As Três Partes de Grace | Robin Benway


Eu li As Três Partes de Grace há um tempinho, mas não sabia exatamente como escrever essa resenha. Mesmo depois de muitos anos, tenho uma enorme dificuldade para escrever sobre meus livros favoritos ou sobre livros que me emocionaram ao extremo. Esse aqui se encaixa nas duas categorias. A história de Grace é, na verdade, a história de três irmãos, Grace, Maya e Joaquin, que são filhos da mesma mãe, mas, na verdade, nem se conheciam. 

A história se inicia em Grace, que, de certa forma, é o ponto central do livro. Não definiria como única protagonista, pois tudo é narrado pelos três irmãos de forma bem igualitária. Logo nas primeiras páginas descobrimos que Grace está grávida e pretende dar sua bebê para adoção — isso porque, além do pai da criança ter dado a mínima, os pais de Grace concordaram que a filha não teria nenhum tipo de estrutura para criar um bebê nessa altura do campeonato. Até aí tudo bem. O que surpreende, na realidade, é o fato de a própria Grace ser adotada. 

Após o parto e mantendo os planos de Pesseguinha — como a bebê é chamada pela mãe — ser acolhida por uma família melhor estruturada, Grace resolve procurar pela mãe biológica simplesmente porque queria saber se os motivos dela foram ao menos parecidos com os seus. E foi aí que seus pais adotivos revelaram sobre seus dois irmãos que, inclusive, moram praticamente do lado dela.

Gente, que livro mais bonito! Eu fiquei horas e horas pensando em como falar sobre ele para vocês, procurando alguma palavra para descrevê-lo, mas acho que não existe nada que possa expressar o tanto que esse livro é bom. Os personagens, por exemplo, são todos muito bem construídos. Grace, Maya e Joaquin têm momentos muito bonitos e especiais durante toda a história, todos condizentes com seus respectivos arcos. Gostei de todo mundo, mas foi Joaquin que realmente ganhou o meu coração. Dentre os irmãos, ele é que tem a vida mais sofrida, porque nunca foi adotado. Ele não fica se fazendo de coitado, mas é inegável que o abandono mexe muito mais com ele do que com as meninas.

É claro que a adoção é o tema central do livro, mas isso não significa que Robin Benway não tenha tocado em outros assuntos. Família — aquelas pessoas que te acolhem, te amam, te apoiam —, amizade, sexualidade e perdão são temas que também foram abordados com muita delicadeza pela autora. E por falar em coisas delicadas, acho que nunca tive contato com uma narrativa tão incrível e madura, que conseguiu contar tão bem a história desses três irmão, já que a cada página eles ficavam mais unidos!

As Três Partes de Grace é uma trama que impacta e emociona, foi claramente escrita para tal. A escrita é extremamente fluida, real e lotada de lições que são impossíveis de esquecer. O final foi muito emocionante e encheu o meu coração de alegria! Além de ter sido uma leitura muito proveitosa —  que, aliás, me fez chorar bastante —, me fez repensar os meus conceitos sobre adoção. Se você, assim como eu, é fã de histórias com protagonistas adolescentes e com alto teor dramático, esse livro é a escolha perfeita!

Título Original: Far From the Tree ✦ Autor: Robin Benway  
Tradução: Natalie Gerhart  Páginas: 322 ✦ Editora: Galera
Livro recebido em parceria com a editora 

Postar um comentário

17 Comentários

  1. Oi, amiga! Já falei no whats e volto a repetir: quero esse livro. Você arrasou na resenha (como sempre). beijos da sua amiga campineira!!!

    ResponderExcluir
  2. O que a gente escreve aqui do outro lado depois que lê uma resenha assim?? Se já queria o livro por N motivos, agora preciso dele desesperadamente!
    As três partes que se encaixam tão imperfeitamente, mesmo com as separações tão tristes e inusitadas que a vida oferece a cada um destes personagens!!!
    Quero e urgente!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    Gosto de livros que trazem essa carga dramática e com ensinamentos.
    Entendo a busca dos filhos por seus pais biológicos, acredito que toda criança adotada, tem o ímpeto de ir em busca das suas origens. Sei disso porque acompanho um caso familiar bem de perto e mesmo com todo amor, a pessoa se sente como se não fizesse parte do lugar, sabe?
    Quero ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. É sempre difícil falar de um livro que amamos, né?
    Estou desejando esse livro por toda essa emoção que ele passa.
    É o tipo de leitura que me toca profundamente.
    Gostei de saber que o final te encheu de alegria.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Só tenho visto maravilhas em relação a esse livro. Grace enfrenta dilemas e problemas com muita maturidade para sua idade. E a descoberta desses irmãos, sei que cada um deles, enfrenta a vida de uma maneira, bem diferente da dela.
    Feliz que esse livro te marcou dessa forma.
    Quero muito ler

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Aaah, não devia ter encerrado a resenha, fiquei curiosa!
    Nunca li um livro dessa temática, mas deve ser bem emocionante. Realmente é difícil escrever sobre algo que gostamos muito, eu só sei GRITAR EM CAPS LOCK dizendo como é bom kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha, eu quase morri de tanto chorar.
      Pior mesmo que eu tenho a impressão que falei, falei e não falei nada nessa resenha.
      Espero que você leia e goste! <3

      Excluir
  7. olá! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um drama, essa coisa de filho adotado querer conhecer os pais biológico é bem complicado, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa história que parece mega emocionante. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Já li muitas resenha em relação ao livro e tenho uma curiosidade imensa sobre essa historia. Vi comentários bem positivos e a trama e bem envolvente. Ainda mais por essa capa ser tão bela.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana
    Desejo esse livro desde que vi os blogueiros recebendo a caixa VIB da editora.
    Por trabalhar com crianças vejo muitos casos de abandono, adoções e claro que cada caso tem motivos diferentes para justificar.
    Gosto de livros com diferentes pontos de vista, assim posso conhecer mais do personagem.
    Não vejo a hora de poder ler, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Amo livro que emociona e esse tá sendo bem falado nesse aspecto mesmo. A adoção na narrativa parece ter ficado bem forte, mostra muitos sentimentos por trás do assunto e esse fato dos irmãos que nem se conhecem já me faz pensar em tanto pra ser explorado aí que só imagino a loucura de sentimentos ao ler. Mexer com outros temas também parece ter ficado legal, cada um deixando um pouco de aprendizado na gente. Confesso que já me fisgou por falar que faz chorar. Livro que emociona assim tem aquele toque especial de ficar com a gente por toda vida. Gostaria de conhecer.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana
    Adorei sua resenha!
    Eu já queria lê-lo e agora fiquei com mais vontade.
    A Grace e os irmãos parecem sofrem tanto!
    Mas também parece ser um livro de muito aprendizado, força, descobertas e superações.
    Por falar em adoção também me interessa.
    Assim que der lerei.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Que bom que gostou, fico feliz por ter aguçado sua curiosidade!
      Espero que você aproveite o livro tanto quanto eu!

      Excluir
  12. Eu ouvi falar nesse livro pela primeira vez durante um mochilão Record aqui em Recife e muitas pessoas estavam empolgados em ler esse livro e eu não entendi o porquê já que sinopse não me convence ia e a capa não me chamava atenção por mais que eu veja resenhas tão lindas quanto as suas eu não consigo me sentir motivado em começar essa leitura

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana!!
    Que livro mais emocionante!! Agora sei por que você deu cinco estrelas para ele. Fiquei com mais vontade ainda de fazer essa leitura e saber tudo sobre a Grace e também sobre tema explorado da adoção.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá! ♡ Esse é um dos livros que mais quero ler esse ano, ele parece tão bonito e emocionante. Além de tratar de assuntos bem importantes.
    Gostei que a história é narrada pelos três irmãos, quero muito conferir esses momentos lindos que eles passam juntos, ver a relação deles ♡
    A capa é linda e não vejo a hora de fazer essa leitura, que promete me emocionar bastante e se tornar favorita ♡
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Adoçao é sempre um tema lindo para mim e esse livro chamou muito minha atenção. So espero que tenha um final lindo para todos.

    ResponderExcluir