Meus Livros Preferidos da Editora Seguinte


A Companhia das Letras está presente no mercado editorial sob a forma de vários selos, o que inclui a Seguinte, cujo foco são publicações voltadas para o público juvenil. Como meu gênero literário preferido é jovem adulto — mais conhecido como YA no nosso Universo —, leio vários livros da editora, por isso tenho propriedade para indicar os melhores, na minha opinião, para vocês. 


Seria simplesmente impossível começar essa lista com outros livros que não fossem Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo e A Lógica Inexplicável da Minha Vida, do autor Benjamin Alire Sáenz. Até hoje não consigo superar tantos personagens incríveis, as narrativas maravilhosas, a sensibilidade do autor ao retratar temas importantes para qualquer adolescente... Indico esses dois livros sempre que posso, então eles não deixariam de compor essa lista em hipótese alguma. 


Coração de Tinta, na minha opinião, tem um dos mais bem construídos universos imaginários da literatura, principalmente porque fala sobre uma coisa que nós amamos, os livros. A narrativa é tão suave que nem parece que a gente está lendo um livro de quase 500 páginas com um enredo tão minucioso. Ainda não consegui ler o restante da trilogia, intitulada Mundo de Tinta, mas aposto que os próximos volumes também são incríveis. 


Gosto imensamente de O Reino de Zália por dois motivos. Em primeiro lugar, o enredo é digno daqueles filmes de princesa que passam na Sessão da Tarde que a gente tanto ama. Depois, há muitas discussões sobre política, de uma forma bem clara, interessante e leve, o que é incrível levando em conta o público alvo do livro, né? 


Do fundo do meu coração, nunca li um livro da Sarah Dessen que fosse ruim. Minha relação com a autora começou com Só Escute, um dos primeiros dramas adolescentes que li na vida que tratavam de abuso sexual. Depois de ler Os Bons Segredos, eu mesma intitulei essa mulher como Rainha do YA, e só minha opinião que importa. 


A Melodia Feroz é T-U-D-O para mim, vocês não têm noção. Gostei principalmente de não ter um romance propriamente dito, o que pra mim só prova que não é preciso envolver dois personagens romanticamente para uma obra ser incrível. Além do mais, mostra como a violência tem consequências terríveis, uma metáfora perfeita para o mundo em que vivemos. Ah, o livro tem uma continuação, O Dueto Sombrio, mas fiquei tão PUTA com o final que não coloquei ele aqui só de birra (mas sim, é muito bom também).


Confesso que o que me vendeu esse livro foi o título poético: Juntos Somos Eternos. Mas eu me apaixonei completamente por tudo o que tem nele... A narrativa, os personagens, a forma como os protagonistas usam a união e o amor que sentem uns pelos outros para driblar os problemas, sabem? É uma história muito sensível e tem um plot twist maravilhoso, emocionante, digno. 


Contrariando a maior parte da blogosfera de meados de 2014, não morro de amores por Cartas de Amor aos Mortos. Achei a narrativa meio morna, para ser sincera. Mas Aos Dezessete Anos, minha gente, além de tratar sobre um tema atual e importante, o racismo, tem uma característica que me deixa de joelhos: narrativa melancólica. Esse livro está no hall de histórias que devem ser contadas não só por sua grandiosidade, mas por causa da lição que passa. 

Ficaram interessados nos livros? Adquiram através dos links abaixo e ajudem o Roendo Livros a crescer! Ah, e não deixem de comentar se já leram algum deles e qual o livro da Editora Seguinte que vocês mais gostam!

Postar um comentário

23 Comentários

  1. Olá,
    Aaaaah, eu amei O Reino de Zália pelos mesmos motivos!
    E também pelo relacionamento com o pai dela, lembra bastante o meu com meu pai e tals.
    Amei a lista!

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Eu amo o trabalho da Editora e sempre procuro ir comprando os lançamentos.
    Estou doida pela nova edição de Eleanor e Park, que andei vendo está linda demais!
    Aristóteles e Dante eu ainda não tenho, mas é mais um que está aqui na lista infinita de desejados!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Amo esses do Benjamin, adoro os temas neles e tem um jeitinho jovem tão gostoso. Dessen tenho minhas birras, gosto tanto assim não. Li alguns dela que me deu foi mais raiva que amor... A melodia é um que preciso ler, mas tô sempre adiando. Parece ótimo mesmo. Esse do Jeff também gostei. E o da Ava é outro dela que sou louca pra ler. Tem tanto livro fofo dessa editora né ^^

    ResponderExcluir
  4. Amo esses do Benjamin, adoro os temas neles e tem um jeitinho jovem tão gostoso. Dessen tenho minhas birras, gosto tanto assim não. Li alguns dela que me deu foi mais raiva que amor... A melodia é um que preciso ler, mas tô sempre adiando. Parece ótimo mesmo. Esse do Jeff também gostei. E o da Ava é outro dela que sou louca pra ler. E editora tem muitos livros fofos ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá Ana Clara!
    Eu também adoro os YA da Editora Seguinte, embora não tenha lido nenhum dos livros mencionados no post. Quero muito conhecer a escrita de Benjamin, já ouvi muitos elogios à essas duas obras dele. Acredita que Coração de tinta é um dos meus encalhados na estante? Eu comprei o primeiro e agora preciso dos outros para ler tudo de uma vez. Pretendo ler Juntos somos eternos ainda esse ano, virei fã do autor depois que li Sessão da meia-noite com Rayne e Delilah. Eu também li Carta de amor aos mortos quando estava no auge do lançamento mas confesso que não lembro da narrativa da autora, mas Aos dezessete anos parece ser muito bom mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ola
    só há pouco tempo é que conheci esse termo ya
    eu sou daquelas que gostam de um livro com um bom enredo bem escrito
    não li nenhum da sua lista mas gostei da premissa de juntos somos eternos
    e fquei curiosa acerca da sua decepçao com o final do segundo livro da Victoria Schwab.

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu também gosto muito desse gênero! Acho que é um período tão legal de se escrever e de se ler, principalmente quando tem jogadores, confesso :) Achei o título tão legal do primeiro livro que fui lá ver a resenha e fiquei surpresa quando a primeira frase sua foi dizer que também gostou do título hahahahaha AMEI!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum desses, já anotei as dicas :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  9. Ana!
    Todas as indicações são muito boas.
    Li apenas A melodia feroz, mas anotei muitos aqui, futuramente vou em busca.
    Quero muito os da Sarah Dressen.
    Muito bom ver seus favoritos da editora.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Amei o post!
    A editora Seguinte conquistou meu coração e um belo espaço na minha estante.
    Amo a escrita do Benjamin. E o que dizer de Sarah Dessen? Só escute é um dos meus favoritos. Aos dezessete anos é o melhor da Ava.
    Eu também de A caçadora de dragões, Cinco Júlias e Queria que você me visse.
    Pretendo ler A melodia feroz.
    Juntos somos eternos foi minha decepção do ano, infelizmente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Seguinte uma das melhores editoras do Brasil!!! Muito amor!!!! Só de mandar o marcador já ganhou meu ❤.
    Gosto muito de Juntando os Pedaços, Conectadas, Vermelho Branco e Sangue Azul, A Seleção, A Rainha Vermelha...
    Dos livros que você mencionou tenho curiosidade em ler os da Sarah e Benjamim

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    Amei a sua seleção, também amo um YA, então anotei várias de sua listinha.
    Dos mencionados apenas li AOS DEZESSETE ANOS, e lembro que gostei bastante dele! Tenho O REINO DE ZALIA aqui em minha estante, acho que vou passá-lo na frente depois de sua recomendação ;)
    Meu favorito da Seguinte é DIAS DE DESPEDIDA, do Jeff Zentner.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Essa lista começou aclamadíssima com a indicação de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo! Meu deus, este livro é uma obra prima. Estou muito curioso pra ler o outro do Benjamin Alire Sáenz, e o segundo volume de Ari e Dante que vem aí. O reina do Zália parece muito leve e fofo, quero ler. Sarah Dessen tenho bastante curiosidade por causa da Pam. Li um do Jeff Zetner e achei mediano, vou dar outra chance com Juntos somos eternos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, amiga!!!
    Acredita que eu não conhecia o livro 'A Lógica Inexplicável da Minha Vida'?! Isso pq eu simplesmente AMEI Aridante, mas não tinha procurado outras obras do autor... 'Coração de tinta' eu li por indicação sua e você sabe como eu adoro essa história, né? 'Os bons segredos' eu li na época em que eu estava fazendo auto escola, mas confesso que não lembro muito bem do enredo, mas lembro que odiei a mãe da protagonista. E, por fim (dos que eu posso mencionar aqui, pq os outros eu não tenho o que falar kkk)... 'O reino de Zália' eu comecei a ler (tb por indicação sua), mas foi naquela época que eu tava ficando mts hrs acordada durante a noite pra ajudar a cuidar do meu vô, então não consegui me conectar com a história.... quem sabe mais pra frente eu não dou outra chance....
    Beijo miga, o post tá lindo como sempre.........vc é foda!!!!
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  15. De todos esses, o único que já vi por aí é A Melodia Feroz, mas não li nada sobre. Eu tenho o Os Bons Segredos e adoro esse livro!! Estava até pensando em ler novamente, pois faz anos desde a última vez que li. Quase enfartei agora, pois quando vi os dois livros juntinhos assim, achei que Só Escute era uma continuação e eu tinha passado o maior tempo sem saber da existência hahah vou procurar pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    É engraçado como é possível admirar o trabalho da editora mas lendo seu post percebi que apesar disso quase não li nenhum livro dela. Não é pelo gênero nem nada do tipo, mas fiquei intrigada agora sobre isso. Acho que preciso ler alguns livros, e seu post é um bom indicativo sobre por onde começar.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Uma lista cheia de livros que ainda li, mas que tenho muita vontade de conferir, principalmente A melodia feroz e O reino de Zália.

    ResponderExcluir
  18. Amigaaaaa, ainda bem que O Reino de Zália tá nessa lista porque ele é uma das minhas próximas leituras (isso é, quando eu comprar meu Kindle kkkk). E eu gosto muuito de Os Bons Segredos também, embora meu preferido seja sempre Só Escute! Acho que a Sarah Dessen combina DEMAIS com o selo Seguinte!
    Os Delírios Literários de Lex
    Participe do Top Comentarista de Julho ♥

    ResponderExcluir
  19. Acho que tirando o reino de zalia e a melodia feroz os seus favoritos também são os meus exceto que eu também amo o livro vermelho branco e sangue azul

    ResponderExcluir
  20. Oii Ana!
    Você realmente escolheu alguns livros incríveis. Eu já tenho alguns na estante, outros no kindle, então irei adicionar nas próximas leituras e quem sabe conversamos sobre eles, emmm?! HAHA

    blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei bastante curioso em A Melodia Feroz só pelo fato de você expressar o quanto bom esse livro foi pra você hahah Um livro que eu amo da editora Seguinte é Mentirosos, que li já faz bastante tempo mas que ainda lembro de TUDO!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ana
    Li apenas Aos Dezessete Anos que gostei muito, mesmo que algumas coisas incomodam é uma leitura emocionante.
    Os demais livros quero muito poder ler um dia principalmente Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, Coração de Tinta e o Reino de Zália.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ana
    Ótimas dicas!
    Anotei os que eu não conhecia bem pra procurar depois.
    O reino de Zália achei bom, embora não seja prefe.
    Ai abandonei Coração de tinta kkkkk
    Aristóteles e Dante amo demais e tô louca para ler o outro do autor.
    Os da Sarah Dessen também quero muito ler.
    Bjs

    ResponderExcluir