Substitua Consumo Por Autoestima | Cris Zanetti & Fê Resende


Oficina de Estilo é um portal de moda que existe desde 2003, com ensinamentos de estilo, otimização do guarda-roupa e redução do consumismo fashion. Com o final do portal no ano passado, a Paralela relançou os três livros de consultoria de estilo das blogueiras Cris Zanetti e Fê Resende que compunham o livro Vista Quem Você É. Um desses volumes é o Substitua o Consumo por Autoestima, que foca no melhor aproveitamento de peças de roupas e na restrição de compras por impulso. 

O livro é dividido em 60 ideias e desafios para pôr em prática um consumo consciente da moda sem perder o estilo. Em uma lista divertida e colorida, as autoras comentam mais sobre como comprar poucas peças de qualidade é melhor que ter várias peças da PraSempre21 abarrotadas em gavetas esquecidas. Talvez essa seja a melhor parte do livro: a forma como as autoras têm consciência do alto investimento em peças de qualidade, mas conseguem dar boas saídas para que esse consumo mais consciente aconteça.

Além das listas, algumas seções interativas dão um charme maior. A possibilidade de fazer anotações que complementem as dicas das autoras é super legal e torna a leitura mais gostosa e compartilhada, como se fosse uma conversa com seu amigo. Por falar em linguagem coloquial, logo nas primeiras páginas as autoras fazem uma nota de disclaimer de linguagem, ou no bom português: licença poética para falar de maneira intimista e "gente como a gente".

Minhas dicas preferidas sempre estavam relacionadas à dicas de costura e conteúdos disponíveis na web que complementam o texto do livro. Achei essa postura super moderna, de conectar livro físico a conteúdos virtuais. Entretanto, acho o acesso difícil, talvez funcione melhor no ebook.

Outro ponto a ressaltar é que as dicas são ótimas, mas se você, assim como eu, é leitora da Vogue, Glamour e outras magazines famosas de moda, não terá alguma novidade para você nas páginas do livro. É um livro de consumo de moda para iniciantes. Apesar disso, a diagramação está impecável, a escrita está uma delícia e é uma leitura rapidinha para quem quer aprender mais sobre como ter um guarda-roupa legal gastando pouco e apoiando uma moda mais sustentável e ética.

Título Original: Substitua Consumo Por Autoestima 
Autoras: Cris Zanetti & Fê Resende ✦ Páginas: 120 ✦ Editora: Paralela
Livro recebido em parceria com a editora
Ajude o blog comprando o livro através do nosso link!

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Apesar de não ler desse tipo de livro que dá dicas, sejam quais forem, acho válido a ideia pois tem pessoas que são super consumistas e que se, de repente, conseguirem seguir as 60 dicas ou pelo menos algumas, e conseguir o auto controle de consumir menos será de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Então...se tem algo que não sou é consumista. Não que me considere uma "pão dura", mas eu penso muito pra gastar.rs(ainda mais depois desse ano que o desemprego me pegou feio)
    Mas não digo que não lerei um livro assim não. Acredito que tudo que seja aprendizado, sempre é válido!Então, se tiver oportunidade, lerei sim!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Não sou la muito consumista e nem de ficar comprando roupa de moda e marca e etc. Isso pra mim não é importante, não no momento e nem nunca foi. Qualidade é outra coisa. É bom ter em mente isso, essa coisa de ter aquelas peças boas e de qualidade mas não sair exagerando só por ser de marca ou vontade de comprar. É legal ter uma dicas de como balancear isso pra nao sair torrando dinheiro onde nao precisa. Comprar consciente. Parece um bom livro aos que amam moda mas também não querem gastar toda grana nisso feito louco. Dicas de como poder gastar menos e aproveitar mais.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu até gosto de moda e de compra roupas, porem não sou consumista, mesmo porque meu tipo físico e estilo peculiar, dificulta muito eu achar roupas em geral que eu goste, demoro meses pra compra uma roupa nova, esse livro parece ser bem interessante. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Mylane!
    Não sou muito ligada nessa história de moda, mas sabe que achei o livro legal, principalmente porque ensina técnicas de como reaproveitar uma peça e ainda indica sites que podemos interagir para aprender.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Gostei do título.
    Gosto de moda, mas não sou adepta das novidades e tudo mais, prezo mais pelo conhecido e confortável.
    Apesar de não ser o meu tipo de leitura, eu gostei da proposta e fiquei curiosa com essas dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Mylane ;)
    Adorei a indicação, ainda mais por saber que é um livro para iniciantes.
    Nesse ano de 2019 levei esse lema de ser menos consumista para todas as áreas da minha vida, e foi uma das melhores decisões que já tomei!
    Senti pela sua resenha que o livro me ajudaria mais ainda, obrigada pela indicação S2
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Mylane
    Gosto de moda, mas não sou muito de comprar roupas da moda porque prefiro roupas confortáveis e que ficam bem no meu corpo.
    A ideia de dicas de como reaproveitar o que já temos no guarda roupa é maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu definitivamente não sou nem um pouco fã dos livros de auto ajuda Mas é interessante as dicas que eles estão sobre como conciliar o seu tempo e aproveitar ele

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mylane!
    Normalmente não leio esse tipo de livro, não sou uma pessoa que é muito ligada na moda, pois visto coisas praticas e que são uteis no momento que estou usado a roupa, mas sempre é bom ter dicas práticas para nos vestir melhor.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá! ♡ Não costumo ler livros nesse estilo, mas gostei bastante da proposta deste livro. Consumo consciente é algo muito importante e que precisamos por em prática.
    Acredito que as dicas das autoras sejam bem válidas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oiii ❤ Esse é um livro com um tema muito legal, nunca li nada que focasse na sustentabilidade ligada à moda.
    As dicas que o livro traz parecem muito válidas e que realmente ajudam as pessoas a comprarem menos por impulso e a reutilizar as roupas que têm.
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostaria de fazer a sua leitura.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir