A Terra Inabitável: Uma História do Futuro | David Wallace-Wells


A Terra Inabitável é um livro que certamente nos desperta angústia e medo. Isso porque o assunto tratado nele é o aquecimento global, suas consequências e como serão os nossos próximos anos se nada for feito. Já deixo claro que nem irei entrar no mérito de quem não acredita nos fatos: o aquecimento global existe e as consequências estão batendo em nossa porta com mudanças perceptíveis.

David Wallace-Wells é um jornalista muito premiado que vem juntando histórias sobre alterações climáticas, pesquisas e documentos relacionados ao assunto. Apesar de ele mesmo não ser um cientista e a linguagem ser muito mais lírica, até um pouco apocalíptica, Wallace-Wells deixa fácil para o leitor entender o quanto as coisas estão ruins para o nosso planeta.

Não se trata de coisas absurdamente futuristas e longínquas das próximas gerações, mas sim o que nós iremos enfrentar logo mais. Mortes por calor demais, frio demais, fome, enchentes, queimadas, queda da qualidade do ar, desertificação, colapso econômico entre muitas outras coisas são citadas no livro, o que infelizmente podemos constatar que já vêm acontecendo por causa das ações antrópicas — ou será que a gente já esqueceu do dia em que São Paulo ficou com o céu preto de fumaça por causa das queimadas da Amazônia? E Brumadinho? E Mariana?).

A responsabilidade por fazer alguma contenção de danos é nossa, sua, minha e tem que ser feita logo. O que nós queremos e vamos deixar para as próximas gerações? O quanto uma única pessoa pode afetar o planeta? Wallace-Wells nos chama atenção sobre as nossas decisões daqui, do seu momento de leitura, em diante.

Posso dizer que considero esse um livro bom para quem quer entender um pouco mais do assunto ou se aprofundar de alguma maneira, mas não é um guia definitivo ou mesmo o documento final sobre o aquecimento global. A única ressalva é que a linguagem do autor que pode tornar o livro um pouco confuso, principalmente por causa da quantidade de dados e informações contidas nessa grande reportagem. Acho importante que mais leituras sobre o assunto sejam feitas e que a questão seja amplamente discutida.

Título Original: The Uninhabitable Earth: A History of the Future  
 Autor: David Wallace-Wells ✦ Páginas: 384 
 Tradução: Cássio de Arantes Leite ✦ Editora: Companhia das Letras
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Sempre com respeito a todas as opiniões mas o aquecimento global é fato e é preocupante. Suas consequências já estão sendo vistas e sentidas por todos.
    Assim, A Terra Inabitável é uma leitura urgente e necessária.

    ResponderExcluir
  2. Jéssica!
    Como não causa angústia e medo? Causa sim, porque as estatística e as causas e consequências da degradação, está tão evidente e logo morreremos antes do previsto.
    Deve ser um livro bacana para entendimento ainda maior sobre o que está acontecendo com nossa planeta e todos somos culpados.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Nossa, um tema muito atual e necessário, não é mesmo?
    Precisamos dessa conscientização, desse conhecimento, mas os sentimentos que a leitura proporciona me deixa em dúvida em relação a fazer leitura.
    Mas amei saber sobre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É. Um assunto que incomoda, que por muitas vezes, até agride quem não acredita nesse fim tão próximo que todos nós, acabamos tendo nossa participação. Ainda não tinha visto ou lido nada sobre o livro,mas é um assunto que deveria ser levado a todos sim, como debate e até como forma de tentar fazer alguma coisa enquanto ainda há tempo!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica ;)
    Esse é um tema que me interessa demais, até porque sei pouco sobre o assunto, então achei ótima sua indicação de "A Terra Inabitável".
    Uma pena que a escrita do autor é confusa, e imagino que seja até uma sobrecarga trazer tantos dados estatísticos assim como você disse, mas quero dar uma chance ao livro sim.
    Adorei a indicação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jéssica
    Não conhecia o livro.
    Esse livro aborda temas que incomoda muita gente , mas é uma leitura que se faz necessária.
    Assim que tiver chance lerei, beijos.

    ResponderExcluir
  7. É uma questão de importância e gosto desse tipo de livro por mostrar possibilidades difíceis de acreditar, mas não impossíveis de acontecer. O tema tá em alta e é só coisa ruim surgindo toda hora sobre assunto. A gente vê essas mudanças todo dia e nao parece que a coisa vai melhorar nem tão cedo...
    Só fica difícil se a linguagem for tão cheia de informações assim, pode ser mais demorado de ler. Mas é uma boa dica.

    ResponderExcluir
  8. Achei que o livro se trataria de um romance de ficção mas eu gosto de livros que abordem a questão ambiental Mesmo que não seja livros de ficção esse por exemplo é um livro que eu pretendo sim ler em 2020 já que questões ambientais estão muito em alta principalmente com o desastre da Vale, Mariana e os discursos ativistas da Greta

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jessica!
    O aquecimento global é um dos temas que deve ser mais debatido e acima de tudo chegar em um entendimento pois estamos falando de como o nosso planeta pode mudar e ocasionar mudanças climáticas graves que atinge todos nós como seres vivos que habitam a terra.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ Acho extremamente importante livros que tratam de assuntos que precisam de mais notoriedade. Precisamos falar sobre o aquecimento global, ele existe e não pode ser ignorado, no entanto que temos vários exemplos do quanto o mesmo está acabando com o planeta.
    É um assunto extremamente relevante e que todos deveriam dar mais atenção.
    Minha única ressalva é de fato a questão do autor ter colocado muitos dados estatísticos e para quem não está acostumado com esse tipo de leitura esse pode ser um empecilho. Mas ainda assim essa se faz uma leitura muito válida.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Achei interessante que a obra é sobre o aquecimento global e que fale sobre o que vai acontecer no futuro se não começarmos a mudar nossos hábitos não sustentáveis.
    Deve ser legal ver a forma que o autor aborda o tema, já que ele não é um cientista.
    Gostaria de fazer essa leitura e entender mais sobre o tema.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir