu gostei da série, mas muita coisa me incomodou. A relação dos pais com a adolescente é muita fria e não sei se isso é uma característica de como funciona a criação no país ou do convívio familiar mesmo. Sebastian é um menino difícil e que também vem de uma família cheia de problemas. Acho que o livro tem muito mais a oferecer e até me arrependo um pouco de não ter lido ele antes de assistir a série.

    ResponderExcluir
  10. Eu tentei ler ele no mês de lançamento e achei bem confuso, parei
    Gostei da sua resenha, me deu vontade de termina. Mas parece ser mais uma trama para entreter nada de muito interessante ou chocante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Em primeiro lugar, acho a ideia de a autora ter criado uma história tendo como base um massacre, ótima, pois isso tem sido uma realidade em nossa sociedade. É necessário falar sobre isso.
    Ainda não li e nem assisti a série, mas quero muito pois estou curiosa para saber o que está por trás do massacre, se Maja é realmente culpada, por quê ela esqueceu o que aconteceu e tudo o mais. São muitas coisas sobre essa obra que me deixam intrigada.
    Quero muito conhecer ambas as obras.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já vi muito essa serie na Netflix mas não tive a oportunidade de assistir. Vejo que o livro tem uma premissa ótima e deixa o leitor bastante curiosa e com uma interrogação sobre os fatos. A curiosidade se apodera de mim e estou desejando ler e saber o final da historia.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. Olá! ♡ Nossa, estou muito curiosa para saber se a protagonista é de fato culpada ou não pelo que aconteceu!
    Achei a premissa bem intrigante! Se tiver a oportunidade com certeza vou querer ler!
    Espero também poder conferir a série!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jéssica!!
    Assisti a adaptada pela Netflix e realmente a Maja não é uma protagonista que sentimos muito afeto por ela. E por ter assisti a série não sinto a necessidade de fazer a leitura também, pelo menos não agora.
    Bjs

    ResponderExcluir