Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah | Jeff Zentner


Me apaixonei pela escrita de Jeff Zentner quando li Juntos Somos Eternos, um livro que mexeu muito com meus sentimentos e se tornou um favorito de 2018. Em Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah, o autor continua falando sobre a importância das amizades na vida de uma pessoa. Para isso, nos apresenta duas personagens, Josie e Delia, que são melhores amigas de longa data e comandam um programa de TV local sobre filmes de terror trash — os mais horríveis que vocês conseguirem imaginar, rs —, onde se transformam dem Rayne e Delilah, duas vampiras muito engraçadas.

As duas amam o programa, mesmo que tenham intenções diferentes por trás das câmeras: Josie sempre quis trabalhar na TV, desde pequenininha, e viu no Sessão da Meia-Noite uma forma de alcançar esse objetivo. Por outro lado, o maior desejo de Delia é ser notada pelo pai, que a abandonou quando ela ainda era uma criança. Portanto, sua maior esperança é que o pai um dia veja o programa e consiga reencontrá-la.

Sendo assim, quando recebem um e-mail inesperado sobre uma convenção de terror que acontecerá em Orlando, as duas meninas enxergam a oportunidade perfeita: Josie terá oportunidade de conversar pessoalmente com um produtor famoso de programas com o mesmo estilo de Sessão da Meia-Noite e Delia, além de salvar o programa, poderá, finalmente, reencontrar o pai e obter respostas para as perguntas que tanto rondam sua mente. 

A narração do livro segue aquele padrão que nós amamos, onde cada protagonista narra um capítulo. Desde o início eu soube que me apegaria mais à Delia, porque é a protagonista com a história mais sensível. Os traumas deixados pelo abandono são extremamente nítidos, principalmente porque seu amor por filmes de terror se desenvolveu com as fitas que o pai deixou no trailer. Apesar de tentar não rotular a depressão, Zentner deixa claro para o leitor que a personagem luta contra essa doença muito corajosamente. 

O mais bonito de tudo nas partes de Delia é o relacionamento que ela mantém com a mãe, que também é depressiva, mas em níveis extremos. Apesar de todos os empecilhos, principalmente financeiros, o relacionamento das duas é puro amor, carinho e companheirismo. Realmente cenas muito bonitas de acompanhar, permeadas por uma sensibilidade ímpar. Tendo isso em mente, não é difícil imaginar que Delia já viveu mais coisas do que uma adolescente normal viveria e é justamente por isso que é mais fácil gostar mais dela, torcer mais por ela.

Pelo contrário, Josie vem de uma família socialmente muito mais estruturada, já que seus pais ainda são casados e possuem condição financeira muito superior. Porém isso não é motivo para que Josie se ache melhor que alguém, o que é muito válido. Ainda assim, ela é exatamente aquele tipo de garota que não precisa se preocupar com nada, porque tudo dá certo na vida delas. Isso não a torna uma personagem chata, muito pelo contrário: Josie é super engraçada e parece ter a resposta certa para tudo em qualquer situação. Ela é o alívio cômico do livro, mesmo sendo tão privilegiada. 

A realidade é que Jeff Zentner parece ter o dom de criar histórias extraordinárias a partir de enredos e personagens muito comuns e é isso o que mais admiro nesse autor — claro que ainda tem essa coisa incrível que ele faz de inserir reviravoltas realmente inesperadas e surpreendentes de forma magistral, no tempo certo. Além de tudo, ele sabe tratar de temas mais pesados de forma natural, nem um pouco ofensiva e muito, muito emocionante. 

Zentner tem uma escrita que conquista rapidamente, o que faz com que Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah seja realmente muito bom. Há muito drama envolvido, é claro, mas o interessante é que as partes engraçadas não me pareceram forçadas, até porque ninguém é só triste ou feliz o tempo inteiro, né? Apesar de parecer clichê, a história é sobre amor e amizade, sobre ter coragem para correr atrás dos sonhos e, é claro, sobre não desistir facilmente da vida, mesmo que às vezes ela nos passe algumas rasteiras. 

Título Original: Rayne and Delilah's Midnite Matinee Autor: Jeff Zentner
Tradução: Guilherme Miranda ✦ Páginas: 401 ✦ Editora: Seguinte
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Postar um comentário

11 Comentários

  1. Ana!
    Tão bom quando a escrita de uma escritora nos conquista.
    Não conheço a escrita do autor, mas se falou que ele transforma personagens comuns em elite e um enredo que poderia ser banal e comum em algo excepcional, deve ser bem interessante a leitura, e se fala de amizade, melhor.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Tive o prazer de conhecer a escrita do Jeff através desse livro.
    Meu amor pela Delia foi imediato; vontade de colocar num potinho e proteger de tudo.
    Achei a Josie chata no início, mas fui me afeiçoando na medida que fui percebendo o quanto ela é amiga.
    Uma leitura divertida e emocionante.
    Quero ler Juntos somos eternos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Desde que vi o livro nas redes sociais da Seguinte me encantei pela sinopse, pelas meninas, pela amizade delas.
    Ainda não li nada do Jeff, mas pelo que vi dos outros livros dele me identifiquei com o que ele escreve.
    Pena que Sessão da Meia Noite Com Rayne e Delilah está com um preço salgado

    ResponderExcluir
  4. E quem não ama um bom clichê?? Eu amo e não vejo a hora de poder conhecer as já tão elogiadas letras da autora!
    Amizade, recomeços, lutas por sonhos e realizações. Parece o tipo de livro que deixa uma sensação doce na boca e nos olhos.
    Personagens beirando a realidade e isso é maravilhoso!
    Espero de coração, ter e ler a obra o quanto antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nunca li nada desse autor e é nessas horas que a gente fica com vontade. Ele tem tanta coisa legal, tanto livro que falam bem e adoro isso de pegar gente comum, histórias comuns e do dia a dia e deixar toda a magia da escrita trabalhar pra tornar isso uma história fantástica e que pega a gente no coração. Tem temas fortes esse também, família, depressão,amizade, aquelas coisas pra se identificar e pra torcer pra que dê tudo certo com os personagens. Delia e Josie tem suas histórias e modos de vida e cada uma trás uma coisa que já me identifiquei de cara. Imagino que seja ótimo ler e adentrar a vida e sentimentos delas. Mais um pra lista!

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana ;)
    Li um livro do Jeff Zentner há um tempo, e gostei da escrita do autor. E pela sua resenha de "Sessão da Meia-Noite Com Rayne e Delilah" ele gosta muito de falar sobre esse tema da amizade, algo que gosto demais.
    Já vi que esse é um livro bem interessante de se ler, e o autor soube misturar bem cenas cômicas e sérias.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana
    O único livro que li do autor foi Dias de despedida que apesar de ser triste eu gostei muito.
    A escrita do autor nos prende do começo ao fim e pelo jeito ele gosta de abordar amizade e depressão em seus enredos.
    Quero muito ler os outros livros dele e poder descobrir se Delia encontra o pai.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Sincera, eu não sou muito fã desse autor Mas a sinopse Parece ser bem interessante único livro que eu lhe dei foi dias de despedida e eu gostei da carga dramática do livro quem sabe de uma chance para essa nova leitura

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana!!
    Nunca li nada do Jeff Zentner mais a premissa do livro é bem interessante, gosto de histórias que falam sobre amizade e também quando temos as duas protagonistas com voz dentro da história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá! ♡ Quero fazer essa leitura para ontem! Esse livro parece incrível, não vejo a hora de poder conhecer Rayne e Delilah, ambas parecem personagens muito cativantes e bem construídas.
    A premissa do livro chamou bastante a minha atenção, principalmente pelo fato do autor abordar a depressão com muita responsabilidade e de trabalhar a importância da amizade.
    Se tiver a oportunidade de fazer essa leitura, com certeza a farei ♡
    Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oiii ❤ Bom saber que o autor trabalha temas importantes na obra, gosto quando autores tratam de temas delicados com responsabilidade.
    Parece ser legal acompanhar as mudanças que vão acontecendo na vida das garotas e qual será o impacto da convenção na vida delas.
    A amizade entre as personagens deve ser um ponto alto do livro.
    Gostaria de fazer essa leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir