Ruptura | Monica Baumgarten de Bolle

O quanto você entende da situação econômica mundial decorrente da crise do COVID-19? Certamente, na era da pós-verdade e do bombardeamento constante de informações, no seu dia a dia se você procura minimamente sobre economia, já deve ter ouvido sobre teto de gastos, deflação, inflação, auxílio emergencial e outros termos que certamente desencadearam diversas dúvidas sobre conceitos de teoria macroeconômica que afetam nossas finanças pessoais e planos financeiros. Mas como entender de uma vez por toda a crise atual e preparar-se para seus efeitos? Na série de livros A Pilha de Areia, Monica Baumgarten de Bolle explica esses e outros conceitos com a didática e praticidade que a economia precisa ter para atingir e tornar parte compreensível do nosso dia a dia. 

A série de livros A Pilha de Areia leva esse nome em alusão à obra do poeta Jorge Luis Borges, que evidencia como pilhas de areia podem ser voláteis e até mesmo perigosas, como uma crise econômica. Partindo dessa riquíssima analogia, Ruptura é o primeiro volume da série escrito entre os meses de março e agosto de 2020, pela brilhantíssima e premiada economista brasileira Monica Baumgarten de Bolle, que durante a pandemia iniciou seu trabalho de divulgação e desmistificação do conhecimento econômico através de sua série no YouTube, "Economia em tempos de pandemia" que acompanhou as nuances da economia e da saúde pública nos últimos meses. 

Assim como no trabalho audiovisual, no livro, o conhecimento econômico é passado em palavras simples e sempre partindo do pressuposto da falta de conhecimento profundo de termos como inflação ou lastro. Esse é o melhor do livro: a simplificação do complexo. Através de imagens escritas à mão com hidra-cor, Monica traz gráficos-chave do cenário econômico atual, bem como tabelas de balanços de instituições financeiras super relevantes, como o Banco Central do Brasil. E com todo seu conhecimento, ela consegue trazer clareza e aplicações para termos que conhecemos há anos dos jornais, mas nunca havíamos compreendido o significado e relevância por completo. 

Navegando por questões além da pandemia, a autora debate sobre questões como Renda Básica Universal, saneamento básico universal, fornecimento de crédito pelo BNDES pra micro, pequenas e médias empresas. Diria que esse critério de passear por todos os temas e mostrar a conexão entre eles, da mesma forma que apontar as correlações positivas e negativas utilizando-se de gráficos explicativos, dados e pesquisas, tornam a leitura indispensável. 

Ruptura é, sem dúvidas, uma fonte confiável e pouco parcial sobre os rumos que a economia nacional e mundial seguirá após a crise. Além disso, existem participações de citações ou entrevistas com outros economistas renomados, assim como um capítulo dedicado a perguntas e respostas frequentes do "Economia em tempos de pandemia". Dentre outras coisas, esse livro lembrou-me porque deveríamos eleger políticos mais capacitados: conhecimentos de economia, política internacional, contabilidade, antropologia deveriam ser básicos para nossos representantes. A ignorância em baixo escalão já é uma pilha de areia por si só, imagine quando atinge os grandes tomadores de decisão da economia e demais rumos do país nos próximos anos.

Título Original: Ruptura ✦ Autora: Monica Baumgarten de Bolle
Páginas: 320 ✦ Editora: Intrínseca
Livro recebido em parceria com a editora

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Nesse momento em que somos bombardeados constantemente com tantas notícias, entre elas as fakes, ter um livro como Ruptura em mãos é uma arma importante na hora de votar e de não cair em lorotas

    ResponderExcluir
  2. Que livro importante pra esse momento né? Acho que qualquer informação que seja confiável é interessante de ser lida. Têm muitas coisas por aí, ficamos até confusos, então é bom ver pessoas que leram e indicam também.

    ResponderExcluir
  3. My!
    Certeza que não é um livro que interessará algumas pessoas menos ligadas a economia do país e do mundo.
    Para mim que ando sempre ligada na política, na economia e no que poderá acontecer, principalmente porque trabalhei quase 30 anos em banco, fiquei muita interessada, afinal, precisamos estar conscientes, tanto das nossas escolhas de voto, quanto do que está por vir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Que genial esse livro! Admito que super me identifiquei no começo rs eu corro de informações sobre política, essa crise(que sim, a gente muitas vezes finge que não existe pra não "arrumar mais problema pra cabeça", a situação do desemprego, teto de gastos. Chegam a ser termos quase desconhecidos pela maioria.
    E infelizmente a gente tem as fake news a todo momento :/
    Com certeza, não é um livro que eu compraria antes de surgir a pandemia, mas é um livro que com certeza, eu compraria e leria hoje!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Não é meu tipo de leitura, apesar de achar interessante e necessária. Parece ser um livro bem completo mesmo, legal a autora ter conseguido abordar tudo isso (provavelmente ela pesquisou bastante mesmo, o que torna tudo ainda mais interessante).

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro interessante por se aventurar nessas questões politicas e econômicas da crise do momento de um jeito menos tendencioso, dando informações uteis pra entender melhor o que ta acontecendo, mostrando como as coisas funcionam na pratica e tal. Não é um livro que leria facilmente, mas parece valioso pra quem gosta de se manter bem informado ou quer saber mais sobre os assuntos, entender melhor essas questões que estão dando dor de cabeça no momento. Como lidar com isso, o que se pode fazer, o que é feito. Como interfere diretamente a escolha politica do cidadão num momento desses. Os governantes e seu papel. Isso é bom pra manter a gente atento.

    ResponderExcluir
  7. Oi, My
    Devido a pandemia acredito que tem saído MUITOS livros sobre o tema, principalmente sobre seus efeitos na economia e no nosso dia-a-dia. E eu gosto muito de macroeconomia hahaha eu me formei em Administração e acho maravilhoso entender como a economia mundial funciona, oferta e demanda, e todos esses termos. Acho que seria legal sair da zona de conforto e ler algo que realmente tem impacto na sociedade atualmente, então vou anotar a dica.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Esse livro parece ser muito interessante e ainda é só o primeiro.
    Vou pesquisar sobre o canal do YouTube, e gostei que o livro aborda a economia nos tempos de pandemia com uma linguagem acessível.
    Vai para a lista de desejos, beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, My!
    É importante no atual cenário que vivemos sabemos pelo menos o básico sobre a economia que temos atualmente, e assim estou tentando aprender mais sobre esse tema e sem dúvida esse livro é muito importante para todos nós que lidamos com essa crise.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Realmente é um livro muito importante, e que pelo visto pode nos ajudar bastante já que aborda de maneira simples um tema que na maioria das vezes é bastante complexo, e por isso, fiquei animada e curiosa para conferi-lo.

    ResponderExcluir
  11. Eu imagino que deve ter muitas coisas obscuras no mundo da politica
    muitas tramoias . A sua resenha esta otima mas náo bateu aquela vontade de ler

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    então, eu faço faculdade de ADM e tem uma disciplina em que explicar bastante sobre a economia do pais, sendo que não é muito o meu interesse de fato, apesar que preciso estuda só para obter notas boas, mas querendo ou não tenho que saber sobre a economia do pais e a importância dela. O livro é interessante, mas não sei se leria sabe. Talvez, um dia, quem sabe!

    Blog: Tempos Literários

    ResponderExcluir
  13. Oi My! Adoro que você sempre traz umas indicações de livros bem diferentes, mas confesso que, embora seja um tema muito importante e relevante, e realmente pareça um bom livro, eu não estou muito no clima de leituras assim. Quem sabe mais para frente, né?

    ResponderExcluir
  14. Oi, My
    Esse livro parece ótimo.
    Muito esclarecedor e preciso.
    Bem o que temos que ler, ainda mais em tempos difíceis como esse.
    Ainda não o conhecia, mas já vai pra lista.
    Apesar de que ler sobre economia quebrada me dá uma angustia enormeeeee.
    bjs

    ResponderExcluir